quinta-feira, 26 de março de 2020

NÃO VALE ERRAR O PALAVREADO - 1


Por desejar comentar um dos posts recentes de meu amigo virtual Marreta, achei pertinente divulgá-lo aqui, porque no Blogson é assim: comentário grande vira post! Mas, concomitantemente a isso, recebi pelo Facebook um desabafo que se encaixava com o assunto de meu comentário. Talvez devesse tê-lo compartilhado apenas na rede social (pois teria muito mais visualizações), mas não podia perder a oportunidade de fazer mais um post. Antes, vamos às apresentações de praxe. O autor do desabafo do Facebook é Tadeu Martins Soares, escritor nascido em Itaobim, cidadezinha do norte de Minas Gerais. Além disso, é produtor cultural, excelente contador de “causos” e super do bem. Não é meu "amigo", não o conheço pessoalmente, mas já ouvi seus casos na televisão e na empresa onde trabalhei. E agora, vamos aos comentários sobre o post do Marreta.

Graças ao isolamento social em que estou, descobri algumas curiosidades relacionadas à causa de minha clausura, que passo a relacionar:
- Eu tinha entre sete e dez anos quando peguei “gripe asiática”, influenza que deixou a mim e a meu irmão prostrados com febrão de 40 graus ou mais. Creio que meu irmão chegou a delirar. Dia desses resolvi ler alguma coisa sobre isso e descobri que essa gripe surgiu na China, mesmo lugar de origem do Coronavírus (coincidência, não?).
- Em 1968 aconteceu outro surto de influenza que ficou conhecido por “gripe de Hong Kong” (que coincidência!).
- Entre 2002 e 2003 o mundo tomou conhecimento da SARS (do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome) - Síndrome respiratória aguda grave  causada pelo coronavírus SARS, com taxa de letalidade de 10%. A SARS foi detectada pela primeira vez na China (eitcha!). Pensa-se que a doença tenha tido origem em gatos-de-algália (civetas) infectados por morcegos e posteriormente vendidos em mercados. Aqui cabe um comentário: Na Indonésia, com as sementes de café expelidos junto com as fezes da civeta é preparado o café mais caro do mundo, o kopi-luwak – que não deixa de ser um café cagado.

Então, sabe Deus por qual motivo, a China é um puta celeiro de epidemias viróticas graves. Mas essas designações pouco significam para mim, pois a mais letal influenza de todas foi a “Gripe Espanhola” – e acredita-se que “ela surgiu nos Estados Unidos, que não divulgaram a informação. Os ianques estavam na Primeira Guerra Mundial e censuravam dados que pudessem enfraquecer seu Exército. A neutra Espanha noticiou o fato e, por isso, ficou conhecida como o berço do perrengue”.

Por isso, acho uma puta idiotice a China exigir pedidos de desculpas. Como diria o Marreta, pedir desculpas é o caralho! Mas também acho uma insanidade o Bolsonaro chamar de gripezinha um monstrinho que aterroriza o mundo todo. E ainda culpa a mídia pela cobertura exaustiva do avanço da doença pelo Brasil e o resto do planeta!

Assim, pouco importa para mim que o Covid-19 tenha surgido na China (parece mais que óbvio que tenha surgido lá). O que realmente importa é a reação mais ou menos rápida das autoridades para iniciar o combate à doença. Parece que a China e a Itália tiram nota baixa nesse quesito. E é aí que entra nosso presidente. Eu nunca tinha notado a sua existência até ser esfaqueado (que alguns gostam de dizer “esfakeado”). Achei o atentado o maior dos absurdos e nunca acreditei ter sido “jogada de marketing eleitoral”. Ele pode não ser 100% normal (tenho para mim a sensação de que não é mesmo), mas louco é quem pensa em uma idiotice dessas.

Só não pode agir assim, de forma irresponsável e leviana, pois está se equiparando ao silêncio chinês e à inércia italiana. E isso pode dar merda, pois ele atrai toda a antipatia que cada vez mais pessoas sentem por ele, justamente pelas idiotices que teima em dizer. Assim, tudo o que diz - mesmo que tenha um mínimo de sensatez - é neutralizado pelo ódio ou desprezo que sentem por ele. Eu posso falar por mim.

Até onde consigo me lembrar, sempre tive medo e rejeição ao comunismo. Mas sempre tive também pavor da ditadura militar pós 1964. Por outro lado, nunca senti a menor simpatia pelo Lula, detesto o PT, odeio o Zé Dirceu, a Gleise Hoffmann e o Lindberg Farias. Mas é ódio mesmo! Acho o Lula um picareta amoral e nunca tive simpatia ou identificação com o que se entende por Esquerda. Mas também sinto aversão pelo nosso presidente e sua tchurma de extrema direita. Aliás, o que mais sinto mesmo é pena e desprezo, justamente pelas convicções equivocadas que ele tem e pelo que diz sem se preocupar. Então, nem sou de Esquerda nem "apoiador", pois detesto radicalismo.

Então, quando ele diz que o país não pode parar eu sinto que há sensatez no que diz, mas só do ponto de vista econômico. Como manter os idosos de famílias que moram em “casas” de um ou dois cômodos nas favelas? Como manter os idosos dessas famílias em isolamento se os filhos saírem para trabalhar? Esse é o mega problema, que remete ao ditado “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”.

O problema é que o Jair fala demais, fala sem pensar, sem se controlar. Aliás, ele e seus filhos. O “Dudu” disse da pandemia que "a culpa é da China e liberdade seria a solução", alvoroçando meio mundo, inclusive as autoridades chinesas. Um modelo de diplomacia, como se vê.

Outra coisa: tá na cara que o vírus é chinês, mas daí a dizer que os chineses adquiriram o vírus ao comer animais estranhíssimos para nosso paladar ocidental vai uma boa distância. Aqui em casa somos constantemente metralhados, bombardeados por rajadas de cocô de morcegos frugívoros. Época de jabuticaba é um inferno, mesmo que não tenhamos nenhum pé dessa fruta em casa. Se houver bactérias ou alguma variante de coronavírus nessas fezes e eu resolver limpar sem higienizar adequadamente as mãos, eu poderia muito bem ser o marco zero de uma nova epidemia mundial. O mesmo vale para os catadores de cocô das civetas que resulta no caríssimo café cagado.

Para finalizar este chatíssimo comentário, fico imaginando que quase ninguém fala dos biscateiros, ambulantes, vendedores de bala no sinal, das diaristas e todo tipo de gente que “ganha o pão com o suor do rosto”, ou seja, se não fez, não ganha. Então, a preocupação do Ministério da Saúde em achatar a curva estatística de evolução da doença precisa ser acompanhada da preocupação de também "achatar" a fome de quem não encontra clientes para seu bolinho de feijão, chá mate na praia, passageiro para seu táxi, ou para aulas como personal trainer - e mais uma infinidade de profissões sem vínculo empregatício. Precisamos minimizar a evolução da doença para não implodir o sistema de saúde, mas não podemos nos esquecer de também cuidar do estômago dos desvalidos, dos trabalhadores informais e dos que vivem à base de comissão e gorjetas. Mas pedir desculpas, nem pensar!

Dito isso, vamos à segunda parte (que sairá logo em seguida), com o texto do Tadeu.


2 comentários:

  1. Só digo que entendo e não entendo este isolamento todo, comércios fechados - muitos nem reabrirão a depender do tempo de quarentena -, praticamente tudo parado.
    Não nego a gravidade da situação, mas, só na Europa, por exemplo, morrem perto de 60.000 pessoas por ano das chamadas gripes sazonais, as de inverno; em 2019, no Brasil, foram mais de mil mortes causadas pelas mesmas gripes.
    O que há de diferente, ou de especial nesta pandemia? Ou, sem querer aderir às teorias da conspiração, o que há de especial, o que há por detrás de todo esse isolamento?
    https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/02/26/interna_internacional,1124415/oms-lembra-que-gripe-sazonal-mata-60-000-por-ano-na-europa.shtml
    https://noticias.r7.com/saude/brasil-registrou-ao-menos-1109-mortes-por-gripe-em-2019-05032020

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, meu caro Marreta. Se fosse só em um único país, uma boa teoria da conspiração daria conta do recado, jogando a culpa no Lula ou no Bolsonaro. O problema é a disseminação pelo mundo todo. Ouvi dizer que o coronavírus SARS de 2002 matava muito mais rápido - e esse foi o motivo de não ter contaminado muitas pessoas. Mas fiquei sabendo de uma votação ocorrida agora que destina R$1.200,00 para quem está no "grupo de risco financeiro". Ainda não fiquei sabendo dos detalhes. A merda toda é que hoje eu pertenço ao grupo de risco (minha mulher está em um nível ainda mais elevado). Por isso, estamos isolados em casa, com medo até de peidar.

      Excluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....