domingo, 12 de setembro de 2021

ESTE POST É PARA VOCÊ, SCANT!

Que os demais leitores desta bagaça me perdoem, mas este post está sendo publicado com uma dedicatória específica a meu amigo virtual Scant. Um de meus filhos me enviou pelo zap o link a seguir. Comecei a ler o artigo e já fui pensando: "talvez o Scant goste disso". Lembrei-me de quando eu tinha uns vinte e poucos anos e às vezes lia a revista "Planeta". Que mais? Nada, só isso mesmo. Como existe a opção de compartilhar o arquivo no Blogger, é isso que estou fazendo. Boa leitura!

7 comentários:

  1. dei uma lida

    não tenho a cultura do autor pra criticar o texto do ponto de vista científico, mesmo sabendo que a ciência nasceu da macumba (alquimia) e só Deus sabe o que sobrou de científico na ciência e o que é interesse comercial no dia de hoje

    por outro lado, acredito em rituais "mágicos", porque não sou ateu e a bíblia mostra que a fé pode curar doenças "magicamente"

    sobre terapias alternativas, algumas talvez sejam consideradas alternativas para a visao ocidental. creio que acupuntura e certos tipos de massagens realmente ajudam o corpo a se curar, assim como remédios

    mais do que apenas "consolo psicológico", creio em um mundo espiritual que até hoje não é muito além de superstição para a ciência

    não tenho nada contra ciência e se estou digitando palavras é porque a ciência me permitiu isso. por outro lado, não esqueço que no passado médicos não lavavam as mãos (nem depois de necropsias, ainda q o médico fosse fazer um parto logo em seguida...) e os cientistas não acreditavam na existência de micróbios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, não fiz nem faço nenhum "juízo de valor" sobre o texto e seu comentário. Por algum motivo que não sei explicar, sinto uma certa afinidade com você, quando eun era jovem e talvez tivesse sua idade. Esse foi o motivo do título e da "dedicatória". Desde sempre, desde minha juventude, sempre gostei de ler textos "cabeça", mesmo que eu não concordasse com o que lia. Essa é a verdadeira cultura inútil, aquela que não muda nada em você e que só é "munição" para conversas em mesas de boteco. Comecei a ler o texto e pensei que você também gostaria de ler a gororoba. É isso.

      Excluir
    2. não tenho nada contra o texto
      mas acho complicado defender a postura científica absoluta em conversas livres, de botequim
      não descreio da ciência, apenas não creio em tudo que ela crê

      Excluir
    3. Como talvez saiba (ou não), eu sou católico. Católico meia boca, mas católico. Uma vez eu li um comentário muito interessante sobre a posição da igreja católica em relação à ciência, que era mais ou menos assim: sempre que a Ciência avança a Igreja Católica recua. Em outras palavras, como no caso do geocentrismo, mesmo que tenha demorado um pouco, a Igreja curvou-se ao conhecimento científico, reconheceu e aceitou que a Terra não é o centro do universo. Para mim, a Ciência tece hipóteses e tenta demonstrá-las, mas isso não é o mesmo que crença. Ciência não é crença.

      Excluir
    4. não sigo igreja nenhuma

      tanto a católica quanto a evangélica são uma praga pra humanidade, cheias de sacerdotes tarados, pedofilos e gananciosos

      tenho fé em cristo, mas não em instituições religiosas

      instituições religiosas normalmente fazem o trabalho do capeta

      "tenha demorado um pouco, a Igreja curvou-se ao conhecimento científico," - cara, demorou, literalmente séculos pra isso acontecer. enquanto isso ela perseguiu pessoas

      vale ainda mencionar a inquisição, que legitimou a morte de pessoas por diferença de credo/religião com o apoio da igreja; a mesma igreja que apoiou o nazismo (a igreja protestante alemã tb apoiou o nazismo)...

      " a Ciência tece hipóteses e tenta demonstrá-las, mas isso não é o mesmo que crença." - sim, por isso a ciência sempre vai ser limitada.

      a ciência não pode comprovar o amor/graça divina

      Excluir
    5. Você tem um pensamento parecido com um de meus filhos (que é ateu). Ele não concorda com isso, mas, para mim, a herança cultural e artística provocada pelas religiões não teria a magnitude que tem se ninguém se preocupasse em louvar a seus deus construindo belíssimos templos, estátuas, pinturas, melodias, etc. É claro que ocorreram atrocidades inimagináveis para quem estava do "lado errado" da fé.
      Outra coisa é que mesmo tendo demorado séculos para aceitar as descobertas da ciência que contradiziam a crença religiosa da época,pelo menos a igreja católica mudou. Dureza é aguentar o fundamentalismo dos criacionistasde hoje, concorda?

      Excluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...