domingo, 13 de abril de 2025

TREBELHANDO COM AS PALAVRAS

 
Pode parecer coisa de maluco – talvez seja mesmo –, mas eu gostava de pegar o Aurelião, o Aurélio grandão, e ficar lendo palavras desconhecidas e seus significados. Foi assim que descobri que “trebelhar” pode ser tudo, menos sinônimo de “trabalhar”. O significado de “trebelhar” é “brincar”, “folgar” – exatamente o que fazíamos quando estávamos coçando o saco na empresa onde trabalhávamos.
 
Por isso, revivendo aquela época de pouco trabalho e muito trebelho, resolvi pesquisar os sinônimos de “Provocação” – e fiquei muito assustado, não só com o tamanho da minha ignorância, como também com a agressividade de certas palavras que eu conhecia só “de vista”. Olha só:
 
Sinônimos de provocação:
hostilização; afronta; repto; agravo; desacato; desfeita; desrespeito; diatribe; doesto; injúria; insulto; invectiva; labéu; ofensa; opróbrio; ultraje; vitupério; aguilhoada; desafiação; desafio; emprazamento; estímulo; incitação.
 
“Diatribe”, para mim, era alguma coisa relacionada às populações indígenas, mas de “doesto” e “labéu” eu quero é distância. Sei lá, vai que é contagioso. A que mais se aproximou do meu desejo original foi “aguilhoada”, porque, sinceramente, estou a fim de aguilhoar, de encher o saco de alguém.
 
E a forma que encontrei foi comparar as palavras “conservador” e “progressista”, que estão muito na moda. Assim, vamos ao Aurélio:
 
Sinônimos de “conservador”:
retrógrado; acomodado; antiliberal; antiquado; bolorento; caduco; caturra; embolorado; mofado; passado; quadrado; reacionário; sebastianista; tradicionalista; ultrapassado.
 
Sinceramente, acho que o Aurélio – ou algum de seus auxiliares – teve extrema má-vontade para definir alguém que pode ser tudo, menos um banana. Como todos sabem, “caturra” é uma das espécies de banana mais consumidas no Brasil. Se alguém me chamasse de “caturra”, eu ficaria extremamente ofendido. Mas há ofensas piores, apresentadas como sinônimos de “conservador”: “bolorento”, “embolorado”, “mofado”. Eu ficaria tentado a responder: “Ora, meu senhor, minha senhora, eu sou idoso e não nego, mas bolorento é a puta que pariu!”.
 
Por isso, escolho “tradicionalista” para identificar aquelas pessoas que não concordam que o mundo gira e a Lusitana roda. E ele gira. E muda. Muda muito, queiramos ou não. Como disse John Lennon: “You'd better free your mind instead”.
 
E chegamos ao “progressista”. Afinal, quem é esse cara? E o Aurélio responde:
aberto; avançado; contemporâneo; hodierno; inovador; liberal; moderno; pra-frente; progressista; renovador; revolucionário; vanguardeiro.
 
Se eu me considerasse um progressista (e, sinceramente, não me considero), gostaria de ser visto como alguém inovador, liberal, moderno ou até transgressor e anarquista – mas odiaria ser confundido com um “revolucionário” ou ser chamado de “vanguardeiro” e “pra-frente”. Arreda, capeta!
 
Então é isso. Acredito que conservadores e progressistas deveriam pensar e repensar seus valores, enquanto eu fico por aqui trebelhando com as palavras.
 
Mas preciso terminar este texto contando uma vingança que sofri dos sinônimos e antônimos. Eu utilizo muito o Excel para reduzir o trabalho de digitação. Assim, depois de encontrar, na forma de coluna, as listas de palavras deste texto, resolvi usar uma função do Excel para unir cada palavra a um ponto e vírgula seguido de espaço. Ao exportar para o Word, o resultado dessa união ficaria (como ficou) perfeito para transformar uma coluna em linha de texto. Mas a memória pifou, entrou em pane.
 
Qual era o comando, meu Deus? “Vincular”? “Associar”? “Aglutinar”? Que merda! Vou ter de fazer na mão, um a um? Aí uma das deusas da informática ficou com dó de mim e sussurrou: “Concatenar, jumento!" E eu consegui chegar a este final.

3 comentários:

  1. Eu tinha essa mania de colecionar palavras em uma caderneta quando comecei a ler os clássicos da nossa literatura na adolescência (Machado, José de Alencar, etc) e os livros me apresentavam palavras que eu nunca tinha visto mas que era usuais no século 19.

    Creio que as definições políticas de conservador e progressistas no Aurélio ficam prejudicadas. Ele define ao "pé da letra" sem levar em conta o pensamento político conservador ou progressista. Politicamente, um conservador não é um "antiliberal" e um progressista não é um "liberal", pelo menos como entendemos politicamente os termos atualmente.

    E rapaz, eu não entendi patavinas (conhece "patavinas"?) do que você quis dizer no último parágrafo. Deve ser porque sou analfabeto de Excel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu exportei os sinônimos para o word, mas ele se apresentaram em colunas. Para colocá-los em linha de texto eu precisaria colocar ponto-e-virgula e espaço na frente de cada um e dando "del" para que eles ficassem como eu queria, um trabalhinho chato de fazer. Como eu sou preguiçoso (acredito que a preguiça é o pai das invenções e a necessidade, a mãe), resolvi jogar as palavras no excel, colocando ponto-e-virgula e espaço em outra coluna. A terceira coluna receberia a fórmula "=concatenar(coluna A; coluna B). Aí ficou de colher. Só precisei exportar essa terceira coluna para o Word e sair dando del (depois de formatar a coluna para "texto") para ficar tudo bonitinho. É um procedimento simples que eu utilizo muito. O fato aterrador é que eu não conseguia me lembrar do nome do comando (concatenar) do excel.

      Excluir

IRRESISTÍVEL