sexta-feira, 24 de novembro de 2023

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 
Li uma reportagem no site da BBC News Brasil cujo título é “As mulheres que desistiram de ter filhos por temor sobre mudanças climáticas”.
 
Para mim, decisão mais que acertada, pois sempre me angustio ao pensar em minhas netinhas e o mundo em que viverão. Mas achei curiosa a opinião de uma jovem brasileira de 23 anos, que disse "Não consigo me ver como responsável pela vida de outro ser humano, por gerar uma nova vida que se tornaria mais um fardo para um planeta que já está tão sobrecarregado".
 
Percebe-se imediatamente que é uma pessoa do bem, equilibrada e sensata. Só que cometeu um erro de julgamento ao dizer que um filho seria “mais um fardo para um planeta que está tão sobrecarregado”.
 
Se eu pudesse, gostaria de dizer a ela:
- Júlia (esse é seu nome), as crianças que estão nascendo hoje não serão “mais um fardo para o planeta”, é o planeta que será um fardo para as criancinhas de hoje, um fardo dificílimo de carregar, de suportar.

2 comentários:

  1. Poxa, comecei a ler achando graça e terminei reflexiva. Sorriso foi sumindo aos poucos, kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Maju, esse é um dos motivos por que dois de meus quatro filhos abriram mão da absurda alegria de ser pais. O mais velho radicalizou e fez vasectomia. Talvez o mundo melhore, talvez não, mas quem viverá nesse mundo futuro serão minhas netinhas. As mais velhas têm cinco anos.

      Excluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....