domingo, 15 de setembro de 2019

NÚCLEO DURO


Eu odiei cada dia em que a Dilma ocupou a presidência da república, justamente por seu autoritarismo, sua prepotência, despreparo e burrice mesmo. Por outro lado, sempre desejei que o presidente do Brasil (qualquer que fosse ele ou ela) tivesse a elegância, ponderação, cultura e equilíbrio do FHC, do Obama e até mesmo do Temer (sem a roubalheira). Infelizmente, isso tem ficado longe de Brasília desde o primeiro mandato do Lula. Mas, agora, com o "consagrado" (adorei essa palavra!), o destempero verbal, a grossura e truculência tem atingido níveis inacreditáveis, tanto do "mito" quanto de seus fanáticos seguidores.

Segundo li recentemente, “o núcleo duro de apoio a Bolsonaro é de 12% da população”. Esses 12% correspondem à parcela de apoiadores incondicionais do capitão. Como não tenho mesmo nada para fazer, resolvi testar esse percentual nos meus 145 “amigos de Facebook”.

Seria uma tarefa difícil, já que alguns desses “amigos” são ilustres desconhecidos que nunca encontrei pessoalmente (esse é o milagre das redes). Mesmo assim, resolvi encarar. O primeiro passo foi calcular quantos dos 145 corresponderiam aos 12%. Tarefa fácil, cheguei a uma população de 17 amigos.

Mas, quem seriam eles? Ou melhor, quem - mesmo diante das barbaridades que o capitão diz -  continuaria a apoiá-lo cegamente? A solução foi estabelecer alguns critérios. Se a resposta provável às perguntas que formulei mentalmente fosse “sim”, o amigo ganharia o carimbo “12%”.E as perguntas foram estas:

- Já compartilhou post que diz “sou 100% isso, 100% aquilo, etc.”?
- Já foi a manifestações a favor do presidente e/ ou do Moro?
- Já chamou a Rede Globo de “Globolixo”?
- Já riu de ou concordou com comentários sádicos feitos pelo presidente sobre pessoas torturadas no passado?
- Chama o capitão de “Mito”, “Meu presidente” ou “Consagrado”?
- Compartilha e publica posts com ofensas gratuitas a pessoas cujo único pecado é deplorar as declarações e atitudes inconsequentes do Jair?
- Acredita que o “achismo” do presidente é mais importante que dados científicos que o contradigam?

Com base nesse critério e sem perguntar nada a ninguém, apenas me baseando nos posts que vejo no Facebook, fiz uma avaliação descompromissada dos meus "amigos", chegando à conclusão de que 16 deles (11% do total) podem muito bem pertencer ao tal “núcleo duro”. Curiosamente (ainda bem!), o maior percentual (65%) foi de gente moderada - ou silenciosa. A Esquerda foi representada por 12% dos amigos e a Direita não radical pelos 12% restantes.


Só faltou tirar alguma conclusão desses números, ,mas não quis fazer nenhuma análise nem refletir nada sobre isso. Só tenho a lamentar o comportamento agressivo, intimidador e radical dos "12 %" - verdadeira tropa de choque - que, ao sair em defesa de um messias que não passa de mito (aquele que diz candidamente não ser radical!), são capazes de compartilhar e curtir frases como esta:

“Toda essa gritaria diária contra o governo Bolsonaro é abstinência de roubo”.

Como assim, cara pálida? Diante de tanta imbecilidade, eu, que torço pelo sucesso deste governo, tive vontade de responder que abstinência de roubo é a puta que pariu! Mas deixei pra lá, pois como teria dito Sócrates:

"Um idiota só já é o bastante, não há necessidade de dois". Neste caso não há só dois, há uma manada.


P.S. No dia 08/09, depois de ter escrito este texto (às vezes eu deixo um texto mais "áspero" de molho por alguns dias, só para maturar um pouco), um "amigo de Facebook" postou esta inacreditável frase:


Ontem depois do desfile, os "botões dourados" deveriam ter dominado o STF com uma tropa. Seria um desfecho maravilhoso!

Depois disso, acho que vou atualizar minha vacina antirrábica, pois não quero ser mordido também. Sei lá, nunca se sabe de onde pode surgir um cachorro louco...




.

5 comentários:

  1. já passamos por coisas piores no passado e passaremos por mais essa
    saudades da época da tartaruga do Itamar Franco, kkkkk


    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem tem uma forma de pensar que me faz acreditar ser mais velho (ou maduro) do que talvez seja efetivamente. talvez o correto seja dizer que você pensa. E creio que é pertinente seu comentário. O país já passou por coisas piores no passado e provavelmente passará também no futuro. Li em algum lugar que a cada momento de liberação dos costumes corresponde outro que traz de volta o conservadorismo, Alguma coisa nesse sentido. O problema é que o meio termo nunca é aceito por nenhum dos lados. Eu usaria a frase da música do Lobão, que diz que é preferível viver "dez anos a mil que mil anos a dez" para definir o comportamento radical (de qualquer lado ou vião). Embora seja uma ótima frase, eu sempre me pergunto por que não dá para viver cem anos a cem. E é por ter essa visão moderada que fico puto com a as matilhas de pitbulls que têm circulado por aí. Não tenho mais saco nem saúde para espera uma onda menos moralista e careta. Mas, veja bem, eu não considero a esquerda a responsável por essa provável futura onda. Para mim, a alternância entre esquerda e direita é binária demais para o meu gosto. O que eu quero é o equilíbrio, a moderação, o melhor de cada lado. Mas, como disse o John Lennon, "You may say I'm a dreamer".

      Excluir
    2. ainda que vc seja um sonhador, é uma boa forma de lidar com o pesadelo da realidade

      " O problema é que o meio termo nunca é aceito por nenhum dos lados. " - adoto uma postura moderada e otimista pq é a que funciona melhor na maioria dos cenários que posso imaginar

      por outro lado, a realidade é tão chocante que minha sanidade estaria em risco se eu percebesse o quanto sou impotente diante de conjunturas geradas por oligarquias já tão bem estabelecidas antes de eu nascer

      " matilhas de pitbulls que têm circulado por aí." - não sou bom em política, mas tenho boa memória e adoro História. A massa do povo se perde em detalhes tão inúteis quanto o final do último capítulo da novela ou o resultado do jogo de ontem à noite

      prefiro olhar de longe a rotineira queda dos miseráveis a tombar com eles como um salvador crucificado por falar a verdade. eles estão além de qq ajuda

      abs

      Excluir
  2. Você é um cara surpreendentemente bem articulado e sensato (para a sua provável pouca idade). Dê uma olhada neste link, um post dos primórdios do Blogson. Espero que goste. https://blogsoncrusoe.blogspot.com/2014/07/triangulo-isosceles.html

    ResponderExcluir

O PENSAMENTO LÚCIDO E EQUILIBRADO DE FERREIRA GULLAR

  Creio ter sido o Chico Buarque quem disse que “a inspiração é uma dádiva da juventude” . Outros já disseram coisa semelhante, mas não cons...