sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

"EFEITO FACEBOOK"


Pelo que já vi e li no Facebook, imagino que as redes sociais são um terreno fertilíssimo para sociólogos, psicólogos, antropólogos, “tudólogos” e até para “ociólogos” como eu. E o motivo é a transformação que as pessoas sofrem ao entrar nessas redes. Pessoas que conhecemos há anos, amigos, colegas ou ex-colegas de serviço, vizinhos e parentes mudam ou exibem comportamentos surpreendentes, inesperados e muitas vezes deploráveis, tão grande é a agressividade dos comentários (isso serve para mim também, ok?). Eu chamo a isso de "efeito facebook", pois transforma pessoas normalmente gentis em ogros enlouquecidos, que só faltam matar a dentadas pessoas de quem discordam. Matutando sobre esse fenômeno, ocorreu-me o cartoon apresentado a seguir (deu trabalho!).





2 comentários:

  1. Gostei do "ociólogo".
    Na minha opinião, as pessoas não se transformam depois de entrarem nas tais redes sociais, onde se tornam insociáveis, elas apenas baixam a guarda das convenções sociais, que nos obriga a dar bom-dia, a sermos gentis e minimamente educados quando estamos cara a cara com nosso interlocutor, até porque o sujeito pode ser bem mais forte que nós e uma grosseria pode nos pôr a perder alguns dentes. Com a distância e, muitas vezes, o anonimato garantidos, as pessoas mostram o que verdadeiramente são.
    Por isso, em nada me atraem as redes sociais. Eu já sou insociável no mundo real, não dou bom-dia, não puxo o saco de ninguém etc.
    Bom Natal, Jotabê! (tá vendo só, comigo o mundo virtual faz o contrário, fico gentil).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu estivesse no facebook, eu diria"AH AH AH AH" ao ler sobre sua gentileza. Mas você tem razão, na falta do "olho no olho", as máscaras caem e a agressividade explode nos comentários e compartilhamentos, fake news, etc.graças ao moralismo, ao preconceito, ao fundamentalismo religioso, à caretice desgovernada e por aí. Valeu pelo comentário. Também te desejo um "feliz e santo Natal", como dizia um vigário da igreja que frequento m(agora fodeu!).

      Excluir

ESTRELA DE BELÉM, ESTRELA DE BELÉM!

  Na música “Ouro de Tolo” o Raul Seixas cantou estes versos: “Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. Macaco, praia, ...