quarta-feira, 1 de julho de 2020

SEGUNDA LEI DE JOTABÊ


Esta lei, de tão universal que é, poderia ter sido formulada em algum planeta do sistema estelar Alpha Centauri, mas nem precisou, pois foi extraída do post "Lady Murphy". Quando resolvi brincar com o trocadilho resultante da expressão "Lei de Murphy” precisei entrar na internet para descobrir o enunciado real dessa "lei" que todo mundo cita e usa. Descobri um porrilhão de variações, alguns curtinhos, outros mais longos, etc. Aí tive a ideia de colocar na boca da "esposa" do coitado do Edward Aloysius Murphy a tal lei, como se fosse a "2ª Lei de Murphy". Coisa de desocupado, naturalmente.

O engraçado nessa história é que quando ainda trabalhava tive a oportunidade de ver a obrigatoriedade de deixar as coisas bem, mas bem mesmo esclarecidas e formalizadas. Isso aconteceu quando a empresa onde eu trabalhava resolveu entrar na licitação para construção da Usina Nuclear Angra 3 (essa que até hoje não terminou e tem mais rolo que fábrica de arame farpado).

Uma das exigências da licitação era a elaboração e apresentação de um "Manual de Procedimentos para a Garantia da Qualidade". E qual seria o primeiro procedimento do Manual? “Como elaborar um Procedimento”. Difícil, não?

Lembrando-me disso e diante da quantidade de versões da "Lei de Murphy", imaginei o que agora será conhecida como Segunda Lei de Jotabê (isso está cheirando a picaretagem e assunto requentado? Claro que está, mas a culpa é do isolamento social!). Olha ela aí:

“Se não consegue nem enunciar uma Lei, norma ou instrução de forma clara e indiscutível, sempre haverá alguém para interpretar e reescrever o que foi dito por você”.

E agora chega de lei, pois esse negócio de lei pra cá ou lei pra lá é coisa de advogado criminalista, regiamente pago para livrar a cara de políticos enrolados com a Justiça.


2 comentários:

  1. "sempre haverá alguém para interpretar e reescrever o que foi dito por você" - pensei nos escritores bíblicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer historiador (minha opinião), mesmo sem perceber e sem adulterar os fatos, fará a narrativa segundo seu ponto de vista. No caso dos textos bíblicos a coisa se complica ainda mais, pois os primeiros teriam sido transmitidos oralmente. Aí, já viu, né?

      Excluir

BONECÃO DO POSTO

  Nunca soube e agora sei menos ainda falar bonitezas como sabe fazer o titular do blog A Marreta do Azarão. O problema é que ele assestou s...