sábado, 19 de outubro de 2024

OURO, SÓ PARA TOLOS

Hoje deveria ser um dia de festa para mim. Deveria, mas não. Melhor dizendo, este texto deveria ser motivo de comemoração por se tratar do 3.000º post publicado no alquebradíssimo Blogson Crusoe. Deveria. Só que não. O primeiro motivo é o fato de eu já ter excluído vários textos (por serem horríveis ou com data de validade vencida) e "dezénhos" (a maioria deles por desrespeitar direitos autorais). Grandes merdas! Em sã consciência, alguém se preocuparia com desrespeito a direitos autorais em um blog de baixíssima visualização, pouquíssimos acessos e uma quantidade ínfima de seguidores? Se eu fosse um robozinho do Blogger, nem notaria o antigo blog da solidão ampliada, tal a indigência exibida.
 
Por isso, os 3.000 posts indicados pelas estatísticas são apenas os que ainda podem ser acessados. E outro motivo para não comemorar nada é a qualidade do material. Ao fazer essa avaliação não estou jogando para a galera, para as arquibancadas, não estou pedindo comentários de incentivo. Minha autocrítica (ainda) funciona. Eu vejo a produção do Blogson semelhante à extração de ouro ou ao garimpo de pedras preciosas.
 
Os leitores mais... como direi?, mais velhos, certamente se lembram do formigueiro humano que, com sacos de terra nas costas, subia e descia por escadas precaríssimas no maior garimpo de ouro a céu aberto do mundo. Hoje, a cova ou cratera resultante dessa faina enlouquecida e enlouquecedora em Serra Pelada é ocupada por um lago com 100 metros de profundidade. Esse garimpo é uma excelente metáfora para o blog, e sabem por quê?
 
A concentração de ouro em Serra Pelada foi considerada excepcional, variando de 6 a 20 gramas por tonelada de minério estéril. Merece destaque a comparação entre as poucas gramas de ouro obtidas a partir da movimentação de toneladas de material estéril. A título de comparação, a empresa onde trabalhei vendeu por uma baba o direito de exploração de uma lavra em que a concentração de ouro era de míseros 0,2 gramas por tonelada de estéril. E os japoneses compraram.
 
E essa é a metáfora: das três mil publicações do Blogson: quantas são classificadas como "estéril" e quantas são identificadas como "ouro"? Quantas mereceriam uma crítica favorável? Dez por cento, cinco, um por cento? Quantos milhares de publicações são necessários até que se salve um texto ou desenho minimamente interessante? Para dizer a verdade, até as melhores, mais bem escritas e inspiradas postagens do blog não mereceriam ser classificadas como “ouro” (talvez só como "ouro de tolo").
 
Em uma de suas magníficas crônicas o Rubem Braga ironizou a qualidade dos textos impecáveis que escrevia (tratados como se fossem "filhos") ao dizer que "com o tempo a gente fica menos ansioso e mais humilde e se as vezes contempla a filharada toda com aborrecimento pelo menos não a despreza mais por amor dos recém-nascidos, que já sabemos que não são grande coisa”. Se ele aparentemente pensava assim, imaginem o que eu penso sobre o que já publiquei no blog!

Esse é o motivo de chamar de "literatice" a "literatura" que produzi, pois, segundo o dicionário, literatice é literatura de baixa qualidade. E aqui cabe uma reflexão (destinada apenas a mim mesmo): alguém já viu um autor de renome, consagrado, publicar seus textos em um blog? Claro que não! Se estivessem vivos, alguém imaginaria um um Drummond, um Rubem Braga ou Fernando Pessoa(s) ocupados em registrar três mil publicações em seus blogs pessoais? Não precisam responder.
 
Quem se preocupa com isso é um blogueiro medíocre que às vezes se alegra por ter adquirido mais um seguidor para seu blog mambembe, mas entende e não liga se alguém se afasta. A única certeza que fica é que este texto é o 3.000º post publicado (nem sei como se pronuncia isso!). E se isso é motivo de comemoração ou não, não dou a mínima.
 

 

11 comentários:

  1. Bom, há muitos que escrevem na Internet hoje, por isso concordo com sua posição sobre Drummond escrever em blogs se estivesse vivo. Provavelmente, ele usaria sim alguma rede social para obter contatos com mulheres, já que eram elas o público mais cativo de seus textos. E os outros escritores renomados utilizariam, sim, alguma ferramenta da Internet para serem lidos e até apreciados, pois a Internet traz algo que ekes não tinham: o imediatismo. A gente acha romântico e até interessante quando escritores falam em cartas de amor e uma comunicação que era, há muito, aguardada e às vezes nem vinha, tornado-se algo não correspondido. Mas pense no quão penoso era você mandar uma carta e ter que esperar 7, 15 dias para chegar até o destinatário. Depois o destinatários responde e são mais 7 a 15 dias para a reação da pessoa chegar até você. Esses grandes escritores são pessoas como você gente, então rkes certamente se deslumbrariam com o imediatismo, talvez até gostariam de conhecer o conteúdo adulto. Os homens, sobretudo, utilizavam suas poesias para conseguirem mulheres, igual o tal cara que toca o violão pra moça em uma noite de céu estrelado.
    Acredito que talvez a plataforma de blogs poderia não ser utilizada por eles, mas acredito que usariam, sim, a Internet para publicar seus textos e o que mais interessar.
    Tem muitos escritores utilizando a Internet, inclusive blogs. Não são Drummond, nem Jorge Amado, nem Érico Veríssimo, nem Machado. Por que não são esses renomados, entao não contam? Até me lembrei agora de determinadas pessoas que consideram que se você não leu os clássicos, então você não gosta de ler. A pessoa passa cerca de 4 horas ao dia lendo textos no celular, mas a outra prefere denominar que ela não gosta de ler. Que possamos refletir sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o que disse. Eu falo de mim para não falar dos outros, se me entende.

      Excluir
    2. E as cartas trocadas entre escritores muitas vezes são reunidas e publicadas em livros (Mario de Andrade e o jovem Drummond, Clarice Lispector e vários), o que me lembra um pouco de voyeurismo póstumo.

      Excluir
  2. 3000 publicações não é pouca merda não!!!! Ora, para cada 100 textos que se escreve, vão se salvar uns 5 ou 6, isso é normal. Li uma vez que o laureado Nobel de literatura Gabriel Garcia Marquez reescrevia dezenas de vezes seus livros antes de mandar publicar. Todo escritor tem isso, de querer aperfeiçoar o texto várias vezes. Aqui no blogue não tem muito isso. eu mesmo escrevo e faço poucas alterações. Não preciso tanto de qualidade mas de comunicabilidade.
    Muitos jornalistas hoje possuem blogs nas plataformas dos jornais onde escrevem. Não dá pra cravar que grandes escritores do passado hoje não teriam um blog. Talvez sim, talvez não.
    Eu já te disse que gosto do seu jeito de escrever pois parece um pouco com o meu, com muitos recheios de ironia e piadinhas infames (mas minhas piadinhas são mais familiares).
    Parabéns, continue escrevendo. Talvez se eu tivesse o meu primeiro blogue eu estaria nesse patamar também. Com algumas pepitas de tolos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os "grandes escritores do passado" poderiam ter até ter um blog, mas duvido que se preocupassem em nele pubicar sua melhor produção. Recentemente descobri que o irmão da Marina Lima, o acadêmico Antonio Cícero, tem um blog ("Acontecimentos"), mas a última publicação é de outubro de 2023. E o texto é um poema que alguém dedicou a ele por seu aniversário, ocorrido em 6 de outubro. O Nelson Motta, excelente letrista, biógrafo do Tim Maia, descobridor da Marisa Monte, empresário, autor de alguns livros e mais uma penca de atividades, tem um perfil no Facebook, mas só publica ótimas frases de terceiros, trechos de apresentações de grandes cantores e propaganda de seu livro mais recente.

      Excluir
    2. Completando: um blog pode ser o veículo para desabafos existenciais e para divulgar a opinião de quem tem um, mas imagino que os autores pra valer só o utilizem apenas como mais um brinquedo.

      Excluir
  3. O Blogson Crusoe, além de passatempo predileto e vício impossível de abandonar, serviu para me redimensionar, para mostrar minhas poucas qualidades e muitos defeitos, foi um psicólogo virtual que me ajudou a me autoanalisar com alguma isenção. E creio ter sido essa sua principal vantagem ao longo desses dez anos de sua existência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o balanço é positivo. Que bom. E vamos deixar pra lá se fulano ou ciclano teria ou não um blog.

      Excluir
  4. Jotabê,
    Demorei um tempo
    para entender que a
    minha escrita não era ou
    é para mim e sim para
    os que vão passando, não
    importando se poucos ou
    muitos. Uma vez, em 2004
    ainda
    com poucos seguidores
    no meu
    1° blog ( que é
    esse com o qual
    comento) uma
    mulher me procurou
    e contou que lia meus textos
    e imprimia para reler durante
    as sessões de quimioterapia.
    Foi aí que compreendi
    que nós que escrevemos
    somos parte de um
    processo de e da vida
    no geral. E minha lição
    pessoal mais importante:
    ainda que eu não
    entenda, escrevemos
    não se trata de mim ou de nós
    que o fazemos dia a dia.
    A mulher
    que imprimia meus textos
    sobreviveu ao câncer e
    ainda hoje lê meus textos
    e recomenda.
    Aqui no seu Blog,
    eu aprendo sobre
    muitos assuntos
    que a maioria não ousa tocar.
    Grata por esse número
    comemorativo
    deixo
    Bjins e Abraço de
    bom domingo para Vc e sua
    Família.
    CatiahoAlc.



    ResponderExcluir

QUAL É O TÍTULO? - ANÔNIMO

  Recebi de um amigo o poema a seguir, atribuído a Walt Whitman, “jornalista, ensaísta e poeta americano, considerado o “pai do verso livre”...