quinta-feira, 24 de outubro de 2019

BOI PRETO


Um de meus filhos, ao comentar minha aprovação ou simpatia por alguém com comportamento fora do convencional e da normalidade, alheio aos códigos de conduta social normalmente aceitos, diz que “boi preto reconhece boi preto”.

Sempre acho graça nessa avaliação, embora não me reconheça tão alternativo como me julgam. Mas, fazendo um retrospecto da minha “longa estrada da vida”, percebo que a maioria das pessoas com que mais me identifiquei, tive simpatia ou sentimentos de amizade (embora não saiba definir o que isso significa realmente) eram autênticos “bois pretos”.

Perdedores natos (born losers)? Bichos-grilos? Gente com gosto musical ou literário menos convencional? Colegas ou vizinhos que transitavam no limite estreito que separa a sanidade da loucura? Avessos às convenções sociais estabelecidas? Neuróticos de todo tipo e matiz? Ateus e agnósticos? Inimigos de música sertaneja ou funk? Colecionadores de inutilidades? Esportistas que odeiam futebol? Tudo “chegado meu”, todos pré-aprovados no teste da convivência.

Mas, para entrar - e permanecer - no “seleto” grupo de gente descompensada ou não convencional com quem gosto de conversar ou conviver, duas exigências devem ser cumpridas: o “chegado” deve ter senso de humor e inteligência. Sem isso, pode “caçar outro rumo”, outra turma.

Pensando bem, melhor ainda que um boi preto, vacas pretas sempre foram bem vindas. Entretanto, devido ao adiantado da hora, melhor será não dar muito destaque a isso.
 

5 comentários:

  1. "Perdedores natos (born losers)? Bichos-grilos? Gente com gosto musical ou literário menos convencional? Colegas ou vizinhos que transitavam no limite estreito que separa a sanidade da loucura? Avessos às convenções sociais estabelecidas? Neuróticos de todo tipo e matiz? Ateus e agnósticos? Inimigos de música sertaneja ou funk? Colecionadores de inutilidades? Esportistas que odeiam futebol? Tudo “chegado meu”, todos pré-aprovados no teste da convivência." é a história da minha vida

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou, "boi preto"! (deve ser por isso que você gostou das coisas que publico).

      Excluir
    2. Vim comentar algo similar ao Scant, mas ele foi mais ágil.

      Excluir
    3. Meu caro Ozy, você também é outro "boi preto". A isso eu chamaria de sintonia e se aplica até a emprego. As empresas onde trabalhei mais tempo foram justamente aquelas em que me identificava com a visão e postura dos patrões. Bem vindo, brother!

      Excluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...