domingo, 7 de junho de 2026

PARABÉNS PRA VOCÊ

 
Mais uma vez o anjo negro da madrugada me fez acordar às três da manhã. Sua pontualidade me irrita, por me colocar em contato e sintonia com o dia que ainda não amanheceu. Nada tenho a fazer de útil, nada quero fazer de útil, só quero voltar a dormir, mas ele não deixa. Entra em minha mente e expulsa de lá todos os pensamentos felizes, deixando apenas aqueles que provocam um gosto amargo na boca. Cretino!
 
Agora, ao acordar, me lembro de estar completando 76 anos de vida. Não tenho dúvida de que serei cumprimentado por isso, que me desejarão muitos anos de vida e saúde. Isso me constrange, pois preciso sorrir, agradecido. Quem faz 76 anos sabe que não existirão mais muitos anos de vida nem saúde. E, pior é pensar, sentir, saber que não há mudanças reais a acontecer. Os dias remanescentes se sucederão sem novidades, sem esperança, sem alegria, tal como aconteceu com seus antecessores. Porque não há na maioria das vezes uma ruptura real da forma como se tem vivido, não há edição ou substituição do algoritmo mental que controla a sua vida.
 
Como cantou/ensinou o Belchior, “não se preocupe com os horrores que eu lhe digo, a vida realmente é diferente, quer dizer, ao vivo é muito pior”. Ou, como disse o poeta António Lobo Antunes, “Em todo o caso, hoje não estou para ninguém. Não quero piedade. Não quero consolo. Não quero sorrisos de esperança. Quero imaginar o futuro sabendo que existe uma parede a interromper-me os dias. Os outros caminham para lá da parede. Eu fico deste lado”. Bom dia!

 

4 comentários:

  1. E seu te falar que eu não gosto de comemorar aniversários? Não suporto o "parabéns pra você", ainda que seja sincero de quem diz - e geralmente é. 76 primaveras é uma história. Mas você não conseguiu mudar seu rumo? Não houve novidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Só vou te contar um segredo": externamente é mais fácil, mas difícil é mudar o rumo dentro da cabeça.

      Excluir
  2. Que este novo ciclo seja marcado por renovação , saúde e grandes conquistas. Felicidades !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso agradecer seus votos, pois muita coisa mudou. O texto publicado já tinha sido escrito dias antes e retratava a expectativa (ou sua falta) do dia real em que nasci. Mas tudo mudou desde então. E foi maravilhoso. Especialmente no final do dia. Mais que isso não direi, mas fiquei super feliz com as comemorações do meu aniversário.

      Excluir

FUCK!

  Minhas netas de sete e oito anos são educadas pelas mães para não dizerem palavrões, pois são palavras vulgares, “palavras grandes”. E ela...