domingo, 8 de setembro de 2024

IRREVERSÍVEL


A ida ao hospital onde um parente de minha mulher está internado em estágio terminal mexeu comigo, ao vê-lo "afogado no seco", como disse alguém. E saber que aquela situação é irreversível faz com que a razão se debata entre o desejo de uma morte rápida e a ilusão de que talvez haja uma solução miraculosa.
 
Ontem visitei alguém perto da Morte,
Alguém que estava por aí até outro dia,
E hoje já não mais está.
Mais um pouco, e nunca mais estará.
 
Estranho é ver a pessoa ali, sedada,
Imóvel, respiração curta, inconsciente
O oxigênio chegando através da máscara,
Com os filhos, calados, ausentes, ao lado.
 
E eu, sem saber o que dizer, sem nada para dizer,
Tentando imaginar o que acontecerá
Quando o que tem que acontecer,
Enfim, acontecer.
 
Dispneia, anóxia, sufocação, enfisema
E eu ali, tentando assimilar, traduzir
Conceitos estranhos, difíceis de digerir.
Mais ainda de aceitar e entender.

11 comentários:

  1. É doloroso, é ruim, é indesejável.
    Meus sentimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. É uma visão perturbadora, pela irreversibilidade do quadro.

      Excluir
  2. Falei isso pra pouquíssimas pessoas até hoje, mas em fins da década de 1980, 1989 para se mais exato, tive um querido amigo, eu tinha 22 anos e ele 26, nesta situação. Vitimado pela AIDS. Numa época em que ainda não havia paliativos para a doença.
    Aceitar? Entender? Não há sentido no que se convencionou chamar de vida. Logo, não há o que entender. Só torcer que a nossa hora nos seja mais leve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faleceu hoje e será cremado amanhã. Talvez eu faça um crônica sobre sua vida desgovernada.
      A morte prematura de pessoas queridas ou admiráveis provocada pela AIDS e depois Covid privaram o mundo de pessoas sensacionais.

      Excluir
  3. É, meu amigo, leitos de hospitais são um bom lugar para refletimos sobre a fragilidade da vida humana. Lendo teu poema, lembrei do meu pai. Ele também fez parte desse cenário para nós macabro mas que infelizmente, faz parte da vida.
    Feliz foi meu sogro, morreu dormindo e nada sentiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faleceu hoje e será cremado amanhã. Talvez eu faça um crônica sobre sua vida desgovernada.

      Excluir
  4. Triste, doloroso, lamentável.
    ...........................................

    Ninguém quer estar num hospital
    Como doente não felicita a sorte
    Há doenças em estado terminal
    Que para sofrer... antes a morte

    .
    Saudações poéticas. Domingo feliz.
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela quadrinha. Realmente triste. Faleceu hoje e será cremado amanhã.

      Excluir
  5. Ri Jotabê!!!
    Acabei de ler seu livro
    Meu nome é Ricardo.
    Me garantiu muitas
    gargalhadas!!!
    Obrigada por nós
    prestigiar.

    ResponderExcluir

ATEU NÃO COMETE HERESIA

  Tive muitas dúvidas se deveria ou não publicar um texto tão provocativo, mesmo que profundamente confessional e sincero (apesar da tradici...