domingo, 17 de maio de 2015

VOCÊ É REACIONÁRIO?

Durante a primeira fase da minha infância, vivi em uma bolha de proteção exagerada e proibição severa. Comecei a dizer isso porque o assunto hoje é política. A letra pequena é só para deixar claro meu desconforto e constrangimento de falar desse assunto, porque eu não entendo porra nenhuma de política. Nunca entendi, nunca me interessei e sempre fugia desse assunto como o diabo foge da cruz. Fugia, porque assim como o diabo precisa da cruz para se validar, eu hoje sou obrigado a conviver diariamente com esse assunto indigesto. 

Alguém disse uma vez que se você não se interessa por política, está fadado a ser governado por quem se interessa. Aí resolvi ficar um pouco mais ligado nesse assunto. Mas continuo não entendendo nada do tema.

Talvez alguém até queira me chamar de "bolha", o que, venhamos e convenhamos, além de ser uma gíria antiga, faz com que eu me lembre da minha infância e sua cota exagerada de proteção e restrições. Captou onde eu queria chegar? Ainda não? Tá difícil, heim?

Mas não quero falar de cotas, protecionismo ou proibição, temas tão caros a alguns políticos brasileiros. O que eu quero mesmo é viajar na maionese, quero me divertir com uma palavra muito (mas muito mesmo) usada pela esquerda brasileira para identificar de forma genérica e apressada  aqueles que não pensam de forma igual. Não, não é "direita". A palavra é "reacionário".

Sem sacanagem, quando eu ouço alguém falando ou escrevendo isso, eu sinto até alergia (pronto, já comecei a me coçar!). O que me irrita é o fato de algumas correntes ideológicas apropriarem-se de certas palavras, como se fossem só deles. Reaça é uma delas (forma "afetiva" do termo).

Bom, já fiz todos os comentários Jotabê que desejei fazer. Agora vou falar um pouco mais seriamente (só um pouco). Antes disso, prefiro lembrar o ensinamento do velho e bom Millor: "livre pensar é só pensar". Então, vamos lá. Mas, como sou um ignorante em termos políticos (essa parte é real), resolvi pedir ajuda "aos universitários" da internet. E achei isso na Wikipédia (o grifo é meu): 

"O termo reacionário é associado aos indivíduos que defendem uma manutenção do 'status quo' político e social quando propostas de mudança ou tentativas de revoluções são encetadas. É utilizado para situacionistas que se opõe às mudanças societais preconizadas pelas oposições, mantendo dessa forma, sua maneira de governar.
O sentido histórico do termo reacionário refere àquele que se contrapõe a mudanças revolucionárias, sociais e políticas."

Alguém pode até discordar dessa definição (ainda mais depois da minha sublinhada), mas, mesmo sendo um ignorante, acredito que está conceitualmente correta. O curioso dessa visão (ou de qualquer outra definição que as pessoas queiram utilizar) é que ela provoca uma sensação estranha se for aplicada a dois países irmãos. No caso, a Coréia do Sul e a Coréia do Norte. Pensem bem, na verdade, são partes de um mesmo país, assim como já foram um dia as Alemanhas Ocidental e Oriental. Sem entrar no mérito das condições de vida da população de cada um, apenas as ideologias dominantes são antagônicas. E é aí que dá para surfar na maionese. Pensem bem, o que é "reacionário" para uma é "revolucionário" para a outra! E vice-versa.

Por isso, é preciso cuidado com as palavras usadas de forma displicente e, até, com má fé. Porque, mesmo que os petistas esperneiem, no Brasil de hoje, partido reacionário mesmo é o PT. Ou não?



BÔNUS

Já que falei em Coréia do Norte, devo dizer que achei muito estranho executar alguém sob a alegação de que estava dormindo durante um desfile militar. Mais estranho ainda foi usar munição antiaérea para detonar o dorminhoco. Vai ver, alguém entregou que o sujeito estava com a cabeça nas nuvens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALORS, T'AS DIT OU T'AS PAS DIT?

A primeira das três postagens dedicadas aos aforismos de Voltaire começa com uma frase a ele atribuída, só que não! Como foi perseguido e pr...