quarta-feira, 22 de setembro de 2021

CADA VEZ MAIS

 
A dupla Ivan Lins e Vitor Martins já produziu melodias e letras memoráveis. Algumas dessas merecem um destaque especial, pois parecem registrar os efeitos da separação de Lucinha Lins e Ivan idem, trocado pelo ator e bailarino Cláudio Tovar. Essas músicas foram gravadas no primeiro disco lançado após a separação e tem letras bastante inspiradas (como sempre) e que pegam o clima da época, como esta: 
Bilhete (“Quebrei o teu prato, tranquei o meu quarto, bebi teu licor”)
Ou esta: 
Começar de novo (“Começar de novo e contar comigo, vai valer a pena ter amanhecido”)
E a melhor de todas: 
Saindo de mim “(Você foi saindo de mim com palavras tão leves, de uma forma tão branda de quem partiu alegre”)
 
Mas engana-se quem acredita que o tema de hoje é música de corno - sofisticada mas inequivocamente de corno. O tema hoje é um pouco diferente, mesmo que amparado na letra linda de uma dessas músicas lindas.
 
Meu relacionamento com o blog sempre foi intenso, uma coisa de pai zeloso e filho - ou como em um casamento. Mas tenho notado que isso está mudando aos poucos, principalmente depois de começar a tomar ansiolítico e de aceitar as sugestões para espaçar mais as postagens. Sinceramente continuo achando estranho o espaçamento entre as postagens, mas não tenho mais a menor vontade de me submeter à voragem desse buraco negro que me consumiu nos últimos anos, em um frenesi diário sempre à cata de novos assuntos e velhas lembranças.
 
Ao contrário do Caetano Veloso, hoje o que eu quero mesmo são “tardes mornais, normais”. Em outras palavras, estou aos poucos me desapegando do velho e cada vez mais desimportante Blogson Crusoe. E quando eu pensei em comentar sobre isso, a primeira coisa que me veio à mente foram estes versos do Vitor Martins: 
 
Você foi saindo de mim
Devagar e pra sempre
De uma forma sincera
Definitivamente
Você foi saindo de mim
Por todos os meus poros
E ainda está saindo
Nas vezes em que choro
 
Se alguém não conhece essa música (precisa conhecer!), aí vai o link de uma versão ao vivo e a cores, com o auxílio luxuoso do Paulinho da Viola no solo de cavaquinho, ele também especialista em música de corno (que o diga o álbum "Nervos de Aço", lançado após uma separação):



 

 

2 comentários:

  1. Rapaz, acho que poucas vezes você foi mais certeiro e preciso em sua seleção musical. As três músicas citadas são as melhores do repertório do Ivan Lins. Difícil decidir qual delas é melhor, qual delas levar para uma ilha.
    Agora, convenhamos, o cara ser chifrado e trocada pela mulher por um bailarino é de foder!!! É para acabar com qualquer autoestima do mais inquebrantável macho das antigas.
    E o Ivan foi um corno tão manso que permitiu que a bisca da Lucinha continuasse a envergar o seu sobrenome.
    Não tenho dúvidas, meu caro : todo castigo pra corno é pouco!!!
    Mas acho que ainda gosto mais de Bilhete, na voz da bem fornido Fafá de Belém. Grande Fafá!!! Enorme!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "bilhete" da Fafá é realmente espetacular. Com ela não tem miséria, suas interpretações são esparramadas, transbordantes, viscerais. Mas a conexão dos meus sentimentos atuais (em linhas gerais) e o blog está retratada mesmo é na música "Saindo de mim", como se fosse o final de um ciclo ou órbita de cometa.

      Excluir

OURO DE TOLOS

  Algumas das minhas matérias-primas favoritas para publicar no Blogson sempre foram frases inteligentes ditas por personalidades famosas, i...