segunda-feira, 9 de setembro de 2019

CONVERSA (DES)FIADA


Meu tempo ocioso parece ter aumentado muito, simultaneamente a uma falta lascada de assunto. E claro, ainda continuo com a mania de guardar tudo o que escrevo. Essa a razão deste post, transcrição comentada - ou desfiada - de um diálogo facebookal com um amigo real, declaradamente de esquerda (mas “não petista”, segundo ele próprio) e que usa o Facebook como megafone eletrônico. Está sempre indignado, sempre puto, malha o Bolsonaro, o Moro e todos os que os apoiam. Nessa linha, cheio da mais "santa indignação", postou a seguinte frase:
 “O que está acontecendo com o brasileiro? Fatos graves, aberrações, são vistas como fatos naturais. Onde perdemos a indignação?”

Como meu negócio é provocar e fazer onda, fiz este comentário: 

Logo após o descobrimento, pois até o Pero Vaz de Caminha queria conseguir a liberdade para seu genro, que estava preso. Tanto, que escreveu no final de sua carta:
"E pois que, Senhor, é certo que tanto neste cargo que levo como em outra qualquer coisa que de Vosso serviço for, Vossa Alteza há de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer singular mercê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro, o que Dela receberei em muita mercê".

Mas o assunto rendeu, com gente criticando, apoiando, ironizando, etc. (ele tem uns 4.000 “amigos de facebook”). Aí resolvi comentar de novo, com um pouco mais de seriedade:

Não vou desenhar porque dá trabalho, mas vou tentar explicar. Nas últimas eleições, se você agrupar os candidatos em "esquerda" e "direita" e somar os votos de cada um, perceberá que os candidatos de “direita” foram preferidos por 41% dos eleitores, enquanto os candidatos de “esquerda” tiveram 31,5% dos votos. Para mim, de forma simplificada, os 27% ausentes, brancos ou nulos seriam aqueles que não se sentiram representados por ninguém ou estavam pouco se lixando para isso. Ou seja, o fato inconteste é que a maioria da população NÃO QUERIA MAIS alguém de esquerda na presidência do país.

Esse quadro repetiu-se no segundo turno, com o Bozo recebendo 39%, o “Poste do Lula”, 32% e os que estavam insatisfeitos com as opções possíveis (eu era um desses) ou não estavam nem aí, ficaram com 29% dos votantes. Novamente confirmou-se o desejo da maioria: “não queremos mais a esquerda no poder”.

Aí chegamos ao momento atual: você realmente acredita que as pessoas que votaram no Bolsonaro estão preocupadas com filigranas jurídicas? Elas estão pouco se fodendo para isso, pois o importante é que o PT foi derrotado e que o Lula está preso (com toda a razão!). E eu te pergunto agora, meu caro Chico, por que na época do Mensalão e do Petrolão a esquerda ficou quietinha, apenas tentando negar o mal feito escancarado? (como fez o Boulos ao postar fotos de um apartamento furreca e de uma cozinha com um fogão pré-histórico como se fosse do triplex). A paixão desmesurada faz com que as pessoas desprezem detalhes e se enfureçam ou se alegrem com o que realmente importa para elas. Deu para entender? (apenas não responda “dei”, porque pega mal). Fui claro?

O tema continuava a render e, em determinado momento, meu amigo escreveu que "A grande maioria dos direitistas são de herdeiros de fortunas ou de empresas"Ao ler essa sandice, não resisti e lasquei o terceiro comentário:

SE assim fosse, teríamos 49 milhões (os que votaram no Bozo no primeiro turno) de endinheirados no Brasil, o que é puro delírio. Parece que a política é uma curva senoide (em qualquer lugar do mundo), pois os opostos se alternam constantemente.

Parece que o mundo está sendo varrido por uma onda de caretice, preconceito e intolerância, parece que as pessoas não estão muito dispostas a falar de conquistas sociais. O que elas querem (nós!) é grana e segurança contra os que pensam em distribuir o que não ralaram para conseguir. Como diz uma letra do Caetano, "pra farinha pouca, meu pirão primeiro".

E o assunto morreu por aí. Creio que meu amigo ficou sem saco de me responder e eu criei este post, originalmente publicado no Linguiça.

2 comentários:

  1. "A grande maioria dos direitistas são de herdeiros de fortunas ou de empresas". rindo aqui kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ri muito dessa idiotice. Esse é um dos motivos de chamar o Facebook de "pântano"

      Excluir

O PENSAMENTO LÚCIDO E EQUILIBRADO DE FERREIRA GULLAR

  Creio ter sido o Chico Buarque quem disse que “a inspiração é uma dádiva da juventude” . Outros já disseram coisa semelhante, mas não cons...