terça-feira, 24 de março de 2020

UM DIA


Um dia – e que esse dia não tarde a chegar –
Iremos nos encontrar novamente.
E esse reencontro terá o sabor das boas lembranças que guardo
Sabor de rabanada da Dona Lourdes, de brazadela da Tia Ci,
Doce de coco de minha mãe, carne de panela em fogão de lenha.

Terá perfume de um tempo vivido –
Impossível de ser esquecido!
Cheiro de alfazema Garrão da minha Amada
Da loção Johnson de nossos bebês,
Cheiro de mato depois da primeira chuva.

Nesse dia quero abraçar e ser abraçado,
Um abraço tão apertado como se fosse o único,
Como se fosse o último.
E será um abraço tão longo e demorado
Que ficarei tentado a dizer como antigamente: “Colou!”
E nós riremos e cantaremos e celebraremos.

9 comentários:

  1. Por alguma razão, que não sei qual, me lembrou do poema Convite Triste, do Carlos Drummond de Andrade

    Convite Triste

    Meu amigo, vamos sofrer,
    vamos beber, vamos ler jornal,
    vamos dizer que a vida é ruim,
    meu amigo, vamos sofrer.

    Vamos fazer um poema
    ou qualquer outra besteira.
    Fitar por exemplo uma estrela
    por muito tempo, muito tempo
    e dar um suspiro fundo
    ou qualquer outra besteira.

    Vamos beber uísque, vamos
    beber cerveja preta e barata,
    beber, gritar e morrer,
    ou, quem sabe? beber apenas.

    Vamos xingar a mulher,
    que está envenenando a vida
    com seus olhos e suas mãos
    e o corpo que tem dois seios
    e tem um embigo também.
    Meu amigo, vamos xingar
    o corpo e tudo que é dele
    e que nunca será alma.

    Meu amigo, vamos cantar,
    vamos chorar de mansinho
    e ouvir muita vitrola,
    depois embriagados vamos
    beber mais outros sequestros
    (o olhar obsceno e a mão idiota)
    depois vomitar e cair
    e dormir.

    Carlos Drummond de Andrade, in 'Brejo das Almas'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, a vantagem de ter amigo culto é essa! Não conhecia (aliás, não conheço quase nada do Drumond, quase nada MESMO!). Meu exto saiu da dor de não poder abraçar meus filhos, filhas e netas, pois é a coisa de que mais gosto, o melhor presente. E a expressão "colou" é uma refer~encia ao comportamento de meu filho mais novo. Quando tinha uns dez anos, abraçava minhas pernas e dizia "colou". Hoje eu faço isso com ele (já está com 33 anos). Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado! Aproveitando, segui sua sugestão/pedido e fiz mais um episódio da série Luca. Está para sair.

      Excluir
    2. no aguardo
      sugestão de trilha para o post:
      https://www.youtube.com/watch?time_continue=60&v=amL5ELxn4tg&feature=emb_title

      Excluir
    3. Gostei da sugestão (que não conhecia), mas proponho um som mais esquizofrênico, que retrate não os "Lucas", mas o ambiente em que viveram. Experimenta aí. https://www.youtube.com/watch?v=fbufTbX3Ujw

      Excluir
    4. ouviria até o final se estivesse drogado ;). a versão original até que é palatável

      "esquizofrênico" = psicodélico

      Lucas deve boiar em um mar de sensações

      Excluir
    5. Pois é, meu caro Scant, como eu sou velho, ouvi os discos do Jimi Hendrix quando ele ainda estava vivo. Mas sou careta. Não bebo, naão fumo e não cheiro. Como disse um amigo, "a realidade me basta".

      Excluir
    6. A proposito, gostei muito da imagem "um mar de sensações".

      Excluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....