domingo, 24 de julho de 2022

O SALVADOR

 
Minha mulher já vinha a algum tempo reclamando da lentidão de seu notebook, que demorava uma eternidade para inicializar, arquivos grandes gastavam vários minutos para ser salvos, etc. Já exasperada com o desempenho de seu computador, deu a cantada:
 
- Você bem poderia me dar de presente um notebook novo. Presente de aniversário, de dia do nosso casamento e dia dos namorados!
 
Não tinha como recusar aquela “oferta”, pois sou a pior pessoa do mundo para comprar presentes. Como já contei aqui no blog, desde o início do namoro, devo ter comprado para ela quase quinhentos presentes, computados todos os aniversários, Dias dos Namorados, Natal, Dias das Mães e aniversários de casamento. Essa é uma estimativa bastante razoável, pois leva em consideração apenas um presente para cada pessoa (quantidade subdimensionada) e o efeito multiplicador provocado pelo nascimento dos filhos. E ainda dei um desconto de 20% no total encontrado (544)!
 
Agora, o atestado de incompetência: desse mundaréu de presentes comprados desde 1970, acertei apenas cinco, dois deles graças à ajuda de amigas de minha mulher. Por isso, a sugestão da compra de novo notebook foi recebida com alívio e entusiasmo.
 
Equipamento novo recebido, meu filho teve a “brilhante” ideia de limpar e formatar o antigo, passado agora para meus domínios. E o computador velho onde estou batucando este texto seria (será) levado por ele, pois é antigo, funciona com uma versão do Windows não mais atualizada pela Microsoft, etc.
 
Próximo passo (“Oh, Deus, por que me abandonastes?”): copiar para o novo notebook todas as fotos dos dois computadores. Só a cópia de um deles para um HD externo demorou quase um dia. E assim, foram transferidas umas dez mil fotos, algumas com mais de dez cópias iguais, pois minha mulher tem perfil acumulador e salva mais de uma vez em várias pastas, com medo de perder as imagens, qualquer imagem.
 
Esse desejo comprovou-se impraticável por ocupar todo o HD do “presente”. A solução foi eliminar as imagens iguais. Tentando ajudar, copiei umas três mil fotos divididas em oitocentos arquivos de imagens escaneadas, alguns com duas, três e até quatro fotos por página escaneada. Resultado final do meu trabalho: 925 retratos sem repetição (ela ainda está às voltas com outras seis mil imagens). Sinceramente, mais que programa de índio, fazer isso foi pura diversão.
 
Mas agora é que vem o motivo deste post: como eu passarei a usar um notebook mais novo e mais moderno que o desktop que estou usando agora, todos os seus arquivos foram copiados para o HD externo – pastas pessoais, arquivos do Blogson, “textos para ler”, poemas de diversos autores, letras de música, cifras de violão, fotos das famílias de meus pais, literatura das boas e um arquivo obtido em um site alemão, com a cópia integral em Word do livro “200 Crônicas Escolhidas” de Rubem Braga (de onde às vezes tirava um crônica para publicar no blog).
 
Ontem, conversando com minha mulher sobre as fotos, ela disse que poderia apagar tudo do desktop (as fotos!), pois já as tinha copiado. Beleza! Voltei para o computador, identifiquei a pasta das fotos, cliquei shift-del e tudo foi excluído, porque esse negócio de mandar arquivos para a lixeira é coisa de frouxo.
 
Sabe Deus por que (deve ser punição por orgulho, empáfia e irresponsabilidade), a pasta “Memória”, que guardava os “textos para ler”, poemas e textos de autores consagrados e o arquivo em Word do livro “200 Crônicas Escolhidas” de Rubem Braga foi também excluída, sumiu, escafedeu-se.
 
Com uma dor de corno impossível de cura, só me restou lembrar o que dizia um colega todas as vezes que eu perdia arquivos gigantescos por nunca fazer backup:
- Todo mundo salva arquivos, todo mundo! Até Jesus salva! Só o Botelho que não.

4 comentários:

  1. https://www.controle.net/faq/o-que-e-backup-3-2-1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, o wuindows do meu computador é tão velho que aparece esta imagem "Sua conexão não é particular
      Invasores podem estar tentando roubar suas informações de www.controle.net (por exemplo, senhas, mensagens ou cartões de crédito). Saiba mais
      NET::ERR_CERT_DATE_INVALID". A mesma coisa acontece com a Wikipédia, que também não consigo mais acessar.

      Excluir

IL Y A BEAUCOUP D'ON-DIT, VOLTAIRE!

O ótimo é inimigo do bom. Que devo concluir ao cabo dos meus longos propósitos? Que os preconceitos são a razão dos imbecis.  Toda espéc...