sábado, 3 de fevereiro de 2018

FAKE NEWS

Tenho para mim a convicção de que os ateus (talvez não todos) entendem mais de religião que a maioria dos católicos. Imagino que em algum momento da vida, talvez para aplacar dúvidas surgidas sobre o assunto, talvez para ratificar sua descrença, esses ateus mergulharam na leitura da Bíblia ou de textos críticos (no bom e no mau sentido) sobre ela. Talvez a explicação não esteja em nenhuma dessas hipóteses. Não importa. O fato é alguns ateus conhecem bem pelo menos alguns episódios bíblicos. E um deles é o titular do blog “A Marreta do Azarão”.

Quando não está ocupado escrevendo e postando suas “fuck news”, às vezes redige textos hilariantes esculhambando pastores, padres e o próprio cristianismo. Mesmo sendo católico, não tenho nenhum problema em achar graça nos comentários cínicos e extremamente irônicos que ele publica, pois, para mim, o humor não tem - ou não deveria ter - limites, sendo apenas uma forma desabusada e não convencional de ver e descrever a realidade.

Recentemente, o Marreta surgiu com um post sobre fake news de origem religiosa, daqueles de emputecer os católicos mais radicais e a totalidade dos evangélicos. A ironia começou já no título: “Papa Francisco Excomunga as Fake News”.

Apesar de pegar pesado em alguns trechos (ele é ateu!), eu me diverti tanto que resolvi transcrever algumas das fake news criadas por ele (todas não!), pois são extremamente bem sacadas e engraçadas. Olhaí:


“O Papa Francisco lançou ontem, 24/01, o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, um documento em cujas linhas ataca e condena ferozmente, feito o Deus do Antigo Testamento, as fake news, as notícias falsas.(...)

Ateu que sou, por princípio, discordo de e antagonizo tudo o que for apregoado pelas religiões e proferido por seus líderes. Hay religión? Soy contra! Porém, nesse caso, calço as apertadas e desconfortáveis sandálias da humildade e digo que comungo da opinião do Papa Francisco. (...)

Separei, e reproduzo abaixo, algumas fake news clássicas, históricas.(...)

- Caderno de ciências: mulher é clonada a partir da costela de um homem doador;

- Caderno TV: patriarca Abraão cai na pegadinha "Sacrifique seu filho a Deus";

- Caderno policial: bordel Sodoma e Gomorra arde em chamas; suspeita-se de incêndio criminoso;

- Caderno de esportes: o azarão David vence o favorito Golias na modalidade de arremesso de funda;

- Caderno Política: Judas estuda entrar no programa de delação premiada!;(...)”


E por aí vai.  Se alguém quiser ler o texto na íntegra, o link desse post hilário é:

Um comentário:

  1. gostei das fuck news. antes que pense que não vou encarar, aceitei o desafio de publicar a foto do cérebro feita com corpos nus, mas até agora não me ocorreu nada que pudesse, no mínimo, tentar fazer frente à surubrain... vou continuar pensando

    ResponderExcluir

ALORS, T'AS DIT OU T'AS PAS DIT?

A primeira das três postagens dedicadas aos aforismos de Voltaire começa com uma frase a ele atribuída, só que não! Como foi perseguido e pr...