domingo, 25 de julho de 2021

UM BRINDE AO VAZIO

No início da semana passada, sem entender por qual motivo, acordei às duas da madrugada e não consegui mais dormir. Levantei-me, bebi água, fui ao banheiro, deitei-me de novo, virei para um lado, virei para o outro e nada de voltar a dormir. Estava nessa luta com a insônia quando assim do nada surgiram em minha mente as frases "tenho saudade das paixões que não provoquei" e “um brinde ao vazio”. Aí foi que eu não consegui mais dormir.
 
Levantei-me, peguei um caderno (o computador estava desligado) e comecei a escrever estes "versos". Só assim voltei a dormir. Depois que amanheceu, liguei o computador, digitei o que estava no caderno e enviei para meu filho perguntando se estava bom. A resposta foi desconcertante: "Bacana, já tinha visto antes". Como assim, se foi escrito às duas da matina? Eu sei que o tema é meio recorrente nas coisas que escrevo, mas não consegui descobrir onde ou o que meu filho leu. Se algum de meus amigos virtuais também já leu, peço que me avisem, pois plagiar a mim mesmo é foda.
 
 
Tenho saudade
Sim, tenho saudade
Dos lugares que não conheci
Dos sabores que não provei
Dos cheiros que não senti
Dos filmes que não assisti
Dos livros que nunca lerei
 
Tenho saudade
Sim, tenho muita saudade
Dos sonhos que não sonhei
Dos amigos que não conheci
Das paixões que não despertei
Dos amores que não conquistei
Da vida que não vivi
 
Sinto saudade de mim






11 comentários:

  1. "No início da semana passada, sem entender por qual motivo, acordei às duas da madrugada e não consegui mais dormir". Sem entender por qual motivo? Ora, porra, para escrever estes versos. Que motivo melhor para a insônia?
    Com certeza, você já deve ter escrito algo parecido (assim como eu), são variações do mesmo tema, mas achar que reescreveu ipsis litteris o mesmo poema, acho difícil.
    Sobre esse tema, os arrependimentos que temos do que não fizemos, na minha opinião, ainda continua imbatível a letra de "Jura Secreta", do compositor Abel Silva.
    E, sim, o poema ficou bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por conta do comentário de meu filho acabei olhando minha produção "poética" e não encontrei nada minimamente semelhante (exceto achoradeira habitual). Talvez tenha escrito algum texto ou comentado alguma coisa, mas não tive saco de pesquisar em mais de 2.000 posts. Mas você foi mais rápido que eu. Depois da publicação eu me dei conta que era uma versão menor e bem piorada da letra magnífica de "Jura Secreta" (interpretada de forma espetacular pelo Fagner). Mas às duas da madrugada tive a impressão de estar sendo original. Enfim...

      Excluir
  2. acordou pq incorporou o espirito de rui barbosa:
    https://www.pensador.com/frase/MTM0Mzk1MA/

    ahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ou da marta medeiros:
      https://www.pensador.com/frase/OTU4MTA/

      Excluir
    2. Que impressionante, Scant! Eu já pensava assim desde quando estava com uns vinte e poucos anos. Esse processo foi "deflagrado" ao ver uma exposição de fotos antigas de BH em um quarteirão fechado ao trânsito. Aqueles painéis eram tão lindos que pensei exatamente isso: tenho saudade de um tempo em que não vivi. E esse sentimento só foi aumentando. Fósseis, descobertas arqueológicas frequentemente reavivam esse pensamento. Valeu demais a dica, pois não sabia que o cabeção de Haia tinha me "psicografado". Abraços.

      Excluir
    3. Que poema lindo, Scant! Isso só me faz pensar que esse sentimento de incompletude parece ser inerente à maioria das pessoas. Obrigado pelas dicas!

      Excluir
    4. cara, faz uma lista de tudo q vc ainda quer fazer e ainda fez
      e gasta seu tempo tentando fazer essas coisas na medida do possível
      claro que tem q ser algo realizável por vc (esqueça orgias com 100 mulheres ao mesmo tempo)

      abs!

      Excluir
    5. Sacanagem! nem com cinquenta pode?

      Excluir
    6. apenas 7, uma para comemorar cada década de vida, hehe

      Excluir
    7. p.s: mais q isso, deve ser pecado contra a cabala

      Excluir
    8. Cabala... Você é uma figura, Scant! Mas 7 é bom, principalmente por ter nascido em um longínquo (põe longínquo nisso!) 7 de junho.

      Excluir

IL Y A BEAUCOUP D'ON-DIT, VOLTAIRE!

O ótimo é inimigo do bom. Que devo concluir ao cabo dos meus longos propósitos? Que os preconceitos são a razão dos imbecis.  Toda espéc...