quinta-feira, 19 de novembro de 2015

UM ESPÍRITA BAIXOU EM MIM?

Este post é só para tentar explicar a lógica que adoto na publicação de textos ou desenhos no Blogson.

A primeira coisa que me vem à cabeça é o fato de não ter lógica (consciente) nenhuma. Já disse que tenho uma “reserva técnica” de cinquenta textos e desenhos, escritos ou rabiscados em momentos distintos.

Além disso, ao contrário do titular do “Marreta do Azarão" que escreve à mão seus posts caudalosos, prefiro escrever direto no computador. E a razão é simples: mesmo que eu escreva à mão de forma bastante tranquila e sem hesitações, quase como se psicografasse a mim mesmo, sou o campeão da edição.

Depois de escrever direto no computador, releio os textos umas cinco vezes para avaliar o ritmo, corrijo umas dez vezes, mudo a ordem, excluo, faço o escambau. Se resolvesse fazer isso no papel não haveria caneta, caderno ou saco que desse conta.

Então, em regra geral, os posts quando saem, já estão curtidos, maturados, mesmo que a qualidade continue sendo jotabélica. Às vezes saem na mesma data em que foram produzidos; em outras, demoram dias, semanas ou até meses (lembrou-se da reserva técnica?). Quando resolvo postar de primeira, em geral fico puto com o resultado e chego até a excluir o post (como já aconteceu).

Assim, mesmo que a alternância de estados de espírito pareça uma coisa meio esquizofrênica, a explicação é que em 90% das vezes os posts já estavam prontos. Mas os sentimentos exibidos em cada um são genuínos e legítimos (sou um exibicionista emocional). Este texto, por exemplo, surgiu de um comentário que fiz no post “Soltando o Verbo”. Excluí essa minha resposta, editei, ampliei, reescrevi, modifiquei, troquei a ordem dos parágrafos, enfim: fiz o cacete a quatro antes de sair esta bosta que estão lendo.

Agora, por que resolvo divulgar esse ou aquele texto, não faço a mínima ideia. Vai ver, na hora, baixa um santo na minha cabeça. Sei lá, um “Xico Chavier”, quem sabe? Ê, ê, mizifio!

2 comentários:

  1. bom, você deve achar que é o único louco por aqui, por revisar e revisar e revisar.
    pois saiba, para seu conforto ou não, que eu, depois de escrever meus caudalosos (gostei) à mão e digitá-los, também os edito incontáveis vezes antes de publicá-los : ortografia, concordância, regência etc. E ainda assim, muitas vezes, sinto que algo ainda possa estar errado.
    Azarão
    em tempo : não sei se foi por conta da sua piada com o whisky de 8 anoa, mas me lembrei que JB é a marca de um conceituado whisky.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja você! Nós somos super diferentes um do outro, mas às vezes tão iguais, não é mesmo? Agora, o JB do visque significa Justerini & Brooks (antepassados homossexuais do Justin Biba). Já o meu JB indica minhas qualidades mais destacadas: Jacu & Boçal.

      Excluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....