sábado, 30 de julho de 2022

KIT BENGALA

 
“Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor”... Ops, errei a citação, pois eu estava buscando “a palavra mais certa, vê se entende o meu grito de alerta” (acho que agora acertei). E é isso que eu quero fazer: dar um “grito de alerta” para a juventude que inexplicavelmente se transformou em um grupo de doze amigas e amigos virtuais do Blogson (por quem sinto genuína e sincera simpatia mesmo sem conhecer.ninguém – exceto uma, que é amiga do mundo real).
 
Voltando um pouco no tempo, este blog está cheio de dicas, comentários e reflexões sobre o envelhecimento e suas peculiaridades. Mas essas dicas, esses posts - que fizeram meu amigo Marreta dizer que eu tratava o assunto de forma serena, tranquila, quase como se fosse um coach de envelhecimento – repetindo, essas dicas foram ficando cada vez mais desatualizadas à medida que a idade avançava.
 
Quando este blog foi criado eu tinha mimosos 64 anos e falava de coisas e preocupações surgidas a partir dos cinquenta anos. Hoje, o velho Blogson tem oito anos (já é um senhor!), eu tenho 72 anos e não falo nem penso mais como quando tinha cinquenta ou sessenta e quatro anos. Hoje a barra é totalmente diferente.
 
E nem adianta meu amigo Scant, um excelente coach de vida saudável e otimismo sugerir exercícios, leituras, meditação ou suplementos vitamínicos, pois nada mudará, nada fará o relógio do Tempo rodar ao contrário. E esse é o motivo do “grito de alerta”.
 
Hoje, sem nenhum aviso prévio, comecei a mancar da perna esquerda, graças à dor que sentia ao andar ou ao subir um mísero degrau. E aí pensei na dádiva que é ser jovem, ter juventude. Essa idade lembra um carro zero quilômetro onde tudo está na garantia, tudo funciona bem, tudo está zero bala. E tem cheiro de novo. Por isso me senti na obrigação de alertar “essa gente bronzeada” que lê as tranqueiras do Blogson.
 
Este texto é patético? Sim. É fruto de oportunismo devido à falta de assunto para publicar no blog? Em parte apenas, pois graças ao medo de cair e à dor que senti hoje com o simples ato de andar, cheguei até a pensar que está na hora de arrumar um “kit bengala” onde me apoiar, só para tentar minorar o desconforto que sentia.
 
Por isso, minha jovem amiga, meu jovem amigo, só posso te dizer: cuide-se, cuide de sua saúde física e mental, “carpe diem” sim, mas sem excessos sem exageros, pois a velhice é a porta de entrada do mundo das trevas, da saúde frágil, da depressão, da impossibilidade de corrigir os malfeitos da juventude.
 
Hoje é sábado, dia de festas, comemorações, baladas e motéis, um dia totalmente impróprio para que este post fosse publicado. Mas, quer saber? Foda-se, pois todos os dias para mim tem gosto de segunda-feira. Por isso, fica o lembrete: (enquanto é tempo) CUIDE-SE!

3 comentários:

  1. KIT Bengala ficou bom pra... bengala!!!
    "pois a velhice é a porta de entrada do mundo das trevas, da saúde frágil, da depressão, da impossibilidade de corrigir os malfeitos da juventude". Não há o que acrescentar.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Eu sou uma besta! às vezes me distraio e publico um rascunho, em outras resolvo fazer alguma correção do texto introdutório, mas vai sair hoje (se não me engano).

      Excluir

IL Y A BEAUCOUP D'ON-DIT, VOLTAIRE!

O ótimo é inimigo do bom. Que devo concluir ao cabo dos meus longos propósitos? Que os preconceitos são a razão dos imbecis.  Toda espéc...