sexta-feira, 7 de julho de 2017

TEMORES - FERNANDO CARAMURU

Fernando Caramuru é um sujeito simpaticíssimo que conheci quando ele ainda era o diretor de um colégio que ficava bem em frente à nossa casa e onde minha mulher dava aulas de português. Já naquela época, no início da década de 1970, os alunos eram aquele aborrecimento que só os que moram nas proximidades de um colégio conhecem (creio que hoje está pior). Por isso, em virtude das aporrinhações da meninada (ovos, bombas, correria, gritaria, etc.), eu dizia que ele era "meu melhor inimigo" ou "meu inimigo predileto", não me lembro mais. E ríamos dessa idiotice.

Já disse umas mil vezes que minha mulher é uma das pessoas mais inteligentes que conheço, dona de uma inteligência muito superior à minha - que (como diria o Gilmar Mendes), "modéstia às favas", é bem "boazinha". Pois bem, minha mulher tinha e tem a maior admiração por esse cara. Lógico que eu só poderia sentir respeito por ele. Fazendo uma auto-citação, eu só sinto respeito pela Inteligência.  Mas havia ainda mais algumas coisas com o Caramuru: ele é um grande, um excelente educador, uma pessoa de quem, instintivamente, você quer ter por amigo. Incrivelmente simpático, muuuito culto, dono de uma linguagem refinadíssima e... poeta! E dos bons!!!

Hoje o colégio não mais existe, mas tenho a sorte e a alegria de tê-lo como amigo de Facebook (só isso já faria ter valido a pena de criar um perfil nessa rede), o que me permite ler alguns poemas que posta de vez em quando. E este é um deles.

Curiosamente, como talvez se lembrem meus 2, 3 leitores, já tive vontade de escrever um texto sobre meus medos, sobre o impacto e os efeitos que o Medo causou em minha vida. Apesar de já ter até um título escolhido ("Sob o domínio do medo"), desisti. O que foi positivo, pois eu não teria a competência de criar um texto à altura deste magnífico poema do meu amigo de Facebook e meu inimigo predileto Fernando Caramuru. Olha que maravilha! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOTHER NATURE

  Mesmo que seja esse um pensamento idiota, a Natureza sempre teve para mim um "comportamento" semelhante ao de uma   Inteligência...