quinta-feira, 27 de outubro de 2016

UTRILLO NO MUQUE

Lá em 1969 (o ano é esse mesmo), meu irmão entregou-me um pequeno recorte de revista (uns dez por oito cm) onde se podia ver um quadro do pintor francês Utrillo, e pediu que eu o ampliasse para ele. Mas era uma pintura, tinha cores! Além disso, não sou desenhista nem pintor, sou apenas um rabiscador. Não me lembro mais o que conversamos, só sei que peguei o lápis de sobrancelha de minha tia e fui ampliando aquela coisa. Mesmo que eu não tenha gostado, creio que meu irmão ficou satisfeito com o resultado. Ele, meus pais e minha tia (que ainda não tinha notado o estrago em seu lápis).

Sinceramente, como ampliação feita "no muque", sem nenhum artifício (eu não conhecia nenhuma técnica para isso), até que não ficou tão ruim assim. O defeito principal é que a igreja de Sacre Coeur (creio ser essa) foi deslocada do centro do desenho e perdeu parte da torre, pois não dimensionei antecipadamente o papel. Como os pais sempre acham linda qualquer merda que o filhinho faça, puseram essa joça na moldura e penduraram na parede da sala da casa onde viveram os últimos anos de suas vidas.

Anos depois, meu irmão viajou com a família para a França, onde provavelmente cumpriu o ritual de todo turista: Torre Eiffel, Louvre, etc. Quando voltou, comentou ter tentado comprar uma reprodução do tal quadro. Doce ilusão! Não existia. Na minha sincera opinião, o Utrillo foi um pintor de segunda categoria. Pensei isso depois de tentar achar o tal quadro na internet. Aparentemente, ele só mudava a tela e o cavalete de lugar, pois a catedral de Sacre Coeur é tema mais que recorrente em suas pinturas e sempre fica ao longe, o que permite pegar o casario das ruas e becos que levam a ela.

 Abaixo, um "print screen" dado na pesquisa de imagens do Google. Ele pintava outras coisas? Sim, claro, mas tenho a sensação que seu ganha-pão eram as paisagens urbanas pouco inspiradas e repetitivas.



Depois da "prova do crime" do francês, uma foto ruim feita com celular, uma cópia ruim do desenho (ruim) que eu fiz. Como disse, tentei achar o quadro que serviu de modelo, mas desisti.

Para finalizar, fica a explicação: este post é apenas um registro das minhas memórias e entra no blog só na base de material para depósito ou arquivo morto (-"bota ali naquele canto"). É isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...