domingo, 6 de junho de 2021

QUALQUER COISA A GENTE MALHA

 
“Cada época com seu uso, cada roca com seu fuso” diz um ditado quase medieval. Mesmo não sabendo o que significa fuso ou roca utilizei a frase só porque gosto dela. E ultimamente a moda ou uso é identificar ou designar indistintamente como “esquerdalha” todas as pessoas que não vestem o figurino da direita.
 
Juro que não conhecia essa palavra, o que me obrigou a pedir ajuda aos universitários. Segundo encontrei no Google, “Esquerdalha significaria Esquerda canalha. Termo resultante da contração de esquerda com canalha. Utilizado para insultar indistintamente os simpatizantes das ideologias de esquerda. No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social”. Ah, bom!
 
Antes do advento do bolsonarismo olavista delirante, eu conhecia apenas a palavra “petralha”, que segundo o São Google é um “Termo pejorativo cunhado pelo jornalista Reinaldo Azevedo para insultar de forma generalizada qualquer filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Contração de Petista com Metralha (referência aos irmãos Metralha, personagens de histórias em quadrinhos)”. Que coisa!
 
Eu tenho severíssimas e pessoais críticas ao pessoal do PT, especialmente aos petralhas que patrocinaram rombos bilionários nos fundos de previdência privada de algumas empresas públicas. Eu me aposentei em uma dessas e hoje contribuo compulsoriamente com uma grana legal para cobrir a fenda abissal escavada pelos tubarões amigos dos petralhas que estavam comandando o país.
 
Esse é o meu ranço com a moçada do PT. Mas discordo do uso indistinto do neologismo “esquerdalha”, por colocar no mesmo embornal (hoje estou meio antiquado) pessoas de altíssima qualidade, correção e honestidade junto com uma gangue de canalhas. Como todos sabem, além de ser o título de uma música do Walter Franco (https://www.youtube.com/watch?v=G2DSXihDqoA), “Canalha” significa (obrigado, Google!) “Pessoa vil, mau-caráter, desprezível, desonesto, velhaco”.
 
Assim, radicalmente moderado que sou, discordo da generalização de considerar todos os críticos ao atual governo como gentalha, que segundo meu amigão significa agrupamento ou “Reunião dos indivíduos que fazem parte da camada inferior de uma sociedade; as classes mais desfavorecidas; plebe”.
 
Ou seja, considerar que os anti-negacionismo, anti-autoritarismo, anti-radicalismo, os pró-vacina, pró-Ciência não passam de escumalha, Pessoas de baixa estirpe, escória social, ralé, gentalha, plebe, malta, corja” (de novo, obrigado, Google!) é acreditar – mesmo que não sejam - que todos são "farinha do mesmo saco" (é, hoje eu estou mesmo com cheiro de Aqua Velva).
 
E como “pau que dá em Chico dá também em Francisco” (ê lasqueira!), talvez se pudesse chamar esses detratores (não confundir com dê tratores para o Centrão) de “Direitalha” – Derivação sufixal de direita, utilizada pejorativamente como coletivo de indivíduos boçais e agressivos fanáticos pelas ideologias de direita. Particularmente eu acho que algumas pessoas mereceriam ser consideradas "direita canalha", porque mandar mensagem para alguém ameaçando de estupro uma criança de cinco anos ultrapassa toda noção de decência, independente da crença política ou religiosa de cada um. Gente assim só pode ser direitalha, obviamente.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu pedido foi atendido, mas estava plenamente visível. Outra coisa: comentários sujeitos a aprovação só os mais antigos.

      Excluir
  2. "não confundir com dê tratores para o Centrão". Que trocadilho insano hahaha. És um maestro mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Sempre li seus comentários lá no Marreta e nunca tinha vindo aqui. Gostei. Concordo contigo. "Gente assim só pode ser direitalha, obviamente."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luanna, mesmo que seja verdadeiramente moderado em termos de política, eu quase perco o controle quando leio ou ouço as idiotices e barbaridades que os seguidores radicais do Bozo dizem ou fazem. A vida e a política são muito mais que uma disputa de cara ou coroa. Obrigado pela visita! Creio que você gostará dos textos do marcador "Memória", o predileto daqueles que acessam ou já acessarm o blog.

      Excluir

ESTRELA, ESTRELA DE BELÉM!

  Na música “Ouro de Tolo” o Raul Seixas cantou estes versos: “Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. Macaco, praia, ...