quinta-feira, 24 de outubro de 2024

POÉTICA – MANUEL BANDEIRA

 
Ao fazer um comentário aqui no velho Blogson o blogueiro Eduardo Medeiros abriu “as portas da percepção” para mim, ao mencionar o poema “Poética”, de Manuel Bandeira. Como a curiosidade é a mãe de todo aprendizado, resolvi saber de que se tratava. Achei o poema, adorei seus versos livres e, como de costume, resolvi publicá-lo no blog. Entretanto, por ser um mala incorrigível, tentei encontrar a forma exata com que foi originalmente publicado, tarefa impossível de alcançar nessa terra de ninguém que é a internet. Depois de encontrar algumas versões com nuances de diagramação e até inclusão de palavras, resolvi tocar o foda-se e publicar a que mais me agradou. Que o Manuel Bandeira me perdoe se estiver equivocado. Evoé, Bandeira!

 
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente
protocolo e manifestações de apreço ao Sr. Diretor.
 
Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no dicionário o
cunho vernáculo de um vocábulo.
 
Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis
 
Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo
 
De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de cossenos secretário
do amante exemplar com cem modelos de cartas
e as diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc.
 
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbados
O lirismo difícil e pungente dos bêbados
O lirismo dos clowns de Shakespeare
 
– Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

 

 

8 comentários:

  1. O conhecimento é um dos princípios e maiores bens da vida.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu li esse poema em um livro do Ensino Médio quando ainda estava estudando e isso faz tempo...nem lembro qual livro. Mas pelo que lembro do poema, pois à época eu achei muito interessante, a versão original é essa aí mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Ainda essa semana, ao lembrar que um dos meus poemas preferidos é do Bandeira (O Bicho), pensei em postá-lo no meu blog. Hoje vim cá fuxicar o blog do confrade e me deparo com essa belezura. Boa coincidência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é o seu blog? Estou precisando oxigenar o cérebro com novos textos, novas ideias, novas propostas.

      Excluir
    2. clicando no nome, aparece os blogues da pessoa. Fui ver, tem umas postagens interessantes.

      Excluir
    3. O meu blog você já conhece Jotabê. Inclusive, demorei a ver e a responder um comentário seu por lá. Data de Junho, mas eu só vi e respondi em Setembro. Aqui o link: https://notasdeumblogueiroemcrise.blogspot.com/2024/05/certa-vez-o-hugo-motta-um-homem-muito.html?showComment=1717372981170#c5565867281378011008

      Excluir
    4. Idade é mesmo uma merda! Seu nome soava familiar, mas cadê o resto? Quem inventar botox para o cérebro ficará quaquilionário.

      Excluir

NA PAREDE DA MEMÓRIA

Creio (sem ter certeza disso) que eu tinha acabado de passar no vestibular de engenharia quando ouvi falar do Show Medicina. Eu morava em um...