quinta-feira, 26 de setembro de 2024

FUROR EDITORIAL

Amanhã o sexto e último e-book jotabélico entra na promoção de download gratuito, ficando assim até o dia 01/10. Para comemorar esse evento e encerrar mais um ciclo, vou (re)contar uma história. Segura aí.
 
 
Um dia, ainda no primeiro semestre de 2014, um de meus filhos talvez cansado de receber até dez e-mails por dia com todo tipo de besteira que eu escrevia, sugeriu que eu criasse um blog, Eu, que nem sabia o que era um blog, comentei com outro filho sobre essa sugestão.
 
Talvez penalizado pela ansiedade e carência afetiva que eu demonstrava e também de saco cheio pela quantidade de e-mails que eu enviava (e ninguém respondia), criou o blog para mim, logo carimbado com o que eu sentia na época: Blogson Crusoe, trocadilho com Robinson Crusoe, nome do personagem que viveu isolado e sozinho em uma ilha deserta durante quase trinta anos. Para completar o título, acrescentei o mote “o blog da solidão ampliada”. Estavam definidos o roteiro e a trilha do blog.
 
Passados dez anos, o velho Blogson conta com quase 3.000 publicações de todo tipo, cada uma refletindo o estado mental em que me encontrava no momento da postagem. Durante esse tempo o blog virou biblioteca (blogoteca), arquivo, registro de lembranças de amigos e parentes, “muro das lamentações”, confessionário, adquirindo real função psicoterapêutica (blogoterapia), pois me joguei sem rede, filtro ou proteção nas coisas que disse, nos desabafos que fiz ou nas piadas idiotas que imaginei. E foram esses posts que depois de selecionados deram origem aos e-books que publiquei na Amazon,
 
Aqui cabe um reconhecimento e agradecimento ao muito talentoso desenhista e blogueiro Fabiano Caldeira, que acabou sendo uma espécie de curador dos e-books, graças ao seu incentivo para que eu publicasse um livro, pelas orientações, explicações, críticas e revisões pacientemente feitas até que o primeiro “rebento” nascesse. E a capa de tom sombrio e super adequado para o conteúdo desse e-book foi um presente que me deu. Por isso, minha eterna gratidão a ele.
 
Por que estou falando disso agora, se já falei sobre isso em outras ocasiões? Porque eu gosto de contar histórias, repetindo-as sob novos ângulos e perspectivas. E agora é que eu cheguei onde queria:
 
Depois da publicação do primeiro e-book fui tomado por uma espécie de "furor editorial", pois resolvi publicar mais livros (afinal, eu já tinha descoberto o caminho das pedras!). E esse “furor” me fez pensar em mais quatro e-books, cada um dedicado às linhas principais dos textos do blog: crônicas e divagações, besteirol e textos de humor de “quinta série”, casos e lembranças de pessoas com quem convivi e desenhos de humor que um de meus filhos definiu como “arte rupestre”. Depois, resolvi publicar mais um, dedicado apenas às lembranças do Pintão, ex-colega e melhor amigo que já tive. Mas agora parei, não pretendo publicar mais nada, pois não tenho mais assunto nem inspiração (só piração).
 
E não espero ganhar nada com esses e-books (publicados a custo zero e preços de venda irrisórios), pois o prazer de publicá-los é um lance puramente pessoal. Diria que eles são meus "netos", pois são filhos do Blogson Crusoe. Então, o único esforço que fiz foi selecionar o que achei mais legal entre as quase 3.000 postagens. E agora, para alimentar a blogoteca (a biblioteca do blog), transcrevo os textos que escrevi para apresentar na Amazon cada um dos e-books que foram sendo publicados: (alguém aí ainda está acordado?)
 
O EU FRAGMENTADO
Os sessenta poemas desse livro foram originalmente publicados no blog Blogson Crusoe. E por que algumas vezes escolhi registrar meus pensamentos no formato “poesia”? Creio que a explicação é simples: um texto em prosa é como um rio cujas águas vão deslizando pelos meandros e curvas suaves, tranquilamente, sem sobressaltos, serenamente. A poesia, ao contrário, lembra um rio turbulento, nervoso, com corredeiras, as águas agitadas despencando em cachoeiras e precipícios.
 
MEU NOME É RICARDO
Nesse e-book encontram-se contos, crônicas e divagações existenciais originalmente publicadas no blog Blogson Crusoe. A linguagem é predominantemente coloquial, ótima para esconder o vocabulário pobre e as agressões à gramática da "Última Flor do Lácio". Os contos, mesmo que eventualmente inspirados em fatos e pessoas que conheci, são puramente ficcionais. Nas crônicas eu tentei fazer uma releitura lírica de fatos e episódios corriqueiros do dia a dia. Já as divagações são viagens mentais sobre a Vida, sobre sua aparente ou real falta de sentido, sobre mim, enfim, sobre qualquer coisa que me dê na telha falar.
 
CONFRARIA DAS HIENAS
Esse livro reúne uma seleção de textos originalmente publicados no blog Blogson Crusoe com a intenção de tentar fazer as pessoas rir com minhas idiotices e falta de senso.
O material selecionado foi dividido em três seções, a saber:
- ESSE MENINO É UM SPAMTO – Textos e crônicas “engraçadinhas”;
- AFORISMOS, DESAFORISMOS E TEXTÍCULOS – Frases e pequenos textos de humor tão mínimo quanto o tamanho dos aforismos e “textículos” (estou tentando vender este neologismo);
- DIÁLOGOS DE SPAMTAR – Diálogos curtos e provocadores. De azia e má digestão, bem entendido.
Que mais? Ah, sim, o título deste e-book homenageia aqueles animais que parecem estar sempre rindo, mesmo que nunca se saiba por que nem se descubra de quê.
 
O CASO DA VACA VOADORA E OUTRAS LEMBRANÇAS
Esse e-book reúne os casos mirabolantes e histórias contadas e vividas por meu ex-colega “Pintão”, uma pessoa absolutamente singular.
Falando francamente, alguns casos são tão insólitos que nunca saberei se realmente aconteceram tal como nos foram contados ou, até mesmo, se não são invencionices de um grande contador de casos. Os diálogos, mesmo que recriados, são o mais próximo possível do que consegui lembrar e tentam manter a mesma descontração com que foram proferidos.
É à memória desse cara, o melhor amigo que já tive, que dedico este texto, originalmente escrito logo após sua morte. E foi muito bom remexer nessas lembranças, relembrar suas histórias, contadas e vividas por uma pessoa absolutamente singular.
 
SÓ PARA PASSAR O TEMPO (PORQUE O TEMPO PASSOU)
Alguém disse que “qualquer vida, se bem contada, merece um livro ou pelo menos um capítulo.” Embora eu não me considere um grande narrador, descobri que adoro contar histórias. Neste e-book, reuni lembranças de vinte pessoas com quem tive o privilégio de conviver – protagonistas de momentos curiosos, divertidos e, às vezes, inacreditáveis. Reviver esses “causos” me trouxe muita diversão. Ao compartilhar essas histórias, espero que provoquem nos leitores o mesmo prazer que tive ao recordá-las.
 
WHAT A WONDERFUL WORD! (Eu não sei desenhar)
Esse livro é o resultado de uma seleção de cartuns e HQs que desenhei. Talvez por essa identificação absoluta com o desenho de humor, sempre pensei idiotices que imaginava poder transformar em desenhos e historinhas, mas eu não sei desenhar!
Para corrigir essa “falha de caráter” comecei a transformar as bobagens que surgiam em minha mente em diálogos non sense associados com formas minimalistas. A criação desses desenhos trouxe muita, muita diversão para mim. Isso significa que mesmo se ninguém gostar do conteúdo desse e-book, pode estar certo de que EU gosto! 
 



 

 

4 comentários:

  1. Sorria pois ainda bem que abriu o blogue. Que o sorriso dessa felicidade nunca acabe.
    .
    Saudações cordiais. Um dia feliz.
    .
    Poema: “” Luz da noirte em luar estrelado ““
    .

    ResponderExcluir
  2. Ricardo Coração de Escrivão...!!!
    Como eu já disse, adoro ler crônicas que relembram fatos da vida, pessoais. Acho que a vida de cada pessoa neste mundo é interessante, pois cada um tem sua história.
    Também já disse que você escreve muito bem, um ótimo contador de causos e crônicas, e olha que eu sou viciado em ler cronistas, li todos os nossos grandes cronistas e tentei aprender com eles essa arte tão brasileira.
    Você deveria ser mais conhecido do grande público para além da blogosfera. Deveria publicar seus livros também em papel (também se pode fazer isso de forma gratuita), fazer noite de autógrafos e o escambau.
    Só tenho uma coisa a reclamar: já andei fuçando seu blogson e não achei nenhuma foto sua...e é uma puta coisa chata da porra eu comentar e ler alguém do qual eu nunca vi a fuça.

    é timidez...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devagar com o andor: agradeço o comentário pra lá de elogioso, fazendo-me lembrar daquela propaganda em que a mãe dizia algo assim: "aquela moça do Unibanco está mimando você demais!" Eu adorava essa propaganda. Quanto ao livro impresso, etc. acho que já passei dessa fase. E o retrato, pode acreditar, já publiquei alguns, mas sempre excluo por achar overdose de exibicionismo. Mas vou tentar te atender no próximo.
      Em tepo, se gosta de causos e crônicas, sugiro estas séries: "Vivendo entre os séculos 19,7 e 20,3"; Nascidos na Fazenda; Os filhos de Francisco (e Julieta); As filhas de Julieta (e Francisco)", todos contando minhas lembranças das famílias de meu pai e de minha mãe.

      Excluir

FUROR EDITORIAL

Amanhã o sexto e último e-book jotabélico entra na promoção de download gratuito, ficando assim até o dia 01/10. Para comemorar esse evento ...