domingo, 23 de outubro de 2016

ENCONTRO NÃO MARCADO

- Bom dia!
- Ahn? Bom dia...
- Está muito quente hoje, não?
- Verdade, muito quente!

... (silêncio)

- O senhor me lembra meu avô.
- Agora você me pegou! Isso talvez seja um elogio, mas imagino que tenho idade para ser seu pai!
- Desculpe, foi sem querer! Que vergonha...
- Não precisa se desculpar, meus cabelos brancos podem tê-la confundido.
- É que eu sempre vejo o senhor sentado aqui na praça.
- Ah, sim, eu moro aqui perto e gosto de vir para cá e curtir o vento.

... (silêncio constrangido)

- Eu sempre senti vontade de conversar com o senhor.
- Que surpresa ouvir isso de uma moça tão jovem!
- É que o senhor transmite uma paz, uma serenidade...
- Talvez por já não ter esperança de mudar nada.
 - Será? Às vezes eu me sinto terrivelmente só, desejando ter alguém para conversar, para desabafar...
- Quando uma moça jovem e bonita como você se sente “terrivelmente só” é sinal de que há dores de amor ainda não curadas, acertei?
- Na mosca!

... (silêncio)

- Já percebi que o senhor não gosta muito de fazer caminhadas aqui na praça...
- Verdade, meus joelhos doem um pouco. Eu venho sempre aqui na esperança de encontrá-la de novo, mas isso é só uma maluquice de gente velha.
- Não há nada de maluquice em desejar um reencontro.
- Às vezes eu vou a lugares que frequentávamos, mas sempre me lembro de que nunca dei atenção a ela quando podia. Ela estava sempre ali e eu nem ligava. Sem que eu me desse conta disso, ela foi se afastando de mim, se afastando até sumir.
-Que triste! Mas ela mora por aqui? Talvez faça caminhada em outro horário!
- Não se trata disso, eu sei que nunca mais a encontrarei.
- Talvez se...
- Não há talvez!
- Desculpe-me se eu me intrometi, eu só queria ajudar.
- Eu sei, não precisa se desculpar.

... (silêncio constrangido)

- Eu só queria conversar com o senhor, não queria deixá-lo triste.
- Não se preocupe, foi bom conversar com você, mas agora eu tenho que ir.
- Se o senhor vier amanhã, eu prometo que não vou importuná-lo.
- Você não me importunou, pelo contrário! Apenas tornou mais vivas as lembranças que tenho dela.
- Então foi ...ruim?
- Vou te dar um conselho: você tem a juventude que tudo pode, tudo conserta, tudo supera. Não se deixe abater nem ficar sofrendo por ninguém, porque, sinceramente, nós homens não merecemos.
-Vou tentar não esquecer!


O velho se afasta meio oscilante, pensando em tudo o que disse e ouviu.
- Como eu poderia dizer a ela que estava falando apenas da minha juventude? Ela nunca entenderia e ainda acharia que eu estou esclerosado!

- Boa moça! Quem me dera que eu tivesse idade para ajudá-la a limpar o coração...

Um comentário:

  1. "E eles têm razão
    Quando vêm dizer
    Que eu não sei medir
    Nem tempo e nem medo
    (...)
    Vou levando assim
    Que o acaso é amigo
    Do meu coração
    Quando fala comigo
    Quando eu sei ouvir"
    "J"

    ResponderExcluir

TEMAS QUE NÃO PRETENDO AMPLIAR

  Alguns pensamentos meio caóticos ou delirantes têm invadido minha mente. Se fosse outro o tempo, ficaria divagando e escrevendo abobrinhas...