quarta-feira, 6 de julho de 2022

SÍNDROME DO IMPOSTOR

 
Às vezes você (“você” no sentido genérico, pois “ninguém” está apontando o dedo para você – no sentido não genérico), repetindo, às vezes você lê notícias que fazem seu peito estufar de orgulho (isso também pode acontecer quando você – no sentido não genérico - está disputando com alguém para saber quem prende a respiração por mais tempo).
 
Não sei se isso acontece com vocês (no sentido não genérico), mas comigo acontece (este texto está parecendo uma corrida obstáculos ou floresta ou de parênteses!). Por exemplo, fico super orgulhoso quando leio a notícia de que o Brasil é o país mais ansioso do mundo. E não é qualquer zé ruela que está dizendo (deixo claro que esse “zé” não sou eu), são organizações de respeito e elevada consideração.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), “o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 9,3% da população ansiosa, aproximadamente 19,4 milhões de pessoas”.
 
Ao ler essa notícia minha primeira reação foi dizer “Opas, nós somos fodas mesmos!” (acho que alguns plurais poderiam ser mais singulares, mas deixa pra lá). Já pensaram nisso, caras leitoras e caros leitores? Pelo menos em noticias negativas o Brasil manda bem (talvez fosse melhor dizer manda mal).
 
Apesar de feliz com essa notícia, devo dizer que ela apenas confirma um sentimento que tenho talvez desde quando ainda estava no útero. Eu tenho tanta ansiedade que nem sei por que não nasci prematuro! Eu esguicho ansiedade. E o motivo dessa ansiedade pode ser a síndrome do impostor.
 
Como é, nunca ouviu falar nisso? Nem eu, mas que ela existe, existe. É como no caso das bruxas - “Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay” (essa frase está mal encaixada no texto, mas eu estava louco para usá-la). No caso dessa síndrome eu até acredito e me alegro de saber de sua existência. E o motivo é que ela enriquece meu currículo psiquiátrico ou psicológico.
 
Já disse uma vez e vou repetir (deve ser a síndrome do impostor se manifestando): eu sou meio que uma apostila ambulante de distúrbios psicológicos leves. Embora não seja profissional da área, já identifiquei neurose não curada (não tinha mais grana para pagar o psicanalista), transtorno obsessivo compulsivo leve, depressão moderada, antipatia pelo PT e pelo Bolsonaro (opa, isso não é distúrbio mental, é só bom senso!), um pouco de transtorno bipolar (o antigo maníaco-depressivo), uma pitada de síndrome do pânico (acho que não tenho mais), algumas fobias, medo generalizado e 103 kg de ansiedade (se vacilar, até espinhela caída e 
dupla personalidade eu devo ter).
 
Então, enriquecer meu currículo é uma coisa que me faz bem, mesmo que eu não precise mais dele para nada. Mas estou falando mais que papagaio de puta e até agora não expliquei o que é a tal “síndrome do impostor”. Só posso dizer que é a minha cara. Deixando a enrolação de lado, descobri o seguinte:
 
“Síndrome do impostor é a sensação de que a qualquer momento alguém vai descobrir que você é uma fraude” e identifica “o medo de ser ‘descoberto’ ou ‘desmascarado’. É justamente essa sensação de que, mesmo que você seja muito bem preparado e tenha uma carreira de sucesso, a qualquer momento alguém vai descobrir que, na verdade, você é uma fraude e que não merecia estar onde está. E esse sentimento é supercomum”.
 
Que posso dizer depois disso? O que é um sujeito que se acha engraçado, um sujeito que acredita escrever bem, tão bem que resolve criar cinco blogs só para passar a limpo a tranqueira que já produziu? Talvez melhor fosse passar a borracha – ou a régua em tudo (este comentário ficou muito escolar!). Um cara desses (eu, no caso) só pode ser um impostor, mesmo que até agora não identificado, só pressentido.
 
Aliás, essa também é a opinião da minha segunda personalidade. E como nós estamos momentaneamente de acordo, é melhor terminar logo este texto. E eu falo “nós” sem ter pedido a opinião dos leitores e leitoras desta bagaça. Fui, ou melhor, fomos.
 

13 comentários:

  1. não sei na sua idade
    to na casa dos 40
    tento filtrar a informação que entra na minha mente
    controlo dieta (testei e testo varios metodos)
    uso suplementos antes de dormir (gaba + melatonina)
    faço esporte (musculação)
    tento sempre controlar meus pensamentos e mantenho habitos saudaveis
    sinto mais tedio q ansiedade no final de tudo

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que sou diferente de você nesse “quesito”. Para explicar minha ansiedade (criticada até por meus filhos), vou reproduzir um diálogo encontrado em uma tirinha das “Cobras”, que foi desenhada pelo Luis Fernando Veríssimo. Uma das cobras é “Dudu, o alarmista”. No primeiro quadrinho, Dudu (sem estar visível) vem acelerado, gritando: ESCÂNDALO!
      As outras cobras comentam: “É Dudu, o alarmista”.
      No segundo quadro aparece Dudu. Olho arregalado, “cabelo” alvoroçado, gritando de novo: ESCÂNDALO!”
      As outras cobras perguntam: “O que é, Dudu?”
      No terceiro quadrinho, aparecendo agora só o rabo, ele explica: “Não sei, ainda não li os jornais de hoje!”
      Assim são os ansiosos crônicos. Abraços.

      Excluir
    2. auto condicionamento mental

      Excluir
    3. tenta meditacao ou rezar regularmente

      Excluir
    4. https://www.google.com/search?q=Exerc%C3%ADcios+Espirituais&sourceid=chrome&ie=UTF-8

      Excluir
    5. https://www.amazon.com.br/Controle-Cerebral-Emocional-Psicologia-Aplicada/dp/8515003341/ref=sr_1_1?qid=1657128374&refinements=p_27%3ANarciso+Irala&s=books&sr=1-1&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.6a09f7ec-d911-4889-ad70-de8dd83c8a74

      Excluir
    6. Obrigado, Scant! Reiterando que já disse, você deve ser um cara bom para ter como amigo no mundo real. Eu gostei muito da ideia da meditação e já pensei várias vezes em fazer. Só não sei como. Acho que a programação neurolinguística funciona (se você se dedicar a ela), mas tenho alguma resistência a envolver Deus no processo de fazer um retiro espiritual ou praticar os exercícios de Santo Inácio de Loiola, justamente por ter de utilizar textos "sagrados" para isso. Obrigado pelo interesse. Abraços.

      Excluir
    7. https://www.google.com/search?q=medita%C3%A7%C3%A3o&sxsrf=ALiCzsaxvwDwfyi1FDhfJzSMdxQiO8UYog:1657137068250&source=lnms&tbm=vid&sa=X&ved=2ahUKEwjt-q_ShOX4AhX1A7kGHcZfA0EQ_AUoAXoECAIQAw&biw=1517&bih=736&dpr=0.9

      Excluir
    8. Obrigado, Scant. Aproveitando, duas perguntas:
      Você medita?
      O blog "Mano Organizado" é seu?

      Excluir
    9. meditação - meditar é pensar: todo mundo medita, alguns meditam meditam melhor que a maioria (budistas, monges católicos, filósofos etc) - estudar técnicas de meditação ajuda a meditar melhor.

      Mano Organizado - é meu

      Excluir
  2. Eu não tenho o menor medo de que me descubram um impostor. Sabe por quê? Porque eu mesmo, há tempos, já me dei conta de que sou um. E continuo me arrastando nesse papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc não é um impostor
      vc é o Marreta do Azarão
      tenho certeza disso

      Excluir
    2. Você não deixa de ter uma certa razão. O Azarão, talvez, seja a minha real identidade e vocação; o único papel que eu não tenho que representar.

      Excluir

ZERO RELEVÂNCIA

  Olha que interessante: por não ter mais inspiração para tentar ser poeteiro (cuidado com o entendimento!), pedi à Inteligência Artificial ...