quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

SINFONIA

 
O Samba de uma Nota Só composto por Tom Jobim é (para mim) uma de suas composições mais geniais. Sem querer bancar o entendedor, o que me encanta nessa música é o fato da linha melódica da primeira parte se resumir apenas a uma nota  (de “Eis aqui este sambinha...” até “Mas a base é uma só”). O que muda são as outras notas que compõem os acordes. Aliás, informação prestada na própria letra (“outras notas vão entrar”).
 
Novamente, sem querer bancar o “gato mestre”, creio ser essa a única situação em que ficar “batendo na mesma tecla” funcione. Hoje, cada vez mais, eu sinto que precisamos ter a mente aberta (papo de neurocirurgião), reavaliar conceitos, espanar ideias preconcebidas, deixar de ter “aquela velha opinião formada sobre tudo”, como cantou o incensado Raul Seixas.
 
Rever crenças antigas, examinar outras trilhas por onde caminhar deveriam ser práticas e comportamentos  adotados se não por todos, pelo menos pelos mais inteligentes e bem preparados – e líderes políticos (nem sempre inteligentes, nem sempre bem preparados).
 
Precisamos oxigenar nossos cérebros, deixar o sol entrar em nossa mentes (como cantava o grupo 5th. Dimension – “let the sunshine in”). A vida é uma sinfonia tocada por todo tipo de instrumentos, não apenas por um.
 
E se quer saber por que escrevi este texto, eu explico. São quatro horas da madrugada e eu estou acordado desde a 01h30. Bom sono, bons sonhos!.

3 comentários:

  1. Gosto de ouvir esse sambinha na voz de João Gilberto. Você fez um link interessante aí entre a nota só e a mente aberta para novas notas. Coisa de cronista insone...
    Também acho que arejar a mente é fundamental. Não sou um conservador radical, progressismo na medida certa é útil. Mesmo porque, chega uma hora que todo progressismo se torna outra vez, conservadorismo.

    vai dormir, rapaz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô indo é pro hospital! Daqui a pouco minha mulher fará uma pequena cirurgia.

      Excluir

BLONG

Parece que foi ontem que eu era um avô sem netos. Por isso mesmo, dizia estar tão carente que acabaria criando uma ONG tipo "Avós de em...