segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

SÃO TANTAS AS EMOÇÕES!


EMOÇÕES - I
No último sábado, saímos arrastando os pés atrás de um bloquinho que só toca músicas do Roberto Carlos (em ritmo de carnaval, lógico). O cortejo era formado pelo caminhão de som com os músicos, seguido pela galera que se esgoelava ao cantar os sucessos mais manjados do rei. Que, diga-se, também estava presente no desfile. Ou quase isso. Um jovem de terno azul, quepe de capitão de navio, óculos escuros e peruca preta seguia à frente da galera. Trazia nas mãos algumas rosas artificiais que jogou para os "fãs" ao final do desfile.

Ao bater o olho naquela figura bizarra, não tive dúvida: pedi à minha mulher que tirasse uma foto minha com ele. O resultado ficou bacana: eu com um braço no ombro do "rei", segurando na outra mão a lata de cerveja que minha mulher estava tomando. Se fosse colocar uma legenda no retrato, creio que a frase mais apropriada seria "O Rei e eu, mais falsos que nota de R$3,00”.


EMOÇÕES - II
Enquanto seguíamos o bloco, fiquei pensando que seria fantástico se começassem a tocar "Quero que vá tudo para o inferno" bem na hora em que estivéssemos passando em frente à igreja que frequento. Infelizmente, por falta de sincronismo ou caretice, tocaram a música "Jesus Cristo".

VIZINHANÇA
A igreja católica e casa paroquial do meu bairro localizam-se em sua rua principal, destino certo dos blocos que desfilam por ali. Graças à muvuca que se instala no bairro nos dias de carnaval, colocaram uma faixa na frente do imóvel vizinho à casa paroquial, com esta frase: "Caipifrutas Capetão". Fico imaginando que o padre ou o dono da birosca de bebidas podem pensar assim: “O ponto até que é bom, o que atrapalha é a vizinhança”

BLOCOS DE RUA
Existem aqueles que torcem o nariz para a pouca vergonha e a libertinagem do Carnaval. Eu tenho é inveja, pois acho que nasci na época errada. Fazer o que, não é mesmo? Como já disse umas mil vezes neste blog, o que eu mais aprecio nos festejos de Momo são justamente a transgressão, a avacalhação, a ironia e tudo que detona o “abominavelmente correto”. Entendeu por que eu disse ter nascido na época errada? Pois é. E uma das coisas que mais aprecio são os nomes imaginados para os blocos de rua. Nada de “Grêmios recreativos”, nada de “acadêmicos” disso ou daquilo. Que tal, por exemplo, um bloco que se chama “Bloquete”? Ou “Boca Froxa”?

Você não precisa saber sambar – é até bom  que não saiba, basta sair pulando, marchando, se arrastando ou simplesmente ficando sentado no boteco em frente à batucada. E curtir nomes extra sonoros, alguns com humor de colegiais, outros com cheiro de cerveja ou sacanagem. Dizem que atualmente existem 500 blocos em BH. Tendo tudo isso ou não, escolhi alguns nomes mais criativos, bem humorados ou sugestivos para finalizar este post. Olhaí:

Alcova Libertina (rock em ritmo de carnaval)
Almas Empenadas
AloPrado (do bairro Prado, obviamente)
Baianas Osadas
Beiço Do Wando
Bloco Da Estrela Da Morte (temático, totalmente inspirado na franquia Star Wars)
Bloco Do Muro Dos Poetas E Poesias (esse é o verdadeiro estranho no ninho!)
Bloquete
Boca Froxa
Cookie É Bão
Devotos Do Lúpulo (até o Marreta se arrastaria atrás desse)
Filhos Da PUC
Fui Pobre Mas Nem Lembro
Havayanas Usadas
Inimigos Do ENEM
Lavô. Tá Novo!
Me Bebe Que Eu Sou Cervejeiro (olha o marreta aí de novo)
Pena De Pavão De Krishna
Pinto No Lixo
Se Endurecer É Seu
Tá Mole Mas É Meu
Toco Cru Pegando Fogo
Trema Na Linguiça
Us Beethoven (quando surgiu os únicos instrumentos de percussão eram os surdos)
Volta Belchior


10 comentários:

  1. E não vai postar a foto com o Rei, não?
    Aposto que o seu bloco preferido, haja vista o seu outro blog, é o Trema na Linguiça.
    Um pouco de chatice, de quem não tem o que fazer neste carnaval : uma nota de 3 reais, tecnicamente, não é falsa, pois não se quer fazer passar pela produzida pela Casa da Moeda, é, talvez, fictícia.
    Em tempo e comentando uma outra postagem sua : eu não gosto do tumulto, da aglomeração, do vuco-vuco do Carnaval, mas curto demais as antigas marchinhas. Tenho aqui um CD com mais de 200 das antigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu desejo é uma desordem! Particularmente, gosto de Alcova Libertina (o bloco é muito bom), Us Beethoven (a ideia inicial dos surdos é genial) e Tá mole mas é meu (deve ser alguma identificação inconsciente). Quanto às marchinhas, tenho certeza de que são infinitamente superiores à chatice dos sambas-enredo de hoje em dia.

      Excluir
  2. Rapaz, valeu pela foto!
    E este Rei é bem de araque mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. teu carnaval está mais divertido que o meu
    e eu cassando um filme para ver aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei meditando um pouco (uns três segundos) sobre o que você disse (brincadeira, eu eu já tinha pensado isso antes). O que eu imagino, meu caro Scant, é que a muvuca do carnaval funciona para mim (para mim!) como um substitutivo dos bares e estádios de futebol, já que não frequento esses lugares. E são lugares onde as pessoas vão para conversar fiado, xingar a mãe do juiz, falar mal do outros, etc. Eu só saio de casa para ir a supermercados, nunca vou a esses lugares. Talvez por isso me apegue tanto a essa zona carnavalesca. A propósito,hoje,depois da saída de um bloco, na calçada de um bar-mercearia do meu bairro, uma banda de rock muito boa começou a tocar Deep Purple, Black Sabbath, Led Zepellin, Jimi Hendrix e Iron Maiden. Fiquei lá com mulher, filhos, noras e netinhas ouvindo aquela pauleira. Só no carnaval é que essas coisas acontecem por aqui.

      Excluir
    2. já pensou em fazer dança de salao com a patroa?
      no meu caso vou à academia de musculação para relaxar
      rock tocando na rua é muito raro onde vivo
      por outro esse carnaval familia me parece um versão moderna dos saloes de carnaval
      se vc tivesse nascido na época certa já seria mais um dos boemios que foram jovem demais ou estaria com 6 filhos e tres mulheres
      acho que o ser humano nao sabe lidar bem com prazer demais e acaba viciando

      Excluir
    3. Você é mesmo uma figuraça, meu caro Scant! Deve ser legal fazer dança de salão. Meu primo mais velho me disse que ele e a esposa estava, tendo aulas de dança de salão. A vantagem, segundo ele, é que agora tinha um ótimo habeas corpus, pois quando a esposa não queria ir, ele ia sozinho e se esbaldava. Só para deixar claro, a dança para mim sempre foi instrumento de sedução. Então, se eu tivesse tido aulas de dança na juventude teria sido muito bom. Hoje, mesmo que bacana a ideia, já não faz muita diferença.
      Quanto ao carnaval, o ideal para mim seria alguma coisa representada pela mistura dos personagens do Angeli: Rê Bordosa, Bob Cuspe e os Escrotinhos. Uma mistura de putaria, escrotidão e embriaguez.

      Excluir
    4. "Uma mistura de putaria, escrotidão e embriaguez." deve ser o ideal para diversão
      por outro lado, isso é melhor para solteiros que nao tem que se preocupar com a patroa segurando a tabua de macarrao quando chegarem em casa dois dias depois de arruaça

      Excluir
    5. Com certeza!Por isso eu disse lamentar ter sacado esse lance só depois de estar casado, pois aí já era tarde. Mudando de assunto: Como você está vendo seus investimentos com a queda da Bolsa provocada pelo Corona vírus?

      Excluir
    6. subiu demais no começo do ano
      ja esperava a queda que viria
      caiu bastante, mais do q esperava
      sigo a filosofia bastter e a orientação atual é esperar anos se for necessário para o valor voltar a crescer
      por outro lado, o aluguel dos fiis nao sofreu impacto na minha carteira
      continuo aportando mensalmente

      Excluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....