quinta-feira, 15 de outubro de 2015

AOS MESTRES, COM CARINHO

Quando meu irmão formou-se na faculdade, o paraninfo contou uma fábula daquelas que só acontecem no Oriente. Era  história de um mestre que sempre se curvava respeitosamente diante de seus discípulos. Um dia, um aluno mais corajoso perguntou por que ele fazia isso, logo ele, um sábio venerado e respeitado por todos. E ele respondeu: - “curvo-me perante os mestres de amanhã”.

E o velho professor, ao final de seu discurso, curvou-se respeitosamente diante dos formandos.

Mais ou menos nessa época, os cinemas exibiram um filme que fez imenso sucesso e cujo título original é “To Sir, with love”. O "Sir" do filme é um professor negro que enfrenta uma classe cheia de jovens desinteressados, “problemáticos e socialmente desajustadosque me fazem pensar nos alunos de uma escola pública próxima à minha casa. Pelo menos no filme, o professor ganha a admiração e a amizade dos alunos. No filme, pelo menos.

Contei essas lembranças porque hoje é o Dia do Professor. E este post meio truncado, escrito às pressas, é minha pequena forma de homenagear os profissionais dedicados, aqueles que realmente merecem ser tratados como mestres.

Como personagem símbolo desse tipo de gente admirável, escolho uma professora que em quatro anos apenas, praticamente recém-formada, foi escolhida como paraninfa duas ou três vezes e homenageada por todas as turmas para as quais lecionou.

Essa professora formidável é minha mulher, uma mestra literal, apaixonada pelo ato de ensinar, que ainda hoje recebe manifestações de carinho de seus antigos alunos, mesmo tendo parado de lecionar na década de 1970 (com apenas vinte e sete anos!), para fazer outro curso universitário (abandonado no meio para dedicar-se integralmente aos nossos filhos, seus alunos mais queridos).

A ela e aos professores (não são todos, diga-se) que dignificam essa profissão, eu dedico esta homenagem e curvo-me em respeitosa admiração.


E se alguém quiser ouvir o tema musical do filme, siga o link abaixo. Garanto que gostará.

http://www.vagalume.com.br/lulu/to-sir-with-love-traducao.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU NÃO SEI FALAR FRANCEIS

Os três últimos posts publicados ganharam títulos em francês, mas eu não sei falar francês! Só por diversão, o que eu fiz foi imaginar uma f...