quarta-feira, 30 de outubro de 2019

COLISEU ROMANO


Este texto foi originalmente publicado no Facebook, provocado pela reação sempre apática, desfibrada, asséptica, desidratada ou robótica de um de meus "amigos de facebook".


Como todo mundo está careca de saber, o Facebook possui seis emojis para comentar as postagens que são publicadas. Os títulos são “Curtir”, “Amei”, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Grr”. São comentários sintéticos, ideais para quem tem preguiça de escrever ou não está disposto a perder tempo com isso. Fico pensando que poderiam ser criados mais alguns, para permitir um melhor detalhamento da emoção provocada por algum post. Por exemplo, em oposição ao “Curtir”, poderia existir o ”Não curtir” (ou “Babaquice!”), com o polegar virado para baixo, bem no estilo “Coliseu romano”. Ou então: se existe o “Amei”, poderia existir também o “Odiei”, mais específico que “Grr”. E, claro, um exclusivo para denunciar “fake news”. Até imagino um emoji para essa opção: a cara de uma vaquinha (nesse caso, seria mais um “emugido”).

Mas o que realmente me incomoda é ver o uso indiscriminado do pasteurizado “Curtir”, pois, aparentemente, algumas pessoas sofrem de paralisia emocional ou medo de mostrar que são de carne e osso. Se alguém posta uma notícia preocupante, impactante, daquelas de horrorizar ou escandalizar até robôs, o normal seria fazer algum comentário ou usar os emojis “Uau”, “Triste” ou “Grr”. Que nada! O “poste” (ou “pedra”) simplesmente aciona o “Curtir” e estamos conversados. Nunca compartilha ou replica nada. Da mesma forma, se alguém publica ou compartilha um post engraçadíssimo, daqueles de rolar de rir, olha o “poste” lá de novo, clicando na mãozinha símbolo do Facebook. Caramba, é proibido, pecaminoso ou ofensivo achar graça de alguém ou de alguma coisa?

Eu entendo ou imagino que alguns desejem ficar na sombra, não se comprometer, não chamar atenção para si, mas isso é bobagem. Melhor então seria deixar a mãozinha em paz. Afinal, a Bíblia já ensinava (Ap 3,15-16): “Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te." Olhaí, “pedra”, tá na Bíblia!

2 comentários:

  1. curti o texto :)
    "ofrem de paralisia emocional ou medo de mostrar que são de carne e osso." - acho que a correria da vida
    ninguém tem tempo e curtir meio que traz uma sensação de dever cumprido em um interação social superficial

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK! Que a correria da Vida ainda exista para a maioria das pessoas (elas não sabem como são sortudas por ainda correrem!), o que me irrita é a escolha robótica da mãozinha com o polegar para cima. Melhor seria não clicar, passar reto. A crítica é para as pessoas que agem como autômatos ou como se estivessem sob efeito de remédios tarja preta, com o cérebro anestesiado. Mas acho que sou meio louco por importar-me com bobagens como essa. Abração.

      Excluir

TEM ROBOI NA LINHA!

  Você já ouviu alguém usar a expressão “tem boi na linha” ? Embora pareça uma exclamação advinda do nosso pujante agronegócio, está mais pa...