sexta-feira, 10 de julho de 2020

OS TRÊS MOSQUETEIROS ERAM QUATRO


Meu mais novo amigo virtual GRF parece ter se entusiasmado com os “aforismos” jotabélicos publicados recentemente.  E tanto que teve uma premonição ao comentar no terceiro post da série: “E que venha o bônus, o especial, a quarta parte da trilogia". Mal sabia ele que enquanto "ia com o fubá eu já estava vindo com o angu" (obrigado,  Mãe!). Porque o que um vendedor experiente faz numa situação dessas? Oferece mais produtos do mesmo estilo, lógico! Mesmo sem ser vendedor e, menos ainda, experiente, é isso que estou fazendo agora. Mas não são aforismos reais, são piadinhas contidas em "textículos" (estou tentando vender esse neologismo!) e, no máximo, alguns desaforismos. E o título remete à obra "Os três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas (que tinha quatro mosqueteiros como protagonistas). No Blogson, "Três" também virou "Quatro" (ou "Cinco", ou "Seis"...). Olhaí.



ADMIRAÇÃO
Sinto admiração por pessoas que possuem certezas inabaláveis sobre assuntos que não dominam plenamente. Sinto pena também.

AH, ESSA POLARIZAÇÃO...
A polarização está tão braba que se não existisse a pandemia, até velório seria mais animado que happy hour!

AMERICAN WAY
Mineiro, depois de muitos anos morando nos USA, deve voltar impregnado do "American Uai Of Life"

ANTIVÍRUS
Quem dera a vida fosse como um computador, ao qual bastaria ter o antivírus mais recente instalado para ficar protegido!

ARITMÉTICA
Alguém disse que "somos a soma de nossas escolhas”. Pode ser, mas eu penso que somos hoje o resultado da subtração dos nossos sonhos irrealizados.

ARREPENDEI-VOS!
Sentir “arrependimento” é como cometer o mesmo erro duas vezes, a segunda acontecendo apenas na mente. E dói mais que na primeira vez.

BIQUINHO
Eu não consigo entender o motivo de tanta gente fazer biquinho para tirar selfies. Já não basta a idiotice de fazer pose ao lado de, sei lá, um sanduba já pela metade? Precisa também fazer uma boquinha de cu? E já que essa pose é quase obrigatória, sugiro a adoção de um nome específico para ela. E o nome que me ocorre é Analfie

BIZARRO
Dia desses eu vi uma imagem que me deixou mudo (mas não de boca aberta!). Trata-se da foto em que aparece um pastor evangélico cuspindo dentro da boca de um de seus fieis. Para mim, além de bizarra, essa situação traz em si uma contradição: não é normal cuspir no prato em que se come!

BOM NEGÓCIOS
Se um dia resolver investir mo mercado de produtos para salões de beleza, já tenho até o nome para uma loja especializada só em pentes e escovas: "PENTE SHOP PRO”.

BURRICE
A inteligência artificial é uma coisa muito impressionante, mas o que me deixa preocupado mesmo é a burrice natural.

CAVALO MARINHO
Hoje em dia tudo é tão orgânico, tão saudável que se bobear, até cavalo marinho vai mudar de nome. Vai se chamar hidroponei.

CONJUNTO DA OBRA
Viver um pouco a cada dia não parece ser difícil. Complicado é entender o “conjunto da obra”.

CONVIVÊNCIA POSSÍVEL
Certeza é o pedaço de Realidade com que eu consigo conviver.

COPYCOLA
Não teria nada contra alguém copiar o que escrevo. Ficaria até envaidecido, claro. O que me preocupa é que hoje há um grande número de analfabetos funcionais, gente que não consegue nem mesmo copiar sem erro alguma coisa. Assim, minha cisma não é com o Copyright, mas com o Copywrong.

DESARMADO
Os ateus – ao contrário daqueles que professam algum tipo de crença ou religião – não possuem porte de alma. 

DUELO
Se você se propõe a defender uma pessoa ou alguma coisa, sempre encontrará alguém disposto a atacá-la. E vice-versa.

ESCAPISMO
Não sei isso é escapismo ou não, mas há momentos em que você precisa da Arte para suportar a Realidade.

ESFORÇO
Não entendo por que existem tantas pessoas que não gostam de ler. Talvez achem que isso significa Lesão por Esforço Repetitivo.

ESPORTE RADICAL
Competições esportivas na terceira idade são motivadoras e boas para melhorar o astral. Pensando nisso imaginei uma prova que alia velocidade e resistência para ser praticada em dupla: a prova de velhicidade, que acontece quando você literalmente se arrasta atrás da patroa ao final de mais um dia de compras natalinas (ou para o Dia das Crianças, das Mães, dos Pais, do Ponei, do Dumbo, etc).


8 comentários:

  1. Eu diria que são aporismos; não somente aforismos. E que estão cada vez melhores e bilíngues. Mas, dessa vez, acho que o que me chamou mais atenção foi a do Cavalo Marinho. Arrebatador!
    "Bizarro" eu imaginei o episódio... os caminhos da fé são mesmo incompreensíveis.
    Já leu A Gaia Ciência, do Nietzsche?

    ("Textículos" deveria se tornar um quadro fixo aqui do Blog).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, você não tem juizo! O blog já tem 17 "seções" (tá bom, eu sei que são marcadores).Mais um? Além do mais, os "textículos não saem assim a toda hora, são estalos (ou "peidos filosóficos"). Quanto ao livro, nunca li.Nietzsche é biscoito fino (como diria o Oswald de Andrade)! Eu tenho lido pouco e ainda tenho a mania de reler livros de que gostei (claro, com espaço de uns dois anos entre as leituas). Estou relendo Chatô. Depois pegarei um que meu filho descartou, que é sobre o traficante Marcinho VP. Um de meus filhos diz que a melhor parte do blog são os casos vinculados à seção "Memória". Acho que é um sentimento universal. Todo mundo gosta de ouvir (ou ler "casos"). Daí meu interesse por ler sobre pessoas. Mas vou tentar descolar esse livro de que falou. Abraços.

      Excluir
    2. Tens razão. Deixemo-lo esporádico e criativo.
      Perguntei do livro por ele ser em formato de "textículos". Resoluções rápidas de pensamentos demorados sobre assuntos diversos. Alguns anos atrás eu tinha o hábito de abrir o livro em questão em qualquer página, somente para ler uma máxima, um pensamento do autor. Inclusive abri o livro agora e vou deixar um aforismo do Nietzsche:

      "264 - O que fazemos:
      O que fazemos nunca é compreendido, mas sempre e somente louvado ou criticado".

      E outro:

      "260 - um vezes um:
      Um só nunca tem razão; mas no dois começa a verdade. - Um só não se pode provar, mas quando são dois, já não se pode mais refutar".

      Nunca ouvi falar do traficante em questão. Depois me avisa se é bom (o livro). E, sim, a seção Memória é uma que sempre visito sem propósito. Para fazer jus ao nome. Inté!

      Excluir
    3. Sensacionais, mas o primeiro é melhor e mais verdadeiro que o segundo. Quanto ao traficante, foi morto na prisão depois da publicação do livro (alguém ficou magoado). Segundo meu filho, foi ele que autorizou a gravação que o Michael Jackson fez na favela.

      Excluir
  2. A vida é bem parecida a um computador, sim. Basta-nos o antivírus mais recente para ficarmos protegidos. Acontece que o antivírus mais recente ainda não ficou pronto.
    Gostei também da Aritmética, da subtração dos sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marreta. Tenho andado meio ausente nos comentários, pois estou envolvido em outra maluquice, a remodelação da série "só 3,5 bilhões de anos?" Eu gosto muito dessa série e sempre achei que ela foi saindo sem nenhuma padronização de formato. Por isso, removi a série original e estou adotando um mesmo tamanho de post (já de olho em uma revista), cores, etc. Está dando um trabalhão do cacete, mas está divertido.

      Excluir
  3. "prova de velhicidade," ou de domesticalidade: por fim, o homem casado jaz domesticado

    "cuspindo dentro da boca" - o cuspe rega a bosta do cérebro

    " subtração dos sonhos" bom discurso quase motivacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velhicidade = velocidade + velhice. Quanto ao cuspe, isso prova que a Natureza foi muito displicente em relação à estupidez da raça humana.

      Excluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....