sexta-feira, 17 de junho de 2016

AUTO-RETRATO

Algumas pessoas que me conhecem sabem a atração que sinto por retratos, sejam meus ou de familiares. Até mesmo de parentes que já tinham morrido quando eu nasci. Podem ser velhos, rasgados fora de foco, em poses ridículas, qualquer coisa. Eu curto tudo. Mas acredito que adquiri a mania de tirar retratos 3x4 quando fui me alistar no exército. No mesmo dia, encomendei seis retratos em que apareço com óculos e seis sem eles. A partir daí, até os 26 anos, tirei retrato nesse tamanho pelo menos uma vez por ano. 

Quando eu fazia isso, não estava pensando em mostrar para ninguém, era apenas a curiosidade de ver o tempo passando através das mudanças em meu rosto, etc. Resumindo, era só uma viagem na maionese. Quando nos casamos, dei tudo para minha mulher, que colou em uma folha em branco e anotou a idade que estava registrada no verso de cada retrato.

Depois de casado e  com a meninada nascendo, precisei "crescer" e passei a tirar só em caso de necessidade, o que é uma pena. Porque o grande barato desse tipo de foto é a uniformidade de imagem, pois a posição do retratado é praticamente a mesma, sempre.

Recentemente, na festa de comemoração do aniversário de nosso filho e dos nossos 40 anos de casamento, minha mulher fez um filminho (que me emocionou demais), onde usou alguns dos meus retratos 3x4. Revendo esse filminho, percebi que uma das minhas fotos prediletas não tinha sido utilizada. Perguntei o motivo e ela respondeu que não estava escaneada e ela não queria dar bandeira, pois quis fazer uma surpresa para mim - o que de fato conseguiu. E foi muito emocionante!

Pois bem, resolvi escanear todas e (re)descobri que a fase da meia idade não estava representada na galeria. Aí o TOC (moderado) manifestou-se e eu resolvi preencher as lacunas existentes “produzindo” as fotos faltantes no tamanho 3x4, a partir de retratos em que apareço sozinho ou relativamente isolado e de frente para a câmera.  Durante dois dias, diverti-me pra caramba fazendo isso, mas acabei me cansando de procurar mais retratos. Joguei tudo no Word e foi aí que me deu vontade de mandar para meus filhos e suas amadas o resultado. 

Vaidade? Obsessão? Maluquice? Falta do que fazer? Pode ser tudo isso junto ou pode ser outra coisa (curiosidade ou carência afetiva, por exemplo). Além do mais, acho que não é vaidade, porque a foto que mencionei antes é uma das mais toscas. Mas jamais quereria destruí-la ou ocultar.

Acabei mandando essa "galeria" por e-mail, com o seguinte recado - "para as meninas: daqui 20, 30 anos, é isso que acontecerá com os meninos (erosão total). Para os meninos, fica a frase: EU SOU VOCÊ AMANHÃ".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALLEZ, DIS DONC, MOLIÈRE!

Por ser material de ótima qualidade, várias coletâneas de frases espirituosas e inteligentérrimas de gente como o Barão de Itararé, Bernard ...