quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

CONVERSA PARA ESPANTAR MOSCAS

Meu pai teve sete irmãos que chegaram à idade adulta. Os homens morreram com a idade média de 70,8 anos. As mulheres com 81,7 anos.

Minha mãe teve nove irmãos que chegaram à idade adulta. Os homens já falecidos viveram em média 80 anos.  As mulheres já falecidas viveram em média 86 anos.

A idade média da família de meu pai (todos já falecidos) é de 74,7 anos. A idade média da família de minha mãe - considerados vivos e falecidos é de 85,7 anos. A irmã mais velha de minha mãe comemora 101 anos no dia 19 de fevereiro (lúcida!). O irmão mais novo fará 80 anos no próximo mês de abril.

Meu pai morreu aos 85 anos. Minha mãe aos 87 anos.

Os 4,3 leitores mais constantes do Blogson devem estar se perguntando onde pretendo chegar com essas informações que só a mim interessam. Vamos com calma.

Recentemente, em um post de “humor” sobre previsões para 2020, fechei o texto com esta frase:
“Chegarei ao final de 2020 com 70 anos bem e mal aproveitados (vivo ou morto, vá saber)”.

Curiosamente, dois amigos virtuais fizeram uma leitura mais literal e comentaram assim:

- “
Rapaz, é claro que chegará vivo. Aliás, não sei se você já pensou numa coisa. Se amanhã ou depois você morrer, ou eu também, alguém continuará com nossos blogs? Ou ao menos publicará neles uma última postagem com a notícia de nossa morte? Alguém mais tem a senha do Blogson? Do Marreta ninguém tem; quando meu filho for mais velho, acho que vou deixar a senha com ele para a notícia final do Marreta; se eu chegar até lá”.

- “vc falou em morte e pensei: se ele programar posts regulares até 2021 só vamos descobrir que se foi quando as postagens pararem de aparecer a longo prazo todo blog é um epitáfio
abs!
p.s.: peço que continues vivendo”

Fiquei sinceramente comovido com os comentários dos amigos Marreta e Scant e respondi assim:

- Ninguém tem a senha do Blogson e, mesmo se tivessem, duvido que algum dos filhos se interessaria em publicar alguma notícia. Se já não acessam enquanto estou vivo, por que iriam acessá-lo depois? Já pensei em definir uma regra no próprio blog, algo como um post programado para ser publicado dentro de um ano. Eu poderia ir atualizando sua data de vez em quando, coisas do tipo.

- Acho legal que você e o Marreta tenham usado palavras encorajadoras, mas a referência à eventual morte era mais uma piada interna que uma suspeita, pois eu sempre dou um jeito de falar mal de mim mesmo (assim não tem processo!). Mesmo assim, não há como negar que um sujeito de 70 anos está perto da "tábua da beirada". Quero viver mais? Claro que sim, mas não é um sentimento constante. Às vezes tenho, outras não. Depende do astral da hora.


Lembrando-me desse post e dos comentários que gerou, achei razoável a ideia de fazer uma abordagem estatística do assunto "Morte" aqui no blog. Da minha morte, é bom deixar claro.

Com essa ideia de jerico na cabeça resolvi consultar os dados do IBGE. Achei uma tabela bacanaça que estabelece a expectativa de sobrevida para homens e mulheres de acordo com a região do país. Por distração, vacilo ou desinteresse, copiei apenas os dados relativos ao Sudeste e, pior, esqueci onde encontrei esses dados. Mesmo assim podem ser de “grande” valia para os leitores desta bagaça. Como já foi dito anteriormente, completarei inacreditáveis 70 anos no próximo mês de junho. Então, segundo a tabela,terei uma sobrevida de 13 anos.

Mas, há outra informação que precisa ser considerada. De acordo com reportagem da revista Veja, se uma pessoa quiser viver muito, deve postergar ao máximo sua aposentadoria, pois, segundo estatística americana, as pessoas morrem 12 anos após aposentar-se (em média!). Eu me aposentei em 2009, se não me engano. Mais doze, 2021. Como eu tenho alguns perrengues (mais depressão), abato um ano (por minha conta). Chegamos a 2020, quando completarei 70 anos de vida. Às vezes acho que está bom, que não preciso de nada mais que isso, às vezes não. Depende do humor, capisce?

Então, estamos na seguinte situação: se puxar a genética dos homens da família de meu pai, morrerei com 70,8 anos. Se tiver a sorte de herdar os genes predominantes da família de minha mãe, posso imaginar que viverei pelo menos até os 82,4 anos. Se me basear apenas na vida de meus pais, viverei até os 86 anos. Pela taxa de sobrevida do IBGE, até os 83 anos. E finalmente, pela estatística americana, até os 70 anos (epa!).

Se alguém teve saco de prestar atenção nessa baba cósmica que foi falada até agora, perceberá que a tabela de sobrevida é bastante pertinente. Em outras palavras, o Blogson provavelmente morrerá definitivamente no ano de 2033, pois não desejo ser psicografado por ninguém. Piorar o que já é ruim, nem pensar! (Deixando claro: eu não acredito em espiritismo). Agripino Grieco, um sarcástico crítico literário brasileiro ironizou os textos “psicografados” de autores famosos ao dizer que “a morte faz muito mal ao estilo”.

E tem mais: pode ficar tranquilo, amigo Scant, não tenho nenhum estoque de posts programados. Aliás, nem meio. Se essa conversa tivesse acontecido no início do blog a coisa seria diferente. Como eu guardava todo tipo de bobagem que encaminhava por e-mail a meus filhos e uns poucos amigos (às vezes até sete e-mails em um único dia), eu tinha material para mais de 200 posts quando o Blogson foi criado. Hoje a “fome” é tanta que daria para imitar o Charlie Chaplin no filme “Em busca do Ouro”, na cena em que ele tenta cozinhar um sapato. Então, o critério é este: depois de trinta dias (no máximo) sem aparecer nada de novo no blog, você poderá imaginar que talvez eu tenha ido pro saco. E chega por hoje. Olha a tabela aí.


3 comentários:

  1. O trabalho não deve ser somente trabalho, mas, em vez disto, um portfólio de diferentes tipos de atividades - um bom e velho emprego remunerado, alguns trabalhos de caridade, alguns trabalhos de aprendizagem e algumas coisas que tornem a vida divertida. (Charles Handy, "A era da irracionalidade")


    homem sempre se dá mal

    esse suplemento promete visa semi-eterna:
    https://br.iherb.com/c/Resveratrol

    bom que vc tem ótimos referenciais na familia
    talvez vc bata o record com a ajuda de dieta + yoga + rpg + drogas

    torcendo por vc aqui do RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leitura recomendada
      https://pt.scribd.com/document/364345637/Manual-Dos-Suplementos-Caio-Bottura
      http://lelivros.love/book/baixar-livro-4-horas-para-o-corpo-timothy-ferriss-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/

      Excluir

FOLHA DE PAPEL

  De repente, sem aviso nenhum, nenhum indício, nenhum sinal, você se sente prensado, achatado, bidimensional como uma folha de papel. E aí....