domingo, 15 de novembro de 2015

JE SUIS PARIS

Acabei de excluir um post que não me agradou. Nesse texto eu tentava manifestar minha tristeza, perplexidade,indignação e horror diante dos atentados terroristas ocorridos em Paris, mas era um texto reciclado. E este é um momento em que não se pode reciclar nem requentar nada, nenhum sentimento. 

Não consigo imaginar que a motivação para o assassinato de tanta gente seja apenas religiosa. Não consigo imaginar que os fundadores das grandes religiões tenham pregado a realização de atos como esses.

Acredito que ninguém supera os fundamentalistas islâmicos em distanciamento dos princípios e valores de sua religião. Aparentemente, imaginam ser os inquisidores do século XXI, os torquemadas vindos do Oriente. Para mim são apenas criminosos, assassinos, tão sádicos, psicopatas e desajustados quanto os nazistas que se referiam aos judeus e ciganos como "sub-humanos".

Acredito que devia existir um "Tribunal de Nuremberg" permanente, para julgar e punir qualquer tipo de terrorismo, especialmente se tiver motivação religiosa.

Não importa o idioma, não importa o país. Para mim, são esses os sentimentos que qualquer pessoa normal sentiu - ou deveria sentir - ao tomar conhecimento de um ato tão bárbaro como esse, ainda pior por ter ocorrido no Ocidente, em um Estado laico.

horror
indignação
desalento
estupefação
tristeza
horreur
indignation
consternation
étonnement
tristesse
horror
outrage
dismay
bewilderment
sadness
entsetzen
empörung
entsetzen
ratlosigkeit
trauer
horror
indignación
consternación
desconcierto
tristeza
orrore
indignazione
sgomento
stupore
tristezza


É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTRELA DE BELÉM, ESTRELA DE BELÉM!

  Na música “Ouro de Tolo” o Raul Seixas cantou estes versos: “Ah! Mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado. Macaco, praia, ...