terça-feira, 21 de novembro de 2023

O PALETÓ DO BUROCRATA

 
Eu tenho a mania-obsessão de acompanhar as estatísticas do blog e reler todos os posts antigos que alguém se interessou  em acessar. Leio inclusive os comentários porventura feitos na época de sua publicação. Para minha surpresa, ultimamente isso tem acontecido com muitas postagens, sinal de que algum maluco ou maluca resolveu fazer uma expedição arqueológica ao velho Blogson.
 
Minha reação – além da surpresa – alterna puro prazer com algum constrangimento. O prazer surge ao ler textos há muito esquecidos, divertidos ou bem escritos e os comentários engraçados e preciosos de quem nunca mais acessou o blog. O constrangimento segue a mesma linha, mas em lugar de prazer o que sinto é vergonha pela péssima qualidade do material escrito ou pelas opiniões que emiti e que não têm mais ressonância com minha maneira atual de pensar.
 
Resumindo, hoje eu percebo que o Jotabê do início do Blogson era uma pessoa ensolarada, alegre na maior parte do tempo, sempre disposto a surpreender e comover ou fazer rir os “2,1 leitores” com assuntos sem pé nem cabeça ou lembranças pessoais e “causos” antigos.
 
O Jotabê atual, entretanto, é como um funcionário público em fim de carreira, um burocrata que passa o tempo arquivando relatórios inúteis e controlando o relógio, louco para pegar seu paletó e voltar para casa, um  personagem triste, permanentemente deprimido, sem inspiração e incapaz de escrever textos que encantem e seduzam a quem os lê.
 
Onde foi parar o élan antigo, a “joie de vivre” de alguns anos atrás? Hoje mal me reconheço nos retratos 3 x 4 que fui colecionando ao longo da vida. Em qual deles, em qual época está quem eu tento rever e não consigo?


EFEITO KIRLIAN
Muitas vezes fui cobrado para provar que era real e não um personagem inventado, mas sempre me recusei a tornar pública a imagem de meu alterego Jotabê. Hoje o Blogson tem apenas dois leitores. Por isso, resolvi dar um "presente" a quem sempre aceitou meu modo de ser sem criticar. Em qual dessas imagens está meu eu verdadeiro? Em qual desses retratos eu me reconheço? Em qual deles se pode pressentir minha aura, minha essência?





2 comentários:

  1. Eu também tenho esse sentimento quando vejo postagens antigas que alguém visitou quando confiro as estatísticas. Penso: "ai que vergonha alheia da minha própria pessoa!" kkkkkk. É como se não me reconhecesse mais ali. Mas não excluo por sentir que tudo faz parte da história do blog.

    PS: Jotabê é um galã, ein?
    Bonitão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não excluo nada.
      Quanto ao galã, quem me dera! Você deve ter se esquecido do post "Eu me odeeio!".
      De frente eu dou (dava) uma enganadinha, mas de perfil, quase igual ao Noel Rosa. Mesmo assim, obrigado pelas palavras elogiosas, ideais para um carente afetivo.

      Excluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....