quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

CHOCALHO PROSTÁTICO


Sabe, Tiago, você adora exibir seu senso de humor de carroceiro, adora contar piadas chulas, muito vulgares mesmo e, principalmente, sem graça. Além disso, ama exibir seu machismo equivocado ao tentar ridicularizar seus amigos e parentes mais velhos, sempre perguntando se já levaram “dedada”.

Ora, meu caro Tiago, isso é fichinha para mim! Diria mais: exame de toque é para os fracos! Mas não quero me adiantar, pois deixarei a descrição do “horror” para o final deste e-mail. Pensando bem, não te enviarei este e-mail. Como é a descrição educativa de um acontecimento real, vou postar este texto no meu blog. Assim, ficarei à vontade para dizer o que eu quiser, da forma que melhor entender.

Apenas adianto uma informação: por exigência da empresa onde trabalhei, devo ter feito  meu primeiro exame de toque da próstata com uns quarenta e cinco anos. Como estou com quase sessenta e nove anos, já fui “tocado” pelo menos 24 vezes (pode fazer a piada com 69 ou outra que quiser).

Por você estar se aproximando da idade em que é indicado o exame de toque, resolvi te contar este caso. Para seu próprio bem você precisará fazer esse procedimento. Mas fique tranquilo, sua masculinidade não será afetada, não se apaixonará nem pedirá o telefone do uro (assim espero). O máximo que pode acontecer é evitar morrer de câncer de próstata. Por isso, desarme-se e curta esta viagem.

Sabia que a próstata vai aumentando com a idade? Pois é, eu não sabia. Ao aumentar, ela comprime o canal da uretra ou coisa parecida, fazendo com que você tenha vontade de urinar com mais frequência. À noite é o caos. Por isso é que velho levanta muito para mijar. A minha estava muito aumentada, mas, graças a Deus, era só isso.

Alguns anos atrás, incomodado com essa mijação noturna descontrolada, fui ao urologista. Não me lembro se fui "tocado" já na consulta ou se ele, diante da descrição das várias idas ao banheiro durante a noite, indicou a necessidade de um exame mais completo. O fato é que, pelos procedimentos necessários à sua realização, o tal exame foi marcado para outra data  O urologista fez uma cistoscopia (exame feito sob sedação em que se introduz pela uretra um aparelhinho com câmera ou sei lá o que) e chegou à conclusão que precisava fazer uma “raspagem” da próstata (o nome correto é ressecção). Marcou a cirurgia e lá fui eu. Foi feita sem abrir a barriga. Só três incisões (uma no umbigo, e duas um pouco abaixo dos mamilos). Creio que um dos cortes era para o aparelho de iluminação e vídeo e os outros para pinças e bisturi controlados à distância com joysticks (assim imagino).

Segundo o médico, essa é uma grande cirurgia, pois se não fosse feita com “videogame”, seria barriga aberta mesmo. Nesse mesmo dia, com outro cirurgião, extraí a vesícula (tinha uma pedra de quase um centímetro) e corrigi uma hérnia de umbigo. Anestesia geral, não senti nada. Como eu nunca tinha feito nenhuma cirurgia antes, achei estranhíssima a sensação de que se eu morresse durante as cirurgias eu nunca sequer saberia de nada, pois o branco é absoluto.

Acordei e vi que tinha uma sonda de borracha da grossura de um lápis enfiada no meu pau, ligada a uma bolsa com torneirinha (para esvaziar). Conforto absoluto, pois podia mijar à vontade (e nem sentia que isso estava acontecendo). No terceiro dia, retirada a sonda, só saí do hospital depois de urinar (urina e sangue). Aí me liberaram (depois de colocar outra sonda). O pós-operatório foi tranquilo e a sonda foi tirada alguns dias depois (dez?).

Agora é que a coisa começa a ficar emocionante. Creio que foi ainda no hospital que entregaram para minha mulher dois potinhos de plástico, um com a pedra da vesícula e o outro com CENTENAS de grãozinhos do tamanho de sementes de coentro, pouco maiores que areia grossa (o uro disse ter uns trezentos, fora o que saiu e não foi coletado). Segundo ele, à medida que cortava lâminas da próstata, apareciam outros desses grânulos, pequenos cálculos, como se fossem sementes de mamão.

Quando você corta um mamão ao meio, você vê as sementes. Algumas vezes, depois de retiradas, você percebe que há outras, mais escondidas. Você corta mais um pouco e as retira. Com minha próstata aconteceu algo semelhante (ou foi assim que visualizei o que ouvi do médico).

Ele lavava o lugar e removia os cálculos. Tirava outra lâmina e apareciam mais grânulos. E assim sucessivamente, até sair tudo. Diante da minha surpresa ao ver o conteúdo daquele potinho, comentou que já tinha visto isso antes, mas não naquela quantidade. Guardadas dentro do potinho, transformaram-se em um verdadeiro “chocalho prostático”!

Agora bateu “aquele” sono e vou dormir. Por isso, deixo para depois o resto da história - que é puro terror.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...