sábado, 27 de maio de 2017

TROPEIRO - GODOFREDO GUEDES

Todo mundo (talvez até mesmo o ET de Varginha) já ouviu alguma coisa de Milton Nascimento e Beto Guedes. Mas não imagino quantos já ouviram falar de Godofredo Guedes e Gabriel Guedes, respectivamente pai e filho do Beto Guedes.

"Bão", o primeiro disco gravado pelo Gabriel é todo dedicado às (lindas) músicas compostas pelo avô. E uma delas é esta, verdadeira raridade, que tem a participação do Milton e do Beto na cantoria e o auxílio luxuoso do Tavinho Moura na viola. Normalmente não curto música sertaneja nem caipira, mas abro exceção a esta, que tem carimbo do "Clube da Esquina" e tem uma letra muito legal. Ouve aí (de tão rara e desconhecida, só consegui encontrar um link no Youtube).

TROPEIRO
Seu moço, por caridade, moço, não me chama de tropeiro não
Não me chama de tropeiro mais não, viu?
Cê não me chama de tropeiro mais não.

Porque tropeiro é uma praga, seu moço, que nunca teve cotação,
Se compra na venda e não paga, seu moço, já leva a fama de ladrão.

Seu moço, por caridade moço, não me chama de tropeiro, mais não
Não me chama de tropeiro, mais não viu?
Cê não me de tropeiro não.

Porque a vida de tropeiro, moço, é uma vida amargurada
é uma vida amargurada, é uma vida amargurada

E bate perna o dia inteiro, moço, na poeira da estrada
Na poeira da estrada, na poeira da estrada

Porque tropeiro, quando parte, moço, leva saudade do seu bem
leva saudade do seu bem, ai, leva saudade do seu bem

E quando chega de viagem ,moço, nem tempo de amar não tem, ai
nem tempo de amar não tem, ai, nem tempo de amar não tem.

Seu moço, por caridade, moço, não me chama de tropeiro não
Não me chama de tropeiro mais não, viu?
Cê não me chama de tropeiro mais não.




2 comentários:

  1. Cítara mesmo, indiana? Rapaz, eu nunca imaginaria isso! Sei que o Tavinho Moura tem se dedicado à música de viola, mas cítara nunca tinha ouvido falar. Valeu pela informação e pela visita a este blog esquisito!

    ResponderExcluir
  2. A propósito, apareça mais. Gostei muito da sofisticação de suas músicas favoritas, algumas de quem só conheço os intérpretes. O bom é que agora vou procurar ouvi-las. Valeu!

    ResponderExcluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....