sábado, 4 de junho de 2016

COMENTANDO AS RECENTES - 15

Quando eu soube que o Rio de Janeiro iria sediar os Jogos Olímpicos de 2016 já fiquei cabreiro, com a pulga atrás da orelha. Pensei naquele mundaréu de obras que seriam necessárias (ótima oportunidade para grandes mutretas), mas fiquei mais ligado na abertura e no encerramento dos jogos. Tive o pressentimento meio preocupante de que iria rolar uma bateria de escola de samba, um bando de passistas seminuas e toda aquela breguice que alguns acham lindo mostrar para o mundo.

Não deu outra: o que ouvi no rádio me deixou envergonhado só de imaginar que o que foi noticiado será transmitido para o mundo todo. Alguém (infelizmente, não peguei o início da notícia) comentou que o stand de arco e flecha, construído em caráter provisório, será desmontado, para o local ser usado na largada da maratona, última prova das Olimpíadas, e que haverá "um evento de samba no local, com carnaval, escolas de samba, passistas, um evento de samba com o maior orgulho".  

Caralho! Já não bastam as notícias sobre corrupção, petrolão, impeachment, políticos de todos os matizes envolvidos, mergulhados, denunciados em todo tipo de tramoia, negociatas e achaques? Precisava mandar para o mundo as imagens deprimentes e de extremo mau gosto de um bando de mulheres escassamente vestidas e abundantemente siliconadas, justamente no transcorrer da prova mais clássica, mais icônica das olimpíadas? 

Eu já tenho prevenção com o senso de "orgulho", pois penso que é um sentimento de segunda linha. Agora, orgulho misturado com ufanismo sem sentido é dose para matar até uma equipe inteira de halterofilismo! O quem tem o cu a ver com as calças? Ou melhor, o que têm as passistas e o carnaval com "Jogos Olímpicos"?


Meu amigo Pintão era muito bom em cultura inútil. A diferença é que sua cultura inútil era um pouco mais "culta", pois frequentemente baseada em curiosidades literárias. Um dia mencionou a existência de um livro escrito por um "nobre" brasileiro, que tinha esse título: "Porque me ufano de meu país". E ironizava esse ufanismo ao contar que o livro tinha como subtítulo a frase (em inglês!) "It's my country". (essa citação estava parcialmente incorreta).

Achei graça da maluquice bilíngue, mas nunca me preocupei em verificar a veracidade dessa informação. Pelo menos, até ontem. Depois de ouvir no rádio a idiotice gigantesca que mencionei acima, lembrei-me da história contada por meu amigo e fui procurar na internet. Quem se interessar em conhecer esse livro, siga o link abaixo

http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/ufano.html

Há várias referências na web a essa "obra-prima". Por isso, peguei um comentário meio ao acaso, que diz o seguinte:

"Há cem anos, por ocasião do quarto centenário da chegada dos conquistadores portugueses a Pindorama, o conde de Afonso Celso publicou o 'Por Que me Ufano de Meu País'. O livro, dedicado aos filhos, visava a despertar neles e, por extensão, em toda a juventude brasileira, um ilimitado amor à pátria. O lema 'right or wrong, my country', em inglês mesmo, foi colocado na primeira página, logo abaixo do título. Êxito editorial, o livro e, mais especificamente, a palavra ufanismo passaram a denotar o patriotismo acrítico, ingênuo, incondicional".

Era aí que eu queria chegar: eu acho o sentimento ufanista uma babaquice, pois temos mais coisas a lamentar que a louvar. Não somos educados, não somos civilizados nem temos seriedade para cumprir integralmente um simples planejamento que viabilize a realização dos Jogos tal como foi proposto. Somos o país onde fazer qualquer coisa nas coxas é normal, "tranquilo e favorável". Mas não estamos com essa bola toda, ou melhor, nem sabemos direito como conduzir uma tocha (literalmente).

Pensando em toda a corrupção que vem sendo descoberta e divulgada, não dá para ter muito orgulho nem ufanar-se deste “país do futuro”. Melhor seria escrever um livro menos “oba oba”, mais realista, dando a ele este título:
“Por que me afanam neste país”?  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...