terça-feira, 13 de julho de 2021

O MUNDO É UM MOINHO - CRIOLO

 
"Este samba vai pra Dorival Caymmi, João Gilberto e Caetano Veloso. Vamos lá!" Assim começa a gravação original de "Aquele Abraço", do Gilberto Gil. Lembrei-me dessa frase ao pensar em dedicar uma música a quem tem me deixado às vezes pirado, às vezes pilhado. E essa pessoa é uma personalidade proeminente e pra lá de polêmica do mundo da política.

Como o homenageado é pessoa importante e de fino trato, claro que não poderia escolher qualquer música. Precisaria ter uma melodia bonita e uma letra bem encaixada e que fizesse pensar. A escolha acabou recaindo em "O mundo é um moinho", composta por Cartola. A título de curiosidade, já li em algum lugar que a letra dessa música foi inspirada em sua filha de criação, que na época era meio chegada a uma esbórnia.

Resumindo tudo isso, este samba vai para... Ah, esqueci de dizer que não é exatamente a música toda que estou oferecendo ao rei da cocada preta - até por ser ele o moinho de si mesmo, ao "reduzir as ilusões a pó" - apenas os dois versos finais, aqueles que dizem:
 
Quando notares, estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com teus pés
 
Escuta aí, Jair! (Falando sério, o violão de sete cordas ficou bonito demais)



 

4 comentários:

  1. Não sei não se o Jair vai gostar, ou mesmo entender. E pro Lula não ficar com ciúme? Que tal esse?
    https://www.youtube.com/watch?v=dgMAmymscWQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Me lembrou uma música antiga pra cacete, da época da discussão das duzentas milhas. Só me lembro destes versos: "Esse mar é meu, leva seu barco pra lá desse mar, esse mar é meu, leva pra outro lugar". Mas não se grile, eu não tenho preferência por nenhum político. Sobrou na reta, falou asneiras, mentiu, agiu como filho da puta? Meto o ferro. Já falei (mal) do Lula, da Dilma, do Temer, do Aécio e, agora, do Bozo. Mas é estranho, ele emula tanto a época dos governos militares que eu tenho um certo receio de ficar zoando (mesmo que o Blogson seja uma ameba invisível na internet). Mesmo assim eu dou uma cacetadas. Eu torço, eu rezo, faço até despacho se precisar, só espero que não Lula x Bozo no segundo turno.

      Excluir
    2. Conheço a música, mas não sabia que ela havia sido composta por conta da ampliação da territorialidade marítima brasileira, de 12 milhas (acho) para as atuais 200.

      Excluir
    3. "Esses moços, pobres moços, ah, se soubessem o que eu sei..."

      Excluir

IL Y A BEAUCOUP D'ON-DIT, VOLTAIRE!

O ótimo é inimigo do bom. Que devo concluir ao cabo dos meus longos propósitos? Que os preconceitos são a razão dos imbecis.  Toda espéc...