domingo, 19 de novembro de 2023

ESTE TEXTO É UMA...

 
Já publiquei aqui no blog muitas crônicas do Rubem Braga, por isso, se alguém mais severo e crítico disser que “falta de assunto é foda!”, não terei como reclamar. Para ser sincero, é melhor transcrever textos de autores consagrados que falar das eleições na Argentina, guerra na Ucrânia, tragédia palestina ou escrever textos tão sem valor quanto uma telessena não premiada.
 
Mas a overdose de crônicas do velho Braga tem uma explicação simples. Há muito tempo minha mulher ganhou de presente o livro “200 Crônicas Escolhidas”. Até então eu nunca tinha lido nada desse autor, mas já nas primeiras crônicas me tornei fã incondicional do capixaba, pois ele escrevia bem demais, de um jeito que eu sempre sonhei conseguir escrever – mas isso nunca foi nem será possível para um zé mané qualquer como eu, lógico.
 
À medida que ia lendo o livro ficava tão fascinado com algumas crônicas que o primeiro desejo foi enviá-las através de e-mail para meus amigos e parentes do mundo real (o blog ainda não existia). O problema era o trabalho insano e difícil de escanear cada página com OCR sem danificar demais a encadernação, e ainda ter de corrigir ortografia, etc.
 
Encontrei algumas crônicas na internet e só. Foi aí que tive a ideia de procurar na internet os textos desejados utilizando frases inteiras na busca. Para encurtar a conversa, acabei encontrando um site alemão (veja você!) que tinha TODO o livro escaneado e disponível para cópia.
 
Óbvio que copiei o arquivo e me preparei para encaminhá-lo aos amigos. Ele tinha apenas dois defeitos: muitos erros decorrentes do escaneamento (troca de letras e formatação igual às páginas originais, etc.). Justamente por esses problemas desisti de mandar o arquivo para os amigos, preferindo corrigir e reformatar apenas as crônicas que mais me encantaram.
 
Corrigir uma ou duas crônicas não dá tanto trabalho, mas fazer isso com vinte, trinta ou quarenta textos é um trabalho do cacete. O resultado foi também abandonar essa ideia.
 
Não faz muito tempo, um de meus filhos me deu de presente o mesmo livro. Não falei nada e fiquei com ele todo felizão, pois o primeiro era de minha mulher. Quando não havia mais possibilidade de trocar o livro contei para meu filho, que ficou muito puto. Foi uma idiotice da minha parte, pois só ganho livros de presente de meus filhos, o que acaba se tornando um problema pela crescente falta de espaço para guardá-los. Por isso, resolvi dar esse livro para minha nora, casada com o filho que comprou o livro. Coisa de gente louca ou mal agradecida? Acho que não, pois é um presente precioso.
 
Mas antes de me desfazer desse livro, resolvi corrigir o arquivo baixado do site alemão. Agora que acabei de ler o chatíssimo livro "Catástrofe", voltei a reler todas as duzentas crônicas; quando encontro uma que me faz babar de alegria novamente, faço sua correção e reformato o texto. Estou na dúvida se publicarei algumas no Blogson, pois não queria usar outros autores para suprir a falta de assunto. Se o fizer, no entanto, imagino que será uma leitura extremamente prazerosa para as duas pessoas que ainda acessam o Blogson.
 
Quando acabar de fazer toda essa operação, darei o livro para minha nora. E nem posso demorar muito, pois o Natal não tarda a chegar e já estou com um livro que ganhei desse filho no Dia dos Pais ainda na embalagem. Corre, Jotabê!

 


8 comentários:

  1. Já li muitos livros na vida. Atualmente leio menos embora continue a ler diversos. Receber e oferecer livros é sempre um gesto muito bonito que gosto de efetuar. Recebo e ofereço, regra geral, no natal, alguns livros. O meu aplauso e elogio pela sua dedicação às letras. Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. Acho que essa expedição arqueológica por posts antigos é feita por robôs. Esta semana, ontem, tive quase 700 acessos, mas apenas 86 do Brasil. O restante veio da Finlândia, Singapura, Indonésia, Chile, Países Baixos etc. Acho que são robôs a catar pelo em ovo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, eu nem sei mais como se olha a procedência dos acessos e, para ser sincero, estou pouco me lixando. Meu desânimo só tem aumentado, ao ponto de na falta de assunto melhor eu ter aceitado postar alguns retratos 3 x 4 só para passar o tempo. Já me enclausurei por opção própria, mas a clausura agora é obrigatória. Uma situação parecida com o astronauta que se condiciona para uma viagem a Marte e quando já está na nave a caminho.

      Excluir
    2. Você vai nas Estatísticas e embaixo do segundo gráfico está escrito "mais sobre este blog ", clica é ele te fornece vários outros tipos de estatisticas, entre elas os países que acessaram.

      Excluir
    3. Obrigado pela dica! Rapaz, pela estatística de país os Estados Unidos estão disparado em primeiro lugar! Mucho loco.

      Excluir
    4. Foi o que eu disse, são robôs. Não tenho outra explicação. Se não for isso, o Marreta tá bombando na Fnlândia.

      Excluir
    5. Esta situação é bizarra, pois a quantidade de visualizações dos tempos recentes de 5 a 20 visualizações diárias. Hoje as estatísticas indicam 770!!!! Fazendo uma piada, a Inteligência Artificial está ganhando de goleada da Burrice Natural. Pããããta...

      Excluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....