sexta-feira, 12 de setembro de 2014

POLIEDRO


De vez em quando eu penso em alguma ideia maluca que logo transformo em “teoria”, sem me preocupar em analisar se está ou não correta (deixo isso para meus 2,4 leitores). Ainda bem que eu não penso em teoremas...

Pois bem, recentemente, li uma notícia que me deixou meio perplexo – pelas implicações culturais ou sociológicas, sei lá – e meio puto – pelo oportunismo e falta de vergonha na cara de muita gente. A notícia trata de um show da antiga banda de apoio do Elvis Presley, onde seriam tocados os antigos sucessos do rei brega do rock.

Numa boa, alguém aí reconheceria um, apenas um músico que tocou com o Elvis? Acredito que nem o falecido reconheceria. O problema do show é que seriam utilizados recursos de holografia para “materializar” o morto no palco (fiquei pensando o sucesso disso em terreiros de umbanda ou em cultos evangélicos televisivos). 

Há muitos exemplos de cantores e antigas bandas que excursionam pelo mundo em turnês caça-níqueis, mas não vem ao caso citar nenhuma e nem vale a pena pensar na versão geriátrica de seus antigos sucessos. O que mexeu comigo é a sensação de, cada vez mais, mergulharmos em um mundo virtual, bem ao estilo “Matrix”, onde nunca – ou quase nunca – saberemos se o que recebemos pelos mais diferentes tipos de mídia vem de uma experiência real.

Com tanta tecnologia, tanta informação veiculada em quantidades e velocidade cada vez mais alucinantes, fica difícil ou virtualmente (perdão pelo trocadilho) impossível separar o que é REAL da mistificação, da impostura, da má-fé e, por que não?, da molecagem, da brincadeira e da sacanagem.

Por conta dessa sensação, fiquei matutando que não somos mais tão diferentes dos homens das cavernas. Pelo contrário. O mundo, para eles, era do tamanho de sua percepção, obtida apenas com o uso dos sentidos; todo o resto era apenas interpretação e fantasia.

E aí surgiu a ideia do poliedro. Depois de milhares de conquistas culturais e tecnológicas que nos tiraram definitivamente das cavernas e outros abrigos naturais, tenho a sensação de que estamos (talvez já tenhamos chegado lá) voltando à situação em que só podemos ter certeza do que está no raio de alcance de nossos sentidos.  Viveríamos dentro de uma bolha de realidade, cercada de incertezas por todos os lados.

Mas onde entra o tal poliedro? Bom, por sua forma esférica a tal bolha só poderia interagir com outras tantas ao tangenciá-las, ao "quicá-las" igual em um jogo de sinuca. Só um ponto de contato? A imagem não era boa nem prática. Pensei em um cubo. Já dava uma interação legal, mas ainda estava meio limitado. Aí me ocorreu a ideia do poliedro, com muitas faces para seu ocupante interagir com os ocupantes de outros poliedros, cada face servindo para transmitir a realidade de cada um. A tal bolha seria um poliedro de realidade. Meio louca essa "teoria", não?

Mas, por conta da picaretagem musical citada anteriormente, lembrei-me de uma banda muito louca das décadas de 60/70, cujo nome era “The Mothers of Invention”. Depois que os Beatles lançaram o álbum “Seargent Pepper’s" com sua capa cheia de colagens, os Mothers lançaram um disco cuja capa parodiava o dos Beatles. O nome era “We’re only in It for the Money”. O resultado foi, se não me engano, um processo por plágio. Só que a coisa era apenas uma piada, uma gozação, uma paródia. 

Hoje (sempre?), ao contrário, o que mais rola são bandas e cantores que deveriam abrir seus shows com essa frase, toda iluminada e piscando: “Só estamos nisso pelo dinheiro”. E, no caso do Elvis, os promotores do show holográfico poderiam ter a decência de usar uma chamada assim: “venha matar a saudade do Rei do Rock! Grande show ao morto!” (o oposto de apresentação ao vivo, entendeu? Duh!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...