domingo, 1 de setembro de 2019

HOJE (AINDA) É DIA DE ROCK

Recentemente, mais precisamente no dia 13 de julho, comemorou-se no Brasil um “Dia Mundial do Rock”. Como tenho um pensamento meio “anarquista” (no dizer de um conhecido) ou “independente” (tal como gosto de acreditar), acho isso uma grande bobagem, pois, para mim, o rock sempre esteve ligado à rebeldia, transgressão, contestação e liberdade. Fica esquisito ficar recebendo homenagens, entende? Mas eu sou apenas mais um Jotabê, “a voz que canta no deserto” (o primeiro foi o bíblico São João Batista).

Curiosamente, apesar de ser um “dia mundial”, só é celebrado no Brasil. Se quiser saber mais, pelamordedeus, pesquise na internet. Mas uma coisa é certa: o rock é velho pra caralho e há várias datas adequadas a essa comemoração. Para mim, por exemplo, o rock realmente surgiu com a música "Rock Around the Clock" gravada em 1954 pelo bundão Bill Haley. Mas tenho um livro que fala de gravações desconhecidas feitas lá por volta de 1950. Foi também em 1954 (5 de julho, mais precisamente) que Elvis Presley gravou uma versão de “That's All Right” (eu tinha quatro aninhos, uma fofura!).

Por isso decidi também render minha homenagem a esse estilo, hoje um senhor idoso, a quem querem domesticar com homenagens, placas comemorativas, etc. Para isso, criei um diálogo bem idiota entre um roqueiro das antigas e seu neto, originalmente publicado no LingüiçaOlhaí.


- E aí, Vô, tá sabendo que hoje é o Dia Internacional do Rock, né?

- WOP BOP A LOO BOP A LOP BAM BOOM!

- Gostei de ver, roqueiro das antigas!

- WOP BOP A LOO BOP A LOP BAM BOOM!

- Mas o senhor sabe que eu sou mais chegado em funk, né? Annita, MC Guimê...

- WOP BOP A LOO BOP A LOP BAM BOOM!

- Isso aí é Rolling Stones?

- WOP BOP A LOO BOP A LOP BAM BOOM!

- Deixa ver se eu entendi... Beatles? É mais antigo ainda?

- WOP BOP A LOO BOP A LOP BAM BOOM!

- Tá difícil... Já sei! Aposto que é Raul Seixas! Acertei?

- WOP BOP A LOO BOP A LOP BAM BOOM!

AH, JÁ DEU! Ô Mãe, não dá pra conversar com velho que está com Alzheimer!!!

- wop bop a loo bop a lop bam boom...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PENSAMENTO LÚCIDO E EQUILIBRADO DE FERREIRA GULLAR

  Creio ter sido o Chico Buarque quem disse que “a inspiração é uma dádiva da juventude” . Outros já disseram coisa semelhante, mas não cons...