terça-feira, 8 de outubro de 2024

PORTA DE ENTRADA – ROSEMARY LOMELINO

Ao me enviar pelo whatsapp o texto a seguir, minha mulher já avisou:
- Você vai adorar o texto que mandei para você. A autora é minha prima.
 
Ela tinha razão, pois eu gostei demais do que li. E descobri que talvez eu seja um ageless. Não sabe o que é “ageless”? Então leia o texto, pô!
 

A terceira idade é uma porta de entrada para novas experiências. Você concorda?
 
Envelhecer é um processo natural e que ocorre com todos nós, desde o momento em que nascemos, começamos a envelhecer. Porém, quando chegamos a uma certa idade, começam as conversas e preocupações em colocar em caixinhas o que o envelhecimento de uma pessoa deve significar.

E então, é aí que entra o ageless. Já ouviu falar? A palavra vem do inglês e significa “sem idade”. E é exatamente isso que as novas gerações de idosos querem: assumir que envelhecem, enquanto mantém a rotina e a autonomia. O termo refere-se às pessoas que não se identificam com os estereótipos consolidados pela sociedade para indivíduos de sua faixa etária
 
Essa ideia tem quebrado estereótipos e mudado a forma como as marcas enxergam os consumidores. Hoje, as pessoas não precisam ficar presas às pressões do tempo ,seja na forma de se vestir, agir ou expressar suas opiniões e curtir hobbies. Com o aumento da expectativa de vida em todo o mundo, iniciou-se uma discussão sobre ter qualidade de vida, preservando hábitos saudáveis e abraçando a chegada da terceira idade.
 
O ageless vem na contramão do etarismo, tem o objetivo de romper ideias pré-estabelecidas e abarcar aquelas pessoas mais velhas que têm comportamentos diferentes dos tradicionais. Se você tem dúvida se pode se considerar ageless, faça a seguinte pergunta: Procuro manter a mente e o corpo ativos com frequência e me considero detentor de um “espírito jovem”? Se sim, pode comemorar, você é um “sem idade”.
 
A idade está na mente de cada um. Chico Xavier já dizia que tinha o corpo de um velho de 92 anos, mas que a mente era de um jovem de 20. Quando tive o primeiro contato com a literatura sobre esse termo, me identifiquei de imediato.

Os cientistas da Harvard School of Public Health, demonstraram que um dos segredos da vida longa é o otimismo. Na pesquisa, a equipe acompanhou 159 mil mulheres, sendo que as mais felizes tinham mais chances de ultrapassar os 90 anos. Também é fundamental manter laços sociais e contatos presenciais com familiares e amigos. Além de atividades físicas, alimentação equilibrada e manter o espírito curioso, a vontade permanente por aprender coisas novas. Estes são os principais segredos para a longevidade saudável!
 
O psicólogo Adriano da Silva Rosendo em artigo na revista científica Psicologia em estudo diz: “Alguns indivíduos pretendem passar pelos anos sem necessariamente envelhecer. Ao contrário de abrir novas oportunidades para a velhice, a expectativa de vida cada vez maior tem revitalizado alguns anseios humanos muito antigos, como burlar, reverter, ocultar e transcender o envelhecimento”. Cada um pode ser livre para se comportar, se vestir e viver como achar adequado, sem expectativas sociais impostas.
 
Esqueça aquela antiga ideia sobre o envelhecimento e os estereótipos que foram criados sobre a terceira idade, como as avozinhas que passavam o dia na cadeira de balanço. As pessoas estão envelhecendo, enquanto continuam ativas.
 
A sociedade sempre depositou uma supervalorização em cima da idade e criam o sentimento de depreciação da velhice. O ageless é um estilo de vida que vem para quebrar esse paradigma sobre envelhecer. Aprender a nadar, andar de bicicleta, tocar um instrumento, abrir um negócio, fazer “algo” novo, etc.: não tem uma idade certa.
 
E se você gostou, e quer entender melhor a geração ageless, recomendo os filmes:
- Um Senhor estagiário; Grace e Frank; Viver duas vezes; O exótico Hotel Marigold; Um amor de vizinhança; O curioso caso de Benjamim Button e A incrível historia de Adaline.. 

7 comentários:

  1. Sem dúvida ser velho hoje não era ser velho no século 15, 18, 19, início do 20. Não tem como as coisas não evoluírem. Concordo de maneira geral com o texto, os padrões do que é ser velho hoje estão mudando, e isso é bom. O que eu não gosto é da negação, aliás, coisa eu mesmo vejo eu de mim mesmo fazendo...negando que estou às portas dos 60 e me achando ainda um garotão de 30. Bem, pelo menos é assim minha cabeça. Isso pode ser bom ou ruim.
    Acho incrível pessoas de 70, 80 anos fazendo caminhadas, musculação, indo para a faculdade...é uma revolução!!!

    Só acho que só uma coisa não muda: envelhecer vai continuar sempre sendo uma merda.

    ResponderExcluir
  2. Uma grande bobagem. A hora que vem a doença, nada disso importa. Parece aquelas matérias do Readers Digestive que aparentemente são muito interessantes, mas você não vê efeito prático dela entre os seus, apenas porque um e outro se beneficia do assunto, então pautam como se praticamente fossem mandamentos. Meu querido, a coisa mais feia que existe é mulher com covinha no pescoço achando que pode usar minissaia, o velho já corcunda, pansudo, careca, ferrado, usando boné de aba pra trás e falando gírias de malacos de 16, 17 anos de idade. Não estou dizendo que não pode. Estou dizendo apenas que considero feio, sem noção. Nada apaga o fato de estarmos velhos, mas a pessoa escolher ser ridícula ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você aparentemente se fixou no final do texto ("Cada um pode ser livre para se comportar, se vestir e viver como achar adequado, sem expectativas sociais impostas"), criticando "a mulher com covinha no pescoço achando que pode usar minissaia, o velho já corcunda, pansudo, careca, ferrado, usando boné de aba pra trás e falando gírias de malacos de 16, 17 anos de idade". Concordo integralmente com essa crítica. Acho terrivelmente ridícula a tentativa de parar o tempo adotada por alguns homens (pintar cabelo, usar botox, etc.). Curiosamente, aceito que as mulheres façam isso, mas minissaia já é demais. Entretanto, considero-me um "ageless" mental - e já escrevi sobre isso aqui no blog, ao reclamar da "prisão" imposta aos idosos, que tenta os (ou nos) obrigar a adotar um comportamento senhoril, circunspecto. Tento manter minha mente livre e recuso o estereótipo do vovô bonzinho. Não sei se já leu, mas o poema "astronauta" define meu pensamento e comportamento, antes que eu soubesse dessa palavra (ageless).

      Excluir
  3. Meu caro, eu falei da tiazinha de minissaia e do homem de boné com aba pra trás porque foi o que encontrei no momento, para ilustrar. Todo mundo é livre pra fazer o que quiser. O ridículo não é pintar cabelo nem ser vaidoso, isso é muito bom. O ridículo é se achar jovem quando não se é.
    Você, Jotabê, vai à padaria de carro porque não aguenta ir a pé. Depois vem ao blog e escreve "Entretanto, considero-me um "ageless" mental". Ah, Jotabê... tenha dó, Jotabê. rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Fabiano, ainda bem que eu disse "mental". Jamais me "fantasiarei" fisicamente de jovem, mas tenho uma mente que oscila entre o adolescente, o homem maduro e o idoso sem que eu faça força nenhuma. Às vezes eu me assusto com minha imagem refletida na vitrine ou espelho de um shopping e percebo o quanto estou velho. Mas me permito pensar o que um idoso "respeitável" não deve pensar, não tem o direito social de pensar. A isso eu chamei de "ageless". Meu corpo é todo velho, mas minha mente tem várias idades. Hoje você está na faixa etária de meu filho mais velho.Talvez um dia você consiga entender isso.

      Excluir
  4. A Marreta do Azarão9 de outubro de 2024 às 15:52

    Vou concordar com o Fabiano, tudo isso de ageless é pura estupidez, falta do mínimo senso da realidade, talvez o ageless tenha é um início de demência precoce. O sujeito que diz que, com sessenta, está igual ou melhor de quando tinha 30, ou é um mentiroso, um cara de pau, ou a memória já lhe falha e ele nem mais faz ideia de como era ter 30, esqueceu-se.
    A idade está na mente? Está é nas articulações, na má digestão, no sono ruim, na fraqueza do sistema imunológico, na descalcificação dos ossos, isso para não dizer de outras partes.
    Pura ficção.
    Ageless? Tá certo...

    ResponderExcluir

PORTA DE ENTRADA – ROSEMARY LOMELINO

Ao me enviar pelo whatsapp o texto a seguir, minha mulher já avisou: - Você vai adorar o texto que mandei para você. A autora é minha prima....