domingo, 30 de janeiro de 2022

RADICALISMO E GENIALIDADE

O dono de uma das mentes mais brilhantes que já existiram foi Sir Isaac Newton. Era um ídolo para Einstein. Mas se era um gênio indiscutível, era também “uma pessoa detestável, um homem amargo, estranho, recluso”. Tão execrável que depois de assumir o cargo de presidente da Royal Society após a morte de Robert Hooke (a quem detestava profundamente), mandou queimar o único retrato que existia dele. Quando fez 19 anos, Newton escreveu uma lista dos pecados que cometera. Um deles foi o desejo de queimar a casa onde sua mãe e seu padrasto moravam. Com eles dentro, claro. Gente fina!
 
Outro gênio de comportamento irrepreensível foi Albert Einstein. Em 1986 encontraram guardados no cofre de um banco em Berkeley vários documentos seus. Dentre eles, uma lista de exigências que Einstein escreveu em 1914 para “salvar” o seu casamento com Mileva Maric. “Coincidência”: o casal se separou em 1914. Olha a suavidade e carinho contidos nessa lista endereçada à esposa:
A. Cabe a você fazer com que minha roupa esteja sempre limpa e em ordem; eu receba minhas três refeições normalmente em meus aposentos; meu quarto e meu escritório estejam sempre bem-arrumados e, principalmente, que minha escrivaninha seja usada apenas por mim.
B. Você se absterá de quaisquer relações pessoais comigo, a menos que sejam absolutamente necessárias por motivos sociais. Sobretudo, você abrirá mão de minha companhia em casa; sair ou viajar comigo.
C. Você observará os seguintes pontos em suas relações comigo: não esperará nenhuma intimidade de minha parte, nem me repreenderá de forma alguma; parará de falar comigo quando eu lhe pedir; sairá de meu quarto ou de meu escritório imediatamente e sem objeções, quando eu lhe pedir.
D. Você se comprometerá a não me depreciar, com palavras ou atos, diante de nossos filhos.”
 
Impossível não ficar chocado com essas grosserias, para dizer o mínimo. Na minha opinião prova suficiente de que ninguém é genial em tudo o que faz, pensa ou defende.
 
Mas a lista não para por aqui, pois grandes talentos da música e das artes em geral tiveram comportamentos totalmente condenáveis ou, no mínimo equivocados, comprovando que não existe passe livre para cometer burradas, crimes ou atitudes deploráveis só porque se é gênio em alguma atividade ou profissão. Sem detalhar muito, esse é o caso do deus da guitarra Eric Clapton com seu incompreensível e inaceitável comportamento antivacina ou do fabuloso pintor Caravaggio, que não pode ser dissociado dos crimes que cometeu (assassinato, inclusive).
 
Bom, se nem os gênios são geniais ou louváveis o tempo todo, o que se dirá das pessoas comuns, aquelas que hoje alimentam e se alimentam do lixo despejado nas redes “sociais”? Pois é, é aí que eu queria chegar.
 
Eu nunca tenha pensado nisso, jamais imaginaria essa possibilidade, mas ela é plausível e talvez seja mesmo real (esta frase meio enigmática é só para tentar seduzir o provável leitor desta bagaça a não abandonar a leitura deste post).
 
Estou falando de radicalismo, ou melhor, da minha crença de que uma pessoa com pensamento radical sobre ideologia acaba irradiando esse radicalismo para outras manifestações de sua personalidade.
 
Graças à experiência muitas vezes assustadora de ler ou tomar conhecimento das sandices e delírios que algumas pessoas publicam nas redes sociais, desconfio poder afirmar que o radicalismo de alguém é como uma planta que se alastra sem controle por todos os lugares, sem controle. Ao contrário da genialidade, que se apresenta de forma localizada, o radicalismo ultra exacerbado se espraia por todos os lugares, em todas as falas, em todos os comportamentos, em todas as crenças e, por que não? em todas as formas de delírios ou má fé.
 
Cheguei a essa conclusão depois de ler dois “prints de tela" que meus filhos me enviaram via whatsapp. Não sei de quem receberam, mas como são (graças a Deus!) totalmente moderados, equilibrados e gozadores, não tenho dúvida de que receberam esses prints já como piadas prontas, tal o delírio que expressam. Para que ninguém duvide das minhas desconfianças olhai os prints mencionados (mas o assunto não termina aqui):




 




5 comentários:

  1. O contrato de Einstein com a esposa me lembrou muito o contrato de convivência que o Sheldon (da muito boa Big Bang Theory) estabelece/impõe ao seu companheiro de apartamento, Leonard, e à sua namorada, Amy. E talvez não seja coincidência essa estranha simetria. Talvez o criador da série, Chuck Lorrie, tenha se inspirado no contrato de Einstein para escrever o contrato do Sheldon.
    Entendo que seja até normal, mas não podemos cobrar de nossos ídolos a perfeição que nós mesmos não temos. Quem disse que talento, obrigatoriamente, vem acompanhado de caráter? Ou daquilo que nós, eu e você e o grosso da população, os sem talento, julgamos ser um bom caráter?
    Talvez os tão idealizados caráter, princípios, honestidade etc sejam só substitutos para a falta de talento : eu não sirvo para porra nenhuma, mas pelo menos, sou bonzinho.
    Na falta de talento, o cara é simpático.
    Nem todo radical é um gênio, mas, sim, todo gênio é radical. Todo gênio não suporta os seus admiradores. Todo gênio é amargo; não há como não.
    https://amarretadoazarao.blogspot.com/2013/10/imagine-theres-no-lennon.html?zx=49c91e674f25d388

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era exatamente isso que eu queria destacar: se você admira um comportamento ou pensamento de alguém o maior erro que poderá cometer será alinhar-se a tudo o que o ídolo defende. O maluco que “denuncia” que a Esquerda está se preparando para impedir que o pessoal da Direita consiga votar justamente por não ter o comprovante de vacina provavelmente não se vacinou. E não há motivo lógico para que isso não tenha acontecido, exceto o exemplo de um idiota que aparenta ter sérios problemas de natureza psiquiátrica. Ou seja, “meu presidente” não se vacina e contra a vacinação? Então eu sou também. Muito triste. Isso é puro delírio radical.
      Quanto aos gênios, não creio que todos sejam radicais, pelo menos não no sentido político. Para mim os gênios são determinados, obcecados, altamente perfeccionistas e dedicados à sua atividade principal. Talvez isso os leve a se transformarem em malas sem alça, coisas assim.

      Excluir
    2. tudo mentira, blogson é um gênio e sempre suportou seus leitores.

      Excluir
    3. Ahahahahahah!!!!!! Você é um sacana, meu caro Scant!O máximo que eu conseguiria ser é "Eugênio" (se mudasse de nome). A propósito disso, há um caso engraçado que aconteceu quando minha cunhada e seu ex-marido se conheceram. Estavam dançando "cheek to cheek" quando o cara perguntou o nome de minha cunhada. Ela respondeu "Eunice", mas ele entendeu "Eu? Nice". E a chamou de Nice durante algum tempo.

      Excluir
  2. Além do mais, eu adoro meus leitores!

    ResponderExcluir

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...