quarta-feira, 8 de maio de 2019

OS GRANDES FILÓSOFOS E SUAS FRASES INSPIRADORAS



LAO-TSÉ (?-531 a.C.)
Preocupe-se com a aprovação das pessoas e você será prisioneiro de si mesmo.

CONFÚCIO (551-479 a.C.)
A maior glória não é ficar de pé, mas levantar-se cada vez que se cai.

 SÓCRATES (469-399 a.C.)
A verdadeira sabedoria consiste em saber que você não sabe de nada.

PLATÃO (427-347 a.C.)
Uma vida não questionada não merece ser vivida.

ARISTÓTELES (384-322 a.C.)
A dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las.

MARCO PÓRCIO CATÃO - CATÃO, O VELHO (234-149 a.C.)
Depois que eu morrer, prefiro que as pessoas se perguntem por que não tenho um monumento, e não por que o tenho.

EPÍTETO (50-130 a.C.)
A verdadeira riqueza não consiste em ter grandes posses, mas em ter poucas necessidades.

SANTO AGOSTINHO (354-430)
Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.

SÃO TOMÁS DE AQUINO (1225-1274)
Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la.

RENÉ DESCARTES (1596-1650)
Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão: todos estão convencidos de que a tem de sobra.

DAVID HUME (1711-1776)
Todos nós temos uma prodigiosa parcialidade em favor de nós mesmos.

IMMANUEL KANT (1724-1804)
O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.

GEORG HEGEL (1770-1831)
O que a história ensina é que os governos e as pessoas nunca aprendem com a história.

FRIEDRICH NIETZSCHE (1844-1900)
Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.

LUDWIG WITTGENSTEIN (1889-1951)
Os limites do meu conhecimento são os limites do meu mundo.

THEODOR ADORNO (1903-1969)
Liberdade não é poder escolher entre preto e branco, mas sim abominar este tipo de propostas de escolha.

JEAN PAUL SARTRE (1905-1980)
Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.

MICHEL FOUCAULT (1926-1989)
A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia.

OLAVO DE CARVALHO (1947-)
A quem me chama de desocupado não posso nem responder que desocupado é o cu dele, já que não para de cagar o dia inteiro...

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Um astrólogo que se auto-proclama filósofo? Eu nunca acreditei em horóscopo. Como posso ter o mínimo de respeito por esse senhor que cospe ódio e rancor e que talvez já dê mostras de senilidade? Impossível!

      Excluir
    2. Acredito que a notoriedade não tenha feito bem a este senhor. Antes de ser eleito a guru de Bolsonaro, ele tinha um discurso mais coerente, mais moderado; muito se aproveitava do que ele escrevia.
      Se quiser ler alguns artigos dele da era pré-Bolsonaro, há uma boa coletânea no link abaixo. Você pode ler on-line mesmo ou até baixar. São artigos avulsos, sem ordem cronológica, você pode lê-los aleatoriamente.
      https://drive.google.com/file/d/0B0x6cbjba6MeQUNOUGo0ODllQ0k/view

      Excluir
    3. Eu sou um ignorante que não se orgulha de sua ignorância. Antes, lamenta-a. Existem muito mais livros que eu gostaria de ler do que jamais conseguirei. Por isso, recuso-me hoje a encarar livros e textos que me provocam engulhos já no início. Mesmo constrangido, preciso dizer que sua sugestão é uma dessas obras. Comecei a ler, mas fui sentindo uma repulsa crescente e parei. Comecei a ler um livro sobre o Stephen Hawking escrito por sua ex-esposa e também abandonei, pois era chato demais. Comecei a ler uma versão eletrônica do Mein Kampf, pois queria descobrir como e onde surgiu na vida do psicopata Hitler o ódio aos judeus. Li um bom pedaço, mas desisti. Vou morrer sem saber, mas, como diria o astrólogo, foda-se. Não tenho mais (nunca tive, na verdade) todo o tempo do mundo.

      Excluir

A COMPLICADA ARTE DE VER - RUBEM ALVES

Recebi de minha mulher um vídeo onde a atriz Alessandra Maestrini lê o texto transcrito a seguir. Alessandra Maestrini é a intéprete da hilá...