quinta-feira, 5 de setembro de 2024

AS ELEIÇÕES SE APROXIMAM!

 
As eleições municipais estão chegando, tempo adequado para refletir sobre quem escolheremos para cuidar de nossas cidades. Segundo o TSE, há 15.645 candidatos a prefeito, 15.680 candidatos a vice e 429.791 postulantes ao cargo de vereador dos mais de cinco mil e seiscentos municípios.
 
Esses números já provocam alguma perplexidade, pois como é possível que a quantidade de candidatos a vice prefeito seja maior que os registros para prefeito? É divertido pensar na impossível hipótese de um município sem prefeito eleito. Imagino alguém dizendo algo parecido com isto:
- Eu nasci para ser vice, não preciso de nada além disso.
 
Talvez eles estejam certos em sua pequena ambição. Porque sempre tenho a curiosidade de saber o que move alguém na direção de um cargo público. Dinheiro? "Claro que não”! Prestígio e poder? “Ora, senhor, meus sentimentos são muito mais nobres!” Ahan, eu acredito!
 
Apesar dos apelidos idiotas que alguns registram, está claro que todos os candidatos estão imbuídos do mais elevado espírito cívico, todos têm  reputação ilibada, não se importam de sacrificar o tempo dedicado aos familiares e amigos e abrem mão de sua vida pessoal em benefício do interesse da coletividade, certo? Me engana que eu gosto!
 
Como cada vez mais tenho preguiça de escrever abobrinhas para entreter os 2,3 fieis leitores desta bagaça, resolvi terceirizar essa tarefa para uma inteligência artificial, fazendo seguinte pedido:
 
“Por favor (até uma inteligência artificial merece ser tratada com cortesia britânica), escreva um texto ironizando os candidatos a vereador e prefeito, usando esse tipo de falso comportamento (as qualidades descritas acima), pois o que a maioria quer mesmo é remuneração elevada, conforto, prestígio e mordomias:”.
 
A partir de agora, a culpa toda é do ChatGPT:
 
O Sacrifício dos Nossos Valorosos Candidatos
Em tempos de eleição, é sempre inspirador testemunhar o fervor com que nossos bravos candidatos se lançam na arena política. Movidos por um espírito cívico inabalável e uma reputação imaculada, eles estão dispostos a sacrificar o que há de mais precioso em suas vidas: o tempo dedicado à família, o conforto do lar, e até mesmo as regalias de um cotidiano simples e pacato.
 
Estes nobres seres, que poderiam tranquilamente desfrutar de uma vida modesta, optam, em vez disso, por abraçar o desgastante trabalho de representar o povo. Abrem mão de suas vidas pessoais para se entregar, de corpo e alma, ao bem comum. Quem precisa de tranquilidade e conforto quando se pode dedicar horas intermináveis a discussões acaloradas no plenário, usufruindo de salários insignificantes e mordomias que nada mais são do que um pequeno consolo diante do fardo que carregam?
 
Eles renunciam às férias em família, às tardes preguiçosas de domingo e até aos jantares tranquilos, tudo em nome do dever. Afinal, o dever os chama! Quem pensaria em contas bancárias polpudas, ou em um gabinete repleto de assessores, quando a verdadeira recompensa está em servir ao povo?
 
Não devemos, jamais, subestimar a magnitude desse sacrifício. Porque, enquanto nós, meros mortais, nos contentamos com empregos comuns e salários modestos, eles, com corações generosos e almas desinteressadas, abrem mão de uma vida sossegada para enfrentar a dura realidade dos altos cargos públicos. Tudo em prol do bem-estar da coletividade.
 
Sim, caros cidadãos, não é fácil ser um candidato. É preciso ter uma fibra moral que poucos possuem e uma disposição para enfrentar as dificuldades diárias com um sorriso no rosto e uma conta de despesas pagas pelo erário. Então, na próxima vez que encontrarmos um desses valorosos indivíduos, que tal uma salva de palmas? Afinal, é o mínimo que podemos fazer para agradecer tamanho altruísmo.
 
 
Acho que essa inteligência artificial está ficando muito espertinha e abusada!

6 comentários:

  1. Meu caro, prefiro nem comentar nada sobre política e essas eleições. Um abraço ❤️

    ResponderExcluir
  2. Você tem bem mais que 2 ou 3 leitores, tenho certeza. Só os chatos comentam nossas postagens...e eu me recuso a ler qualquer coisa feita por IA, já falei que odeio IA.
    Eleições? Tô nem aí, não me envolvo mais, perdi todas as esperanças no sistema eleitoral. Não sei quantos milhares de candidatos a vereador aqui no Rio, impossível escolher um. Se votam sempre nos mesmos que já estão aí enraizados na "boquinha". Tô fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto produzido pela IA foi "teleguiado " por mim. E a crítica/ironia é sobre o que realmente move alguns idiotas a se candidatar. Não há ideal, so o atrativo da grana.

      Excluir
  3. Jotabê!!!
    Concordo com Fabiano:
    nada a declarar sobre
    esse assunto.
    Bjins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK! Esse assunto é meio tóxico mesmo. Por isso é que eu tento fazer algum humor sobre ele.

      Excluir
  4. Acho a nossa política, candidatos e já eleitos um grande circo onde nós é que somos os palhaços, enfim.

    ResponderExcluir

VOU TE DAR UM PAU!

  Hoje fiquei sabendo de um caso que jamais poderia deixar de registrar, pois ele afeta diretamente os machos das antigas e suas convicções....