terça-feira, 16 de maio de 2017

CAMBALACHE - ENRIQUE DISCÉPOLO

Em 1969 foi lançado no Brasil o terceiro disco solo do Caetano Veloso. Se não me engano, ele já estava preso ou exilado em Londres quando o disco saiu. Eu ainda tenho esse vinil aqui em casa, graças a meu irmão. Por ter ganho o disco de uma antiga namorada, achou por bem deixá-lo comigo.

Há anos que não o escuto, mas tem ótimas músicas e ótimas interpretações do Caetano. E uma delas é "Cambalache", um curiosíssimo "tango de protesto", bem diferente do estilo "música de corno" que esse gênero parece cultivar. Recentemente, lembrei-me dessa música ao publicar um post onde tecia comparações entre meu pai e meu sogro, só para falar de um tango quase desconhecido e que eu considero o tango mais bonito já composto, embora sua letra, escrita por Enrique Discépolo, fosse absolutamente irrelevante para mim. O que me importava mesmo era sua magnífica melodia.

Por isso, tentando encontrar uma versão exclusivamente instrumental, acabei esbarrando em outro tango, justamente a música "Cambalache", regravada pelo Caetano. A letra "de protesto" foi feita pelo mesmo Discépolo. Descobri também que até o Raul Seixas fez uma versão em português, mas optei pela gravação do Caetano, que tenho em casa. Olhaí.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARCADORES DE UMA ÉPOCA - 4