terça-feira, 14 de maio de 2019

O CULTO DA PERSONALIDADE


Já repeti esta frase umas dez vezes, mas é sempre atual e pertinente. Por isso, aí vai mais uma: “a internet te colocou em contato com pessoas que antes estavam a uma distância segura”. É isso que tenho sentido desde o momento em que criaram para mim um perfil no Facebook. Obviamente, se participasse do Tweeter ou Instagram, sentiria as mesmas coisas que o fakebook provoca em mim: espanto, horror, medo, ódio, desprezo, consternação, desânimo e risadas, muitas risadas. E tudo começou na era petista, anabolizado depois pela Dilma.

Putz, o tanto que eu babava de ódio ou desprezo pelos textos endeusando o Lula e pelas pessoas que os publicavam só podia ser dimensionado em potência de dez, tipo 10 elevado à trigésima potência, coisa assim. O que eu nunca poderia imaginar é que isso ainda era pouco se comparado à mitificação do Mito, ao endeusamento de um boçal. E, pior ainda, ao ler os comentários chulos e vulgares de um astrólogo de extremíssima direita, considerado “o” guru do atual governo. Pelos palavrões que utiliza sem parcimônia poderia ser chamado “curu”.

Sinceramente, eu sempre achei a Esquerda uma merda, mesmo não precisando ir ao seu extremo. O que eu nunca sonhei é que a Extrema Direita poderia ser uma merda igual (ou pior), apenas com o sinal trocado. E parece que em todos os lugares do mundo onde os extremos ideológicos (ou religiosos) tiveram a triste chance de exibir sua visão deformada (por parcial) do mundo aconteceu um fenômeno bizarro, hilário ou amedrontador, dependendo do aparato utilizado para seu surgimento. Esse fenômeno é o culto à personalidade do bam bam bam do momento.

Pelo que li, vários líderes políticos se esmeraram em atingir o patamar de “deuses” de suas populações. Além de uma profusão de bustos, estátuas e mausoléus suntuosos, “o culto inclui cartazes gigantescos com a imagem do líder, sua constante bajulação por parte de meios de comunicação e muitas vezes perseguição aos dissidentes. Stalin, Adolf Hitler, Benito Mussolini, Mao Tsé-Tung tomaram medidas que levaram ao culto de sua personalidade, assim como Saddam Hussein, Nicolae Ceausescu e Kim Jong-il”.

A Coreia do Norte é o país onde esse culto à personalidade atinge a nota máxima da hilaridade. O nascimento de Kim Jong-il. pai do atual dono do pedaço, por exemplo, teria sido anunciado “por uma andorinha, que fez com que o inverno mudasse para a primavera, uma estrela iluminasse o céu e um arco-íris duplo aparecesse espontaneamente.

Impossível não ter “frouxos de riso” ao ler uma sandice dessas! Se bem que nunca se pode dizer que um país onde se executa um alto funcionário com um tiro de canhão anti-aéreo está a uma distância verdadeiramente segura para que se possa tirar um sarro dessas maluquices. Sei lá, não é mesmo? Como diria alegremente o astrólogo: “quem tem cu, tem medo

Mas dureza mesmo é perceber que esse culto à personalidade ainda que de forma incipiente está presente também neste país idiota. Dois posts que vi recentemente no Facebook, além de confirmar esta tese me deram vontade de comentar alguma coisa sobre eles, mesmo sendo uma pessoa radicalmente moderada, sempre disposto a tentar suavizar opiniões extremadas sobre política e religião.

Na prática, o que eu sou mesmo é o mala da internet, aquele que diz não quando a maioria diz “sim”; ou que diz “sim” quando todos estão babando o “não” mais passional. Talvez esse comportamento seja normal no planeta de onde vim. Porque eu acho que não sou mesmo deste mundo, tão estranho ele se me apresenta. Mas estou enrolando sem entrar no assunto que finaliza este texto.

Os posts que mencionei são dedicados ao Lula e ao Bolsonaro. O do Lula é uma gozação feita em cima do Bozo. Uma boa piada, diga-se. O que me incomodou foi a frase que alguém postou imediatamente após a imagem do Twitter: “Como não amar esse homem?” Minha primeira reação foi pensar em vomitar, de tão incomodado fiquei. Os seguidores do petista são tão devotos, tão religiosamente crentes em tudo o que ele diz ou faz, que tornam impossível uma convivência pacífica com quem não segue o messias da Esquerda. Olha a imagem que saiu no Facebook:

Mas o primeiro prêmio da falta total de senso coube a quem publicou este post (compartilhado por meus amigos bolsonaristas!!!). Depois da imagem, um texto tão infantil que lembra uma oração feita por uma criança de dez anos. E como é de autora desconhecida, poderia dizer que é "oculto da personalidade" (muito ruim!). Olhaí:

O PESO DE UMA NAÇÃO
Essa foto me chamou muita atenção, pensei comigo, o que deve passar na mente desse homem?
Todos os dias é uma luta contra aqueles que desejam o “bem” para o País.
Sobe forte ataque da mídia o que faz esse homem ainda acreditar? Qual seu desejo? Uma nação que foi acostumada a ser enganada e ainda estar lá... Lutando, sozinho. O tempo trará todas as respostas que desejamos, foram 57 milhões de pessoas (inclusive eu) a acreditar nesse homem abençoado. Jair Messias Bolsonaro o Brasil é pesado né, meu amado? Como é difícil tirar das entranhas do palácio os egos, cobiças, e artimanhas... Como é difícil acordar e ter parte da população lhe xingando nas redes sociais e nas ruas. Ahhh, Presidente, o Senhor está sendo até mais forte do que eu imaginava! Sua posição é guardada por Deus, e os anjos guardam seus projetos e propósitos. Não se sinta cansado! Assim como Moisés em batalha cansou seus braços e o povo o ajudou a segurar erguido, nós estamos aqui, Presidente, para segurar seu braços cansados. Nós te amamos!
A Nação te escolheu, e nem você acreditava nisso tudo né? Uma loucura. Mas lá na frente, se Deus permitir e eu estiver bem velhinha,vou contar sua história, da qual fiz parte.
(Autora desconhecida)

Meu amado”, “Nós te amamos!” O que eu posso dizer depois dessa leitura? Só isso: que vergonha, meu Deus, que vergonha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM ROBOI NA LINHA!

  Você já ouviu alguém usar a expressão “tem boi na linha” ? Embora pareça uma exclamação advinda do nosso pujante agronegócio, está mais pa...