quarta-feira, 29 de novembro de 2023

UM MESTRE DA GUITARRA

 
Em 2014 um grupo de feras da guitarra foi reunido para a realização de um show que percorreu alguns estados do Brasil. O nome era Brasil Guitarras ou Guitarras do Brasil. Uma das apresentações aconteceu em BH, na praça principal do bairro onde moro. Os guitarristas apresentavam-se em dupla, acompanhados de baixo e bateria.
 
Encontrei esta foto na internet, onde aparecem da esquerda para a direita: Lanny Gordin, Luis Sérgio Carlini (Tutti Frutti), Marcelo Barbosa (Angra), Edgard Scandurra (Ira!), Armandinho Macedo, Kiko Loureiro (Megadeth), Andreas Kisser (Sepultura) e Pepeu Gomes. Sentados, Toninho Horta e um que eu não descobri o nome. Lembrei-me disso hoje depois de ler a notícia do falecimento de Lanny Gordin.


 
Embora eu conhecesse sua fama de super fera de guitarrista do Tropicalismo, fiquei decepcionado por seu aspecto alquebrado e sua apresentação meio apagada, sentado em uma cadeira. Creio que fez dupla com o Toninho Horta, mas não me lembro de nada do que tocou . Por isso, para celebrar sua fase áurea, resolvi compartilhar um link com os dois leitores deste blog.
 
Em 1971 a Gal Costa fez uma série de apresentações do show “Fatal”. A gravação desse show rendeu o álbum duplo “Fa-Tal - Gal a todo vapor”, um disco “do barbalho”, como diria o Gilberto Gil. E Lanny Gordin foi quem formatou o som desse show.

De repente sumiu. Só fiquei sabendo o motivo na época do show na praça. "Lanny teve um quadro de esquizofrenia agravado pelo uso de LSD. Foi internado diversas vezes pelo pai em sanatórios. Nestas internações, chegou a ser submetido a eletrochoques e, por alguns anos, ficou afastado do meio musical. Lanny  voltou para os palcos em meados de 1980". Olha ele aí na fase tropicalista:


E agora, a belíssima Pérola Negra do Luis Melodia, com a Gal esmerilhando no vocal maravilhoso e o Lanny mandando ver nos fraseados de guitarra. Fica como minha homenagem e reverência a esse trio, que agora "dorme profundamente". Escutaí.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....